segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Senhor é meu Pastor


22/07/12 – 8º Domingo após Pentecostes
Sl 23; Jr 23. 1 - 6; Ef 2. 11 - 22; Mc 6. 30 - 34

Tema: O Senhor é meu Pastor.

        Duas verdades sobre Pastor.
        Primeira noticia verdadeira:
        Cinco pastores evangélicos ligados à igreja Assembléia de Deus foram presos em três Estados na quarta-feira (dia 11/07/12), suspeitos de aplicar golpes de venda de veículos muito abaixo do valor. Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, 40 pessoas foram lesadas. Após 11 meses de investigações, a polícia civil de Veranópolis que comandou a operação “Deus tá vendo”, prendeu dois suspeitos em Itajaí (SC), dois em São Gonçalo (RJ) e um em Ponta Grossa (PR). Uma mulher ainda segue foragida. De acordo com o delegado Álvaro Becker, os estelionatários enganavam as vítimas dizendo que os automóveis eram apreendidos pela Receita Federal em Foz do Iguaçu e doados à Assembléia de Deus para angariar recursos. "Uma Chevrolet Captiva, por exemplo, que custa R$ 90 mil, era vendida por R$ 30 mil", revela Becker, que presidiu o inquérito. O lucro obtido pela quadrilha somente no Rio Grande do Sul chega a R$ 1,2 milhão. De acordo com o delegado, eram oferecidos carros, caminhões e até ônibus. Os veículos, no entanto, nunca eram entregues. Para enganar as vítimas, uma mulher identificada como Andreia, que segundo a polícia era a mentora do esquema, se passava por promotora e juíza e levava documentos que comprovariam a legalidade do negócio. A mulher, que seria amiga de um pastor, já respondeu por estelionato. O esquema começou em 2010 no Rio de Janeiro e se ramificou nos outros Estados após Andreia fazer contatos com os demais pastores. Segundo o delegado Becker, o dinheiro era depositado na conta de laranjas e receptado na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Os cinco pastores estão em prisão temporária. Eles responderão pelos crimes de estelionato e formação de quadrilha.
        Segunda noticia verdadeira:

        Quando ouvimos a primeira noticia que fala sobre os 5 pastores presos, precisamos reconhecer e nos lembrar que também os pastores são falhos. Como pecadores necessitamos da orientação do Bom Pastor descrito na segunda noticia.
        Muitos de nós temos decorado o Salmo 23. E assim, julgamos que não há ensino que podemos tirar desse salmo. No entanto, quero proporcionar a vocês a imagem que Davi faz da ovelha.
        Davi descreve a ovelha como aquela que não questiona os caminhos e a liderança do pastor. Sempre pensamos na figura do pastor. No entanto, é necessário olhar e ver o porque da ovelha chamar e reconhecer o seu pastor de Senhor Pastor.
        A noticia dos 5 pastores deprecia o nome e a figura do pastor. Assim, muitas são as ovelhas que acabam abandonando o aprisco eclesiástico, julgando que o nosso Senhor, o Pastor age igualmente o guia espiritual terreno.
        Conforme o censo do IBGE, o numero de ateus que a 20 anos atrás eram de 1% agora somam 12 milhões, ou seja, 7,3%, a metade da população evangélica do Brasil que é de 26%. Observemos o grandioso aumento dessa população denominada atéia. Podemos assemelhá-los com a multidão diante de Jesus: “...ovelhas que estão sem pastor”. Mas, apenas os ateus estão sem pastor? Não. Temos muitas ovelhas nos apriscos eclesiásticos que ainda não conhecem a verdadeira figura do Senhor Pastor. Muitas ovelhas continuam sendo guiadas pelo cabresto da lei. Tratadas como animais que necessitam do chicote ao invés da liderança zelosa e amorosa.
        Davi foi pastor de ovelhas durante muitos anos. Ele sabia que era imprescindível para as ovelhas que o pastor fosse zeloso e cuidadoso. Ele precisava estar atento ao ataque do lobo. Levar as ovelhas onde tivesse boa pastagem e proporcionar a elas um local com água fresca e boa sombra.
        Sem o pastor, as ovelhas estariam completamente perdidas. Mas, se as ovelhas não confiassem na direção e liderança do pastor, elas não o seguiriam e assim se perderiam e morreriam pelo caminho.
        O pastor de ovelhas era importante por 4 fatores: 1. O pastor supre as necessidades de alimentação e abrigo; 2. O pastor protege. 3. O pastor guia, mostrando o caminho quando a ovelha está confusa. 4. O pastor corrige.
        Quem de nós não gostaria de ter um pastor assim! E a boa noticia, é que nós temos esse pastor. Uau! Que beleza!
        E esse é o pastor apresentado por uma ovelha confiante no salmo 23.
        A ovelha cita o nome do pastor ao dizer: Yahweh Roi, o Senhor é meu pastor.
        “O Senhor é o meu pastor:...” (Sl 23.1).
        Há muitas ovelhas feridas que não conhecem o verdadeiro pastor. Temos ovelhas feridas pela lei, guiadas pelos chicotes dos ditadores legalistas. Que esbravejam e desejam a todo custo fazer de suas ovelhas uma boiada que precisam de cercas elétricas para permanecer no curral. Há também aquelas ovelhas que abandonaram o aprisco devido às noticias ruins, assim como a desses 5 pastores presos.
        “O Senhor é o meu pastor: ...” (Sl 23.1).
        Davi, a exemplo de cada um de nós estava passando por um momento muito difícil na sua vida. Absalão, seu filho, planejava uma rebelião para tirar o pai do trono real. Davi precisou fugir de Jerusalém e ficar um tempo escondido (Sl 4:8; 3:7; 27:4; 63). Não foi um tempo fácil. Afinal ninguém quer ser passado para trás, principalmente pelo próprio filho.
        A relação do Senhor com a raça humana é a relação de um pastor com suas ovelhas. A imagem e figura do pastor precisam ficar visível em nossa mente e coração. Afinal, a imagem do Senhor Pastor está corrompida devido a muitos pastores fazer um péssimo uso da função.
        "O Senhor é o meu pastor:... "
        Você tem um pastor? Não estou me referindo aos pastores humanos que são pecadores como as ovelhas. Refiro ao verdadeiro pastor.
        Pergunto, pois, infelizmente, muitos não têm e não conhecem esse Pastor. Há outros pastores que estão conduzindo a vida de milhares, e infelizmente é uma condução para o caminho do vale de lágrima e escuro. Há o pastor trabalho. Esse apenas te cansa e te enche de stress. E como diz o salmista se o pastor verdadeiro, o Senhor, não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construi-la. Há o pastor lazer, esse apenas quer te proporcionar descanso, mas que nunca te satisfaz, pois não há ainda o repouso seguro. Há o pastor consumismo, dinheiro, que conforme Paulo está tirando muitos da fé e enchendo a vida de muitos de sofrimento.
        O Senhor é o meu pastor: ...
        Se Deus em Jesus tem uma relação comigo. Da mesma forma, em Jesus pela fé, ele quer que eu tenha uma relação com ele. E nessa relação, o x da questão está em ser uma ovelha confiante. Uma ovelha que mesmo estando caminhando por um vale escuro como a morte, e num vale de lágrimas, repousa na certeza de que o Senhor Pastor o está conduzindo e ajudando a atravessar esses temporais e dificuldades. Uma verdadeira ovelha caminha confiante na liderança e na condução do bom pastor Jesus.
        O Senhor é o meu pastor:...
      O que significa ser o Senhor? Significa estar no controle. Significa que para a ovelha basta caminhar, pois a condução está com nosso Senhor e Pastor Jesus. Ele está no controle, nada me faltará. Com Jesus estou sendo conduzido as águas tranquilas, onde minha sede é saciada, “mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede...” (Jo 4. 14). Em Jesus tenho minhas forças renovadas, “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13). Em Jesus sou guiado por caminhos certos, “...Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (Jo 14.6).
        O Senhor é o meu pastor:...
        Essa é a confissão de uma verdadeira ovelha. Disse Jesus, o verdadeiro pastor: “Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece. E eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E eu estou pronto a morrer por elas” (Jo 10. 14 – 15). Nosso bom pastor Jesus conhece suas ovelhas, pois ele conhece nosso coração, conhece onde e em qual tipo de pastor estamos colocando a nossa confiança. E nos convida a continuarmos nele: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27).
        O Senhor é o meu pastor: ...
        Este salmo fala de um relacionamento pessoal de Deus com suas ovelhas e das suas ovelhas com Deus. Deus se fez homem em Jesus que ocupou o nosso lugar. Ele veio para derrotar o lobo que queria e continua querendo devorar o rebanho.
        Jesus é o Senhor. Você não precisa da religião como um lugar onde descansar e buscar alivio. Você precisa do relacionamento com Deus em Jesus. E essa relação ocorre através da fé. Fé oferecida e dada pela pregação das Escrituras. Essa relação inicia no batismo. Essa relação continua na santa ceia. E assim, Jesus, o Senhor, o pastor te oferece e dá: descanso eterno, renova suas forças, guia por caminhos certos, te protege e dirige e te recebe como um convidado de honra no banquete celestial.
        Não é o bom pastor que depende de mim. Sou eu que dependo dele. Pois sem ele não encontro esse descanso eterno e nem sequer nessa vida.
        Deus nos abençoe e que possamos a cada novo dia confessar: O Senhor é o meu pastor:.... Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...