terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Despenseiros responsáveis

05/02/12 – 5º Domingo após Epifania
Sl 147.1 - 11; Is 40. 21- 31; 1Co 9.16 - 27; Mc 1. 29 - 39
Tema: Despenseiros responsáveis

            Alguém sabe o que significa despenseiro? Aquele que administra o lar, gerente. Ou numa linguagem mais corrente, mordomo. Somos mordomos, administradores da casa. Cuidamos da casa. Como estou desempenhando minha mordomia, ou seja, minha administração, na casa que é mundo? Nós fomos colocados como administradores dos bens, da vida, da mente, etc. Mas hoje, com base em 1Co 9.16-21, quero convidá-los a pensarmos na mordomia, administração do evangelho.
            No texto a palavra evangelho aparece 4x, e a palavra lei 7x.  O que é evangelho? Boa noticia. O que é lei? Aquilo que nos obriga a fazer algo, ou que nos acusa de algo.
            Podemos tirar do nosso texto algumas conclusões. Principalmente que o objetivo principal é ganhar nosso irmão. Aliás, a palavra ganhar aparece 5x. Nessa reflexão, vamos analisar como nós despenseiros responsáveis vamos agir para ganhar nosso(a) irmão(ã) afastado(a) ou que pensa em se afastar do evangelho e como atrair tantos que ainda não conhecem o evangelho.
Despenseiros responsáveis
1 – Preservam e Guardam o evangelho
            Nós fomos enviados ao mundo para continuarmos a missão de Deus. A primeira providência quem tomou foi Deus ao enviar Jesus para salvar a humanidade perdida em seus pecados. E quando veio,  o apóstolo João anuncia que: “veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11). Jesus também foi rejeitado, humilhado, mas como diz Paulo: “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.8). Para que isso? Para que eu e você fossemos salvos.
            Essa é a boa noticia do evangelho. Aliás, uma noticia contrária a lei. A lei nos acusa, mostra que somos pecadores, que estamos perdidos e que merecemos a condenação eterna. O evangelho nos aponta a saída, Cristo.
            Todos nós partilhamos das mesmas bênçãos do evangelho. Como explica Lutero no terceiro artigo do Credo apostólico: “Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé....” Pelo evangelho somos redimidos, recebemos dons, talentos, nos tornamos filhos de Deus, herdeiros do céu e a vida eterna. Pelo evangelho nossos corações são transformados.
            E Deus, que em Jesus, veio ao nosso encontro, nos confiou um sagrado privilégio - Preservar o evangelho. Sermos despenseiros, mordomos, administradores da boa noticia aqui no mundo. Pois, o evangelho é o meio pelo qual Deus salva as pessoas perdidas em seus pecados. E essa é a importância de sermos FUNDAMENTADOS PELA PREGAÇÃO, pois pela pregação se anuncia a lei e o evangelho, onde a lei nos acusa de nossos erros e o evangelho nos aponta para Jesus, a nossa rocha poderosa e nosso abrigo.
            No livro de Judas v.3 esta escrito: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd 3). Aqui em Judas como também em alguns outros textos da Bíblia (At 6.7; Gl 1.23; Jd 20, etc) a palavra designa doutrina cristã, sendo a salvação que deve ser crida. O apóstolo Paulo afirma aos Coríntios: “Irmãos, venho lembrar-vos e evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão” (1Co 15.1-2). No evangelho, somos convidados a perseverar no evangelho até o fim de nossas vidas. Precisamos também como despenseiros responsáveis preservar o evangelho daqueles que o destroem fazendo distorções da boa noticia. É urgente a preservação do evangelho, é importante que estejamos FUNDAMENTADOS PELA PREGAÇÃO, do verdadeiro evangelho.
            Nossa responsabilidade como mordomo cristão é: Preservar o evangelho do erro e guardar o evangelho das falsas distorções.
            Voltando ao livro de Judas observaremos que naquele tempo havia uma necessidade urgente de preservar e de guardar o evangelho. Diz Judas: “Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça do nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (Jd 4). Será que hoje há necessidade de preservar e guardar, ou seja, defender o evangelho?
            Voltemos a 1Co 9.16-21, assim como no período do Apóstolo Paulo, Jesus o salvador da humanidade não foi recebido por todos, assim como é em nossos dias, há os que se negam a crer na boa nova do evangelho. Muitos preferiam continuar em seus rituais, em suas vidas carregadas pelo cumprimento da lei, e deixavam aquilo que Cristo realizou na cruz de lado.
            Paulo em 1Corintios faz um esclarecimento e podemos classificar até como um pedido: “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns” (v. 22). Ao escrever aos Filipenses, Paulo diz: “Bem que eu poderia confiar também na carne. se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus, quanto a lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto a justiça que há na lei, irrepreensível” (Fp 3.4-6). Mesmo assim para poder ganhar alguns para Cristo Paulo se fazia fraco, não judeu. Na verdade, ele Paulo foi ganho para Cristo. E agora a única coisa que faz é anunciar, viver Cristo. Ele fundamentava suas comunidades pela pregação do puro evangelho, pois na pregação havia o Cristo salvador.
            Muitos judaizantes estavam confundindo os novos convertidos à fé. As regras pareciam mais importantes que a própria doutrina, ou ensinamento de Jesus sobre determinado assunto. Paulo então exorta a batalhar pela fé. O objetivo é ganhar. Ganhar alguns para Cristo, conquistar para o reino de Deus. O que nós podemos fazer hoje para ganhar nosso irmão? Quem sabe nos fazer fraco, ou seja, colocar a sandália do outro em nosso pé para vermos onde aperta. Talvez esteja na hora de interpretar tudo da melhor maneira. Parar com nossos julgamentos. Etc.
            Vejamos o que Jesus disse e o apóstolo João deixou registrado: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo 17.18). Fomos enviados ao mundo, estamos em missão – e nossa missão é preservar o evangelho, batalhar pelo evangelho, o qual trás as pessoas a fé e salva as pessoas. Preservar o evangelho é pensar em nossos filhos e netos. Anuncia o apóstolo João “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11), e segue o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7) “Combate o bom combate da fé. toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas” (1Tm 6.12).
Despenseiros responsáveis
2 – Compartilham o Evangelho
            O compartilhar o evangelho é muito importante, pois já deixou registrado o apóstolo Pedro: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3.9), e segue 2 paginas depois, o apóstolo João em sua primeira carta: “e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro” (1Jo 2.2). Temos aí motivos especiais para compartilharmos o evangelho com o nosso próximo, como o próprio apóstolo Paulo diz; “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14). FUNDAMENTADOS PELA PREGAÇÃO.
            Primeiramente precisamos testemunhar para os que fazem parte da nossa casa, da nossa família, assim como André, “Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguiu Jesus. Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias e o levou a Jesus” (Jo 1.40-41-42ª). Precisamos fazer assim como Pedro e João que diante do Sinédrio responderam: “pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4.20). E como aconselha o próprio Paulo em nosso texto: “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns” (v. 22).
Como despenseiros responsáveis
3 - Cumprimos com nossas obrigações da mordomia através da nossa congregação.
            Paulo diz no v. 16 “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho”.
            Toda a igreja – reunida em paróquia, distrito, sínodo é uma agência missionária, e se não estiver fazendo missão, ela perdeu a sua razão de existir. Como a igreja primitiva fazia: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo” (At 5.42), pois a igreja está FUNDAMENTADA PELA PREGAÇÃO e prega o evangelho, preserva o evangelho, guarda o evangelho e não deixa de anunciar com clareza o evangelho.
            A congregação é o local onde eu realizo boa parte da minha mordomia, dons, oferta, mas eu não posso esquecer que como fiel despenseiro minha mordomia não acaba aqui, ela é realizada também na minha casa, mente, bens, dons, vida, etc. Por isso, não posso ser cristão apenas dentro da igreja, pois fora dela sou testemunha do evangelho. Muitas pessoas no mundo e até muitos que foram batizados na igreja estão vivendo suas vidas em pecados grosseiros, manifestos. E para esses vale lembrar que a Palavra de Deus, a doutrina, a fé que precisa ser crida liberta esses escravos do pecado. Ninguém pode se dizer cristão e continuar sua vida como um não cristão. E quando Paulo diz que se faz fraco, ela não está querendo ensinar que nós podemos fazer qualquer coisa que quisermos, mas que precisamos nos aproximar das pessoas para tirá-las das trevas, isso pelo evangelho, o qual nós somos convidados a manifestar em palavras e ações e também preservar e cuidar.
            Ouçam mordomos, despenseiros de Deus, do evangelho de Deus, Jesus disse: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. ...” (Mt 5.13-14ª).
            E como luz do mundo – somos convidados a viver de livre vontade a nossa fé para mostrar ao mundo que cremos e vivemos aquilo que cremos, como disse Jesus: “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons” (Mt 7.18), e segue o apóstolo Paulo: “vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens” (2Co 2.2) e o mesmo Paulo anuncia: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que no dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente” (Fp 2.15-16).
            Despenseiros fiéis do evangelho – nós fomos e somos alvos do evangelho. E como filho de Deus, herdeiros do céu somos convidados a compartilhar o evangelho com todos, pois todos são alvos do evangelho, para isso preciso também cumprir com meus deveres dentro da congregação local, distrital e sinodal.
            Vamos Compartilhar o evangelho – existe o programa Aquecendo corações, onde nossa meta é atingir 100 milhões de pessoas até os 500 anos de reforma, ou seja, até 2017. Faça parte desse gigante desafio. Vamos também cumprir com nossos deveres na congregação local, principalmente ofertando para que o evangelho possa continuar sendo pregado a todos os cantos. Sejamos firmes e inabaláveis na nossa fé, tanto no crer como no viver nossa fé.
Pr. Edson Ronaldo Tressmann
44 - 3462 2796

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...