segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Capacitados para sermos modelos

10/02/13 – Transfiguração do Senhor
Sl 99; Dt 34. 1 - 12; Hb 3. 1 - 6; Lc 9. 28 - 36
Tema: Capacitados para sermos modelos


         Leiamos o texto de Deuteronômio 34. 1 – 12:
Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã; E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental; E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. E disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: A tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás. Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR. E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor. E os filhos de Israel prantearam a Moisés (lider) trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram. E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos(exemplo de transição); assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés. E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face; Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o SENHOR o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra. E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel. (http://www.bibliaonline.com.br)

         E com essa leitura podemos nos perguntar: será possivel encontrar um modelo semelhante ao de Moisés para nossos dias? Ninguém quer ser observado a ponto de ser um exemplo para os outros. Ser modelo para alguém é algo que traz consigo responsabilidade. É como viver resposnavelmente duas vezes.
         Com a leitura desse texto, Dt 34. 1 – 12, podemos dizer que Moisés foi exemplo para todo o povo em sua peregrinação pelo deserto. Além da responsabilidade de liderar, ainda viveu sob a responsabilidade de ser exemplo. No entanto, isso não quer dizer que ele tenha sido “perfeito.” Como ser humano pecador, também cometeu seus erros, e por uma grave falha, Deus não lhe permitiu entrar na terra prometida, apenas vê-la como sinal de que o Deus que o havia chamado, havia cumprido sua promessa.
         Mesmo que tenhamos Moisés como exemplo, não podemos nos esquecer de que foi um pecador. E como pecador careceu da graça de Deus, assim como nós também carecemos. O Deus que agiu em Moisés é o mesmo que atua em amor e graça ainda hoje em nós pela sua Palavra e Sacramento. Moisés cometeu pecados, dos quais necessitou perdão. Mas, mesmo em meio a sua vida pecadora, não deixou, capacitado por Deus de ser exemplo entre seu povo.
         É dificil ser exemplo para alguém. Mas, o ser exemplo é algo que Deus nos capacita a ser. E capacitados por Deus, milhares de pessoas, mesmo vivendo como pecadores são exemplos de amor, compaixão, humildade e principamente fé em Jesus.
          Capacitados por Jesus, o sol nascente. Esse é o tema geral da IELB para esse ano de 2013. E nesse mês de fevereiro estamos destacando a cpacidade que Deus nos dá para vermos claramente a questão dos dons, principalmente do amor pelo próximo. Deus nos capacita para sermos modelos, pois assim, a luz de Jesus irá brilhar para outros. Deus nos capacita para irmos sempre debaixo do verdadeiro abrigo, a sombra que é Cristo. E ainda no ultimo culto desse mês iremos estudar e ver como Deus nos capacita para entendermos e sempre buscarmos a nossa real necessidade.
         Então nessa mensagem queremos ver através do relato biblico como Moisés foi e ainda pode ser usado como modelo para nossa vida crisstã e ainda se há entre nós modelos semelhantes.
         Moisés foi exemplo de:
          - Confiança
         Quando Moisés foi chamado, conforme Êxodo 3, vemos que a principio sua reação foi de recusa. No entanto, essa recusa não estava atrelado a falta de confiança em seu Deus. Moisés estava, digamos, decepcionado com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
         Mas, em seu amor e misericórdia, o anjo do Senhor, o próprio Jesus, lhe ajudou a superar esse sentimento e o enviou para ser lider para a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito.
         O que motivou Moisés a ser lider do povo desde o Egito as margens da terra prometida foi a confiança na promessa que Deus havia feito à abraão, Isaque e Jacó e agora transmitida a ele.
         A confiança não paralisou o lider Moisés diante dos muitos obstáculos. Mas, vale lembrar que justamente, devido as muitas dificuldades, esse lider acabou agindo por impulso e com falta de fé, Ex 17.7; Nm 27. 14; 20. 12; Dt 32. 51; e assim, por tantas vezes ter sido solidario com o povo em seus erros, acabou cometendo um grave pecado, lhe faltando confiança diante da falta de água no deserto de Zim em Refidim. Mas, mesmo nessa situação podemos destacar a confiança, a fé de Moisés.
         Em Deuteronômio 3. 23 – 27 ou Numeros 27. 12 - 14 temos a descrição da bela oração de Moisés. E nessa oração conseguimos ver o modelo de confiança que Moisés foi. Ele orou pedindo que Deus o permitisse ver a terra prometida; pediu que Deus desse ao povo um novo lider para que não fossem ovelhas sem pastor.
         Moisés foi exemplo de:
         - idoso ativo
         Mesmo idoso, Moisés não deixou de servir a Deus. Ele atuou fielmente até o dia em que Deus, assim como ele mesmo havia confessado: “O Senhor, autor e conservador de toda vida, ...” o levou da sua peregrinação no deserto.
         E o que é espetacular em Moisés, é que mesmo sendo ativo, não deixava de dividir as tarefas e preprar um substituto.
         - capacitação de um substituto
         Essa é ainda é uma questão que entre nós não está bem desenvolvida. Nos falta planejamento sobre transição. Observemos o fato de Moisés ter orado a Deus, depois de receber de Deus a noticia de que não entraria a terra prometida, Nm 27. 16 – 17. E ouvindo de Deus a resposta de que Josué era o seu substituto, Moisés não agiu mal diante dele. Na verdade, lhe transmitiu o cargo dando a ele toda a sua autoridade diante do povo.
         - liderança
         Moisés era um lider que cuidava de outros lideres. Ser lider em si já é complicado, imaginem, Moisés, liderando, distribuindo tarefas e supervisionando esses lideres.
         Muito se vende hoje sobre livros de liderança, e acabamos deixando de lado, ricos aprendizados que temos sobre liderança em Moisés. Basta-nos ler os 5 primeiros livros da Biblia. E o maior modelo de liderança é o de Moisés em dois aspectos: ouviu que era necessario e importante dividir as tarefas e as distribuiu sem medo de perder seu posto de lider.
         - profeta
         Num ano em que como IELB estamos refeltindo sobre a capacitação é importante que apontemos para um exemplo maior ainda Jesus. O autor a carta aos hebreus faz essa distinção entre Moisés e Jesus.
         Exemplos, por melhores que sejam, são falhos. Mas, Jesus é aquele que veio para pagar nossas falhas, veio para corrigir a nossa falha. Jesus, que com seu amor, além de nos capacitar para que sejamos modelos para outros, ainda nos dá a certeza de que nos perdoa quando falhamos em nossa peregrinação por esse mundo.
         Moisés é modelo de profeta por sempre ter apontado para a direção correta. Ele, poderia ter evitado inumeros problemas em sua liderança se buscasse agradar o povo dizendo a eles o que queriam ouvir. Mas, como profeta sempre dizia o que Deus lhe enviou para dizer, não importavam suas palavras, mas o que Deus lhe enviou para falar: “E Moisés foi um servo fiel no seu trabalho na casa de Deus e falou das coisas que Deus ia dizer no futuro” (Hb 3.5 NTLH).
         Assim como dito na mensagem da semana passada, como parte da igreja cristã, estamos inseridos entre um povo que está na expectativa de um possível livramento, cura, prosperidade. E a mensagem que Deus nos comunica através a sua Palavra precisa ser comunicada em fidelidade as pessoas hoje. Quando como IELB através do anuncio da pura Palavra de Deus e a correta administração dos sacramentos: Batismo e Santa Ceia, as pessoas não se agradam da mesma, não está possibilitado a nós querermos mudar a mensagem. A mensagem está pronta. É a própria Bíblia, interpretada por si mesma. E se muitas vezes não é agradável e nem soa bem aos ouvidos do povo, não importa. Nossa missão é apenas comunicar o que Deus nos comunica pela sua Palavra. E por isso o autor a carta aos hebreus anuncia: “Mas Cristo é fiel como Filho, que dirige a casa de Deus. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos” (Hb 3.6).
         A leitura do evangelho para esse nosso culto trata sobre a vida cristã como uma peregrinação. E que em nossa peregrinação cristã, nunca abstenhamos da pura Palavra de Deus, do sacramento do altar, pois os mesmos indicam a mensagem e a obra do verdadeiro profeta em nosso lugar. E através desse profeta, que é a sol nascente, permaneceremos capacitados para ser modelo de fé e coragem para muitas pessoas.
         Que nossa peregrinação cristã nesse mundo seja uma luz que brilhe a ponto das pessoas poderem dizer: “bom é estarmos aqui” juntamente contigo, leva-nos a fonte dessa luz. Amém!

Pr. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Um comentário:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...