segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Capacitados a nos abrigar na sombra do Altíssimo

17/02/13 – 1º Domingo na Quaresma
Sl 91. 1 - 13; Dt 26. 1 - 11; Rm 10. 8b - 13; Lc 4. 1 - 13
Tema: Capacitados a nos abrigar na sombra do Altíssimo


         Em muitos lares encontramos a Bíblia aberta nesse Salmo ou em quadros de porcelanas.
         São belas as palavras desse salmo, mas infelizmente, muitos equivocadamente a usam de maneira mágica.
       Lutero diz que esse salmo é de conforto e nos anima a confiarmos em Deus em tempos de necessidade e tentação.
         O salmo 91 tem como pano de fundo o Primeiro mandamento. Qual é o primeiro mandamento?Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses diante de mim.
         O que proíbe esse mandamento? Proíbe a idolatria.
         O que é idolatria? Culto prestado a ídolos com amor e paixão exagerada.
         O Catecismo Menor do Dr. Martinho Lutero descreve a idolatria como adoração a uma criatura como si fosse realmente Deus (idolatria grosseira), e ainda, amar e confiar mais em criaturas do que em Deus (idolatria disfarçada). E diante dessas manifestações de idolatria, podemos citar as palavras de Jesus: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10.28).
         O que ordena o Primeiro mandamento? Confiar em Deus acima de todas as coisas. E confiando em Deus somos capacitados a nos abrigar na sombra do Altíssimo.
         O salmo 91 é o comunicado de Deus que manifesta a certeza do seu cuidado e sua proteção.
         A figura apresentada pelo salmista é a de um hospedeiro. E pelos costumes orientais, tendo esse hospedeiro, o hospede têm a garantia da proteção integral. E sabendo que Deus é o hospedeiro, o salmista diz que “aquele que procura segurança” a encontra.
         Na sombra de Deus, que é defensor e protetor, o salmista se abriga. E além de encontrar proteção para os perigos, o salmista também encontra um Deus carinhoso que o cobre com suas asas.
         O que chama à atenção na leitura do salmo 91? v.9 e 10 “Pois disseste: O Senhor é meu refugio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua tenda”.
         Nenhum mal pode cair sobre você. Nenhum Mal? Parece haver uma contradição nessa parte das Escrituras. Pois, se de um lado o salmista diz que “nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa” de outro lado temos Jesus que ao ensinar a orar, disse: “Mas livra-nos do mal.Se devemos pedir para que Deus nos livre do mal, como o salmista diz que “...Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua tenda”? Esse é o ponto crucial. Não podemos fazer dessas palavras algo mágico.
         Eu vejo muitos filhos de Deus, cristãos sinceros, que segundo o nosso ponto de vista passam por maus bocados. Há cristãos acamados há anos. Há os que perdem entes queridos em desastres. Há os que sofrem.
         No entanto, cabe-nos entender que tudo o que acontece, seja bom ou ruim aos nossos olhos, sobrevêm sobre nós com a permissão de Deus. Mas, será que Deus permite também a tragédia? A dor? O sofrimento? Deus não é amor?
         O Deus apresentado pelo salmista, mesmo como o protetor de todos os perigos e amoroso, não é apenas um Deus que permite coisas extraordinariamente boas aos nossos olhos. Ele também permite coisas ruins em nossa vida. E essas coisas ruins em nossa vida é a boa tentação para o nosso próprio bem. Quantas vezes quando estamos em maus bocados, somos aconselhados a buscar auxilio em outros meios que Deus condena: benzedura, macumba, etc. E assim como diante do ruim, Deus somos tentados para o bem, o nosso inimigo se aproveita para nos tentar para o mal, ou seja, nos desviar de Deus, nos conduzir a crenças falsas e desespero. Então tanto as palavras do salmo como a oração de Jesus é um convite para confiança em Deus, a nossa sombra protetora.
         O salmista quer nos capacitar a nos abrigar debaixo da sombra do Altíssimo. E mostra que a vida debaixo da sombra do Altíssimo é uma vida de refugio e segurança. Não importa se estamos enfrentando acontecimentos ruins e trágicos em nossa vida. O que nos importa é que estamos abrigados a sombra do Altíssimo. E abrigados a sombra do Altíssimo podemos testemunhar como o apóstolo Paulo aos cristãos romanos: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com seu plano” (Rm 8.28), Elifaz a Jó: “Vez após vez Deus salvará você do perigo e não deixará que nenhum mal lhe aconteça. Em tempo de fome, Deus não deixará que você morra e em tempo de guerra ele o salvará da espada. Ele o protegerá das más línguas, e você não terá medo quando houver destruição. Você se rirá quando houver violência e faltarem alimentos e não terá medo dos animais selvagens. Nos seus campos as pedras não estorvarão o arado, ... Na sua casa você viverá em paz e, quando contar as suas coisas, não vai achar falta de nada” (Jó 5. 19-24) Paulo ao jovem pastor Timóteo: “O Senhor me livrará de todo o mal e me levará em segurança para o seu reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém!” (2Tm 4.18).
         O salmo 91 nos apresenta palavras de consolo e nos anima a confiar em Deus em tempos de necessidade e tentação. Pois vivendo na sombra do Altíssimo estamos seguros e protegidos.
         Capacitados a nos abrigar na sombra do Altíssimo.
         Quem mora em uma região muito quente, ou até mesmo, nesse período de verão, sabe da importância que têm uma sombra. A sombra refresca, tranqüiliza e dá alivio. E esse refresco, tranqüilidade e alivio temos a sombra do Altíssimo, pois Deus através do salmista nos quer transmitir suas promessas. E são essas promessas que nos aliviam e consolam. Quais são essas promessas? Além da proteção e do cuidado, os vv. 14-16 enumeram: Salvação; resposta aos pedidos; estar ao nosso lado nas horas de aflição; livramento e vida longa (eternidade).
         O profeta Isaías descreve (46.1-4) que os deuses são carregados nas costas pelos seus seguidores. E nessa situação, Deus comunica: “...Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidarei de vocês. E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei” (Is 46.3b–5). Se devido a nossa velha natureza somos tentados a carregar outros deuses acabamos por tomar o nome de Deus em vão.
         Mas, ao contrário disso, Deus pelo seu profeta anunciou e anuncia que em seu amor nos carrega no colo e protege. E conforme o salmista essa proteção e cuidado está embaixo da sombra do Altíssimo. A sombra está a nossa disposição. Deus nos ama tanto que continua nos esperando para nos abrigar embaixo dele. Ele nos ama e no seu amor oferece a sua sombra.
         Vivendo a sombra do Altíssimo, conhecendo seu cuidado e proteção, seu amor, seu carinho, só nos resta louvar a Deus testemunhando que “...,aprendi a viver satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.11b-13).
         Abrigados à sombra que é Cristo não se sofre o efeito dos raios ultravioletas e não se chega à exaustão a ponto de sofrer o dano eterno. Em Jesus recebemos a preciosa chance de não sofrermos a conseqüência desastrosa do pecado que é a perdição eterna.
         O Primeiro mandamento nos ensina a confiar em Deus acima de todas as coisas. O Salmo 91 nos apresenta palavras de consolo e ânimo. E esse consolo e ânimo nos levam a confiar em Deus nos momentos de dificuldade e tentação. Por isso, digamos com o salmista: “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do todo poderoso pode dizer a ele: ‘Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti.” Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...