terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Capacitados para entender nossa maior necessidade

24/02/13 – 2º Domingo na Quaresma
Sl 4; Jr 26. 8 - 15; Fp 3. 17 – 4.1; Lc 13. 31 - 35
Tema: Capacitados para entender nossa maior necessidade.


         Nós luteranos somos muito críticos. Não vou dizer que isso em si é ruim. Acredito que isso até nos ajuda em certo sentido. O problema é que, olhamos demais para os outros e apontamos para suas falhas e defeitos. Assim exaltamos a nossa qualidade naquele determinado assunto.
         Para que possamos fazer uma analise da nossa congregação e paróquia, respondamos sinceramente: Qual é a nossa maior necessidade?
         Talvez pensemos em dinheiro, afinal nossa caixa anda negativo. Cultos mais dinâmicos. Quem sabe um pastor melhor, mais jovem, músico, simpático, etc. Capacitados para entender nossa maior necessidade.
         Essa questão eu não quero responder de bate pronto. Espero que cheguemos juntos a conclusão de parte desse tema. Para isso iremos dar uma boa olhada nos 4 textos bíblicos propostos para esse culto.
         Primeiramente:
         Salmo 4 ... alguns destaques.
         O Sl 4 e o Sl 3 são de Davi. Os títulos são idênticos. Só há uma mudança no final do salmo. Confiança em Deus na adversidade, ... na angustia.
         Davi está fugindo devido à revolta de seu filho Absalão. E em meio a essa situação, ele se mostra verdadeiramente confiante em Deus, a ponto de dizer: “em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4.8).
         Dormir sossegado em meio a perseguição. Isso só é possível na fé em Deus. E esse é o testemunho do salmista.
         Davi é testemunha fiel de Deus. Sempre ouviu a respeito dos atos poderosos de Deus em favor do povo. E além de ouvir, inúmeras vezes sentiu os atos poderosos de Deus. Ele foi escolhido para ser rei ainda jovem. Deus lhe concedeu vitórias em muitas batalhas. E diante dos atos poderosos de Deus, Davi não se cala, não esconde sua confiança.
         Quando queremos responder a questão de qual é a nossa maior necessidade, em segundo lugar precisamos olhar para o texto do profeta Jeremias 26.
         O profeta Jeremias já estava atuante em seu ministério profético por 20 anos. E ali no pátio do templo depois de “anunciar o que Deus ordenou” foi ridicularizado pelos sacerdotes e pelos falsos profetas. Mas, não se intimidou, continuou falando da parte de Deus àquilo que Deus lhe enviou para falar.
         A ridicularização e a opressão não intimidaram o profeta que não se cansava de falar sobre os atos poderosos de Deus, tanto os do passado, quanto os do presente como os do futuro.
         O próprio chamado do profeta  já havia sido um ato poderoso de Deus. Então porque se calar? Nada motivaria o profeta a se calar.
         Quando queremos responder a questão de qual é a nossa maior necessidade, em terceiro lugar precisamos olhar para o texto de Filipenses 3. 17 – 4.1.
         Na sua carta aos filipenses, o apostolo Paulo, entre os agradecimentos pela ajuda, procura esclarecer sobre o cuidado que eles precisavam ter com o falso ensino.
         Os cristãos da cidade de Filipos estavam começando a aceitar o ensino de que não havia necessidade de responsabilidade com a vida secular.
         Falsos mestres estavam semeando a mentira de que os cristãos por serem cidadãos dos céus não precisavam se comprometer e nem ter responsabilidades com as coisas nesse mundo. E diante dessa falsificação bíblica, Paulo transmite o verdadeiro ensinamento de Deus, apontando aos cristãos que já somos salvos por aquilo que Jesus fez na cruz, mas ainda não estamos no céu.
         Em meio às coisas ruins desse mundo, as tragédias, a corrupção, nós, como filhos de Deus, herdeiros do céu, somos chamados a ter uma postura ética e social nesse mundo.
         Enquanto nesse mundo, não podemos nos abster dos problemas sociais. Como cristãos precisamos viver uma vida ética em meio às corrupções, uma vida de agente social em meio às dificuldades que as pessoas enfrentam.
         Quando queremos responder a questão de qual é a nossa maior necessidade, em quarto lugar precisamos olhar para o texto do evangelho de Lucas 13. 31 – 35.
         Jesus Cristo está dando testemunho de si mesmo. E em minha opinião é um dos mais belos retratos do amor de Jesus para conosco pecadores. Ele se compara a uma galinha que cuida de seus pintinhos. A galinha além de abrigar seus pintinhos na chuva, ela também procura comida para que os seus fiquem bem alimentados.
         E esse testemunho é feito diante de alguns fariseus simpáticos a pregação de Jesus. Esses o haviam alertado para que não fosse para Jerusalém, pois corria perigo de morte. E mesmo que estivesse sendo alertado, Jesus aproveita o ensejo para testemunhar: “Importa, contudo, caminhar hoje, amanhã e depois, porque não se espera que um profeta morra fora de Jerusalém” (Lc 13.33).
         Mesmo sendo alertado, Jesus sabia que estava indo para Jerusalém para sofrer e morrer. Jesus sabe que precisa ir, pois, Ele é o sacrifício agradável a Deus.
         Capacitados para entender nossa maior necessidade.
         Qual e a relação entre todos os textos? Qual é o tema que aparece nos quatro textos lidos e apresentados hoje?
         Coragem para testemunhar. Relembremos Davi, Jeremias, Paulo que convida a uma vida de testemunho e ainda Jesus.
         Carecemos de testemunhas pessoais do amor de Cristo.
         Jesus na cruz gritou o grito da vitória, o qual daqui alguns dias, iremos novamente ouvir e comemorar: “Está Consumado!
         A obra está realizada. Nós agora somos do Pai. Esse grito não pode ser calado. E nós somos enviados para comunicar esse grito a milhares de pessoas que carecem ouvi-lo.
         Capacitados para entender nossa maior necessidade.
         Que cheios de coragem, assim como Davi, Jeremias, Paulo e Jesus testemunhemos para todos sobre o nosso Senhor Jesus. Pois, se ao criticarmos os outros em determinado assunto, saibamos que na questão do testemunho estamos sendo falhos, mas somos justamente nós que muito somos amados por Deus e temos uma enorme bênção para testemunhar, JESUS É O SALVADOR. Ele é a galinha que nos abriga em suas asas. Amém!

Pastor Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...