terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Convite da Sabedoria

19/08/12 – 12º Domingo após Pentecostes
Sl 34. 12 - 22; Pv 9. 1 – 10 ou Js 24. 1 – 2ª, 14 - 18; Ef 5. 6 - 21; Jo 6. 51 - 69
Tema: O convite da Sabedoria

    No capítulo 8 de Provérbios, o rei Salomão, já antes do nascimento de Cristo, aponta para a verdade de que Jesus Cristo é a sabedoria revelada de Deus. E a sabedoria preparou um belo e delicioso banquete. E esse banquete é descrito no capítulo 9 de provérbios.
        O texto diz que depois de tudo pronto enviou suas empregadas (criadas) para convidar as pessoas para virem ao banquete. Saíram para convidar para o banquete preparado pela Sabedoria. Quem seriam os convidados?
Primeiro: Os tolos, ou simples
        A palavra “tolo”, “simples”, demonstra as pessoas abertas a todos os tipos de ensino e em conseqüência disso a todo tipo de engano.
        O povo de Israel estava sendo comparado ao tolo, ou simples, porque igualmente a um tolo, muitas vezes, mesmo que tenha sido abundantemente cuidado por Deus acabaram virando as costas para Deus. Inúmeras vezes o povo havia sido aconselhado: “Tenham cuidado, não deixem que o seu coração seja enganado; não abandonem a Deus para adorar e servir outros deuses” (Dt 11.16). E esse conselho é transmitido por Paulo aos cristãos de Éfeso e a nós: “Então não seremos mais como crianças, arrastadas pelas ondas e empurradas por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados” (Ef 4.14).
        Pessoas ingênuas, tolas ou simples precisam ser bem ensinadas, pois acreditam em qualquer coisa. Salomão já havia dito isso: “A pessoa simples acredita em tudo, mas quem tem juízo está sempre prevenido” (Pv 14.15). Eis a importância de darmos ouvidos à Palavra de Deus. Ela é a verdade absoluta, só ela foi escrita para instruir, educar, corrigir e mostrar o caminho certo a seguir. Ela nos apresenta o verdadeiro convite.
        A Palavra de Deus não é exclusiva, ou seja, não pertence a um grupo ou entidade. É também para os simples: “A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples” (Sl 19.7), e “a explicação da tua palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples” (Sl 119.130).
        Paulo no novo testamento, depois de Cristo ter morrido e ressuscitado, subido aos céus e o Espírito Santo ter descido no dia de pentecostes sobre os díscipulos, anuncia que a mensagem de Cristo, o convite para o banquete é desprezado por muitos e considerado como loucura. Aos coríntios escreve: “De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1Co 1.18). E nessa mensagem simples é que os homens, mulheres e crianças são salvos, mas é por rejeitar esse convite simples que muitos estão se perdendo.
        Cristo é a sabedoria de Deus e veio preparar lugar no banquete celestial para cada pecador. Tanto que a sabedoria ao enviar suas criadas pediu para elas irem aos lugares mais altos da cidade para fazerem o convite, pois assim todos iriam ouvir. Isso demonstra a preocupação para com todos. Todas as pessoas estavam recebendo uma chance. Não estar presente no banquete não será culpa de quem convida, nem mesmo da sabedoria que preparou o banquete, mas será culpa própria.
        Os tolos são convidados. Sim! Aqueles que facilmente se deixam levar por qualquer convite. Quantos convites nós recebemos no dia-a-dia?
        Todos eram convidados a voltar-se do seu mau caminho, os tolos por não terem conhecimento da verdade, bem como os que estavam afastados da verdade, “Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente” (Is 55.7).
        Os pecadores são convidados a se arrepender e Deus em seu amor e misericórdia perdoa a todos. Infelizmente há àqueles que não querem se arrepender, que brincam com o convite da sabedoria, como disse João em sua 1º carta: “se dissemos que não temos pecado a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós” (1Jo 2.4). E ao brincar com esse convite, muitas pessoas vivem suas vidas como viviam os supostos cristãos da igreja de Laodicéia. Cristãos esses a quem Deus envia uma carta através de João em Apocalipse: “Vocês dizem: ‘somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos.’ Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos” (Ap 3.17). Esses supostos cristãos Laodicenses estavam iludindo a si mesmos. Eles aparentemente estavam satisfeitos com seus atos morais, e por se julgarem melhores que os outros, olhavam para as pessoas com desdém e antipatia. O mesmo fez o fariseu com um publicano na história contada por Jesus: “O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral com as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho” (Lc 18.11-12). Por situações como essas é que o apóstolo João em Apocalipse diz: “Escutem! Eu venho como um ladrão. Feliz aquele que vigia e toma conta da sua roupa, afim de não andar nu e não ficar envergonhado em público!” (Ap 3.17).
        O convite da sabedoria se assemelha ao convite de Jesus transmitido na história da festa de casamento. “Então mandou outros empregados com o seguinte recado: ‘digam aos convidados que tudo está preparado para a festa. Já matei os bezerros e os bois gordos, e tudo está pronto. Que venham a festa!” (Mt 22.4), e o próprio Jesus constatou que ninguém deu atenção ao convite. Continuaram sua vida normal, a isso Jesus diz que o dono da festa enviou os empregados com a seguinte ordem: “agora vão pelas ruas e convidem todas as pessoas que vocês encontrarem” (MT 22.9). E depois de muitos destes estarem na festa, entre os muitos convidados havia um que não estava com as roupas adequadas, e o rei o expulsou.
        Estejamos em Cristo, pois só em Cristo há salvação.
        Quem convida para o banquete é o próprio Deus. E o banquete foi preparado por Jesus. E os convidados somos todos nós. Mas nem todos entrarão no banquete, pois, estão deixando de lado àquele que veio preparar-nos um lugar a mesa celestial.
        Acontece ainda hoje o que aconteceu no episódio narrado por João no seu evangelho. Depois que Jesus disse que ele era o pão da vida, “...por esse motivo muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais” (Jo 6.66). Pessoas não recebem e aceitam o convite da sabedoria, pois, “De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1Co 1.18).
        O convite é estendido a todos: “O Senhor Deus diz: ‘Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça” (Is 55.1); e ainda: “O Espírito e a Noiva dizem: Venha! Aquele que ouve isso diga também: Venha! Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida” (Ap 22.17). Esse é o convite que a sabedoria pediu que as suas criadas fizessem: “Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei” (Pv 9.5).
O convite da Sabedoria
Segundo: Os sem juízo                  
        O texto usa a expressão, “Faltos de senso” – ou seja, são os que carecem de sabedoria, entendimento. São pessoas que tem necessidade de aprendizado. Mas que mesmo havendo necessidade tem capacidade para aprender. São as pessoas que ainda não tiveram a sua necessidade de aprendizado suprida.
        Mesmo não tendo conhecimento, eles não foram rejeitados, mas foram buscados, convidados.
        O povo de Israel mesmo em meio à rebeldia ouve de Deus o maravilhoso convite pela boca do profeta Jeremias: “Eu libertei os descendentes de Jacó e os salvei das mãos de uma nação mai forte do que eles. E vão chegar e cantar de alegria no monte Sião; vão se alegrar com os meus presentes, com os cereais, o vinho, o azeite, o gado e os carneiros. Eles serão como um jardim bem regado e terão tudo o que precisarem” (Jr 31.12-13). O profeta enviado por Deus anuncia a libertação do cativeiro e a vinda de Jesus Cristo, o Filho de Deus para salvá-los.
        Em Jesus somos convidados as bodas do cordeiro. Em Jesus a nova aliança foi cumprida, aliança da qual o profeta Jeremias também falou: “O Senhor Deus diz: está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31ss). E Jesus na instituição da santa ceia diz que o seu derramamento de sangue é a nova aliança: “...Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com seu povo” (MT 26.27b – 28).
        A sabedoria convida os faltos de senso, justamente as pessoas carentes de entendimento são alvo do convite.
        Não há como não saber que se está sendo convidado. Deus ainda hoje deseja a salvação de cada pecador. Por isso, continua convidando a cada um, sejam simples, ou seja, aqueles que estão expostos a todos os tipos de convite, e ainda aos que carecem de entendimento.
        Nós somos os convidados e que bom saber que em Jesus estaremos sentados a mesa celestial para saborear desse banquete.
        A sabedoria preparou um belo e delicioso banquete. E depois de tudo pronto enviou suas empregadas para convidar as pessoas para virem ao banquete. Banquete preparado pela Sabedoria. Quem são os convidados? Os tolos e os sem juízo. Grupo esse que eu também posso estar incluso, pois talvez esteja sendo arrastado por ventos de doutrina. Talvez eu esteja tão cegado pelo mundo que não estou dando ouvidos para o conhecimento verdadeiro, e nem escutando o convite.
        Jesus a sabedoria de Deus convida a mim e a você pecador a entrarmos e sentarmos a mesa e cear com ele, “Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que preparei” (Pv 9.5).
        Deus nos abençoe e que a cada novo dia até que ele venha e nos leve a sentar-se a mesa com esse delicioso banquete. Amém!
Pr. Edson Ronaldo Tressmann
44 - 3462 2796

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...