terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Deus criador

08/01/12 – Batismo do Senhor / 1º após Epifania
Sl 29; Gn 1. 1 – 5; Rm 6.1 – 11; Mc 1.4 - 11
Tema: O Deus criador

            Nas escolas aprendemos a respeito do evolucionismo. Falar e ensinar sobre a criação do mundo conforme a palavra de Deus, parece que ficou apenas para a Igreja, e assim, para muitos a igreja ficou ultrapassada. Segundo a teoria evolucionista toda forma de vida evolui e se transforma em alguma outra forma de vida, por exemplo, um macaco, ao longo de milhões de anos, evoluiu e se tornou um ser humano. A idéia do evolucionismo, infelizmente, também está presente dentro de algumas igrejas. A igreja Católica Romana, em seu catecismo, publicado em 1994, aceita o que conhecemos como “evolucionismo cristão”. Ou seja, é ensinado que Deus criou o mundo, mas que após a criação deixou a natureza assumir seu próprio curso independente, de forma que todas as coisas passam a existir por seu próprio poder.
            Diz Gênesis 1. 1: “No principio, criou Deus os céus e a terra”. Mas como Deus criou os céus e a terra? Sl 33.9 responde: “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”. Como isso é possível? O autor a carta aos Hebreus diz: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. Somente pela fé, confesso que entendo que Deus criou os céus e a terra por meio da sua Palavra. Deus disse: “Haja luz; e houve luz”.
            O mundo continua cheio de dúvidas, procurando ainda por mais provas, pois a teoria evolucionista não responde a questão por completo, mas gera mais dúvidas e discussões.
            Os cristãos que confessam: “Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra”, encontra-se consolado nessa verdade e ensino. Os livros de Gênesis, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio nos fala sobre Deus e sobre um perigo. Qual perigo? O perigo do pecado. Deus criou o mundo perfeito e ao terminar sua criação disse: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia” (Gn 1.31). Após toda a criação, o anjo luz que rebelou-se contra Deus, tentou a mulher e essa cedeu a tentação caindo em pecado. Com a queda em pecado: “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Rm 8.22). O pecado corrompeu e corrompe tudo o que Deus criou.
            Darwin acreditava que o homem fruto da evolução, evoluía para se tornar uma pessoa melhor. Karl Marx, considerado pai do “Comunismo”, acreditava que a sociedade formada por pessoas poderia evoluir até se tornar perfeita.
            Cremos, ensinamos e confessamos que Deus criou o mundo do nada com sua Palavra. E sendo assim, Deus criou o mundo com propósitos. Propósito esse que parece ter sido anulado com a queda em pecado. Mas, Deus ainda no jardim do Éden fez a promessa de enviar seu filho Jesus para resgatar a humanidade caída em pecado. E segundo as Palavras narradas por João Marcos em seu evangelho ouvimos da boca do próprio Deus: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Mc 1.11). Ou seja, em Jesus, o Filho de Deus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, Deus resgatou a humanidade e a traz de volta para o propósito inicial, que viva eternamente.
            No texto em que nós estamos meditando hoje, vemos a criação das estruturas fundamentais do nosso mundo: tempo. Teorias apresentam bilhões de anos, assim é mais fácil aceitar a teoria evolucionista racionalmente.
            Deus com sua Palavra criou tudo em seis dias. E no seu tempo, pois Ele é o autor do tempo, enviou o seu filho Jesus para nos resgatar no tempo. E nesse tempo em que estamos vivendo estamos sendo tentados a deixar Deus de lado: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4). A idéia da evolução tira não só o Deus criador da jogada, mas principalmente a obra de Jesus Cristo que veio para nos resgatar, perdoar e dar a salvação. O autor do tempo quer nesse tempo nos salvar: “E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2Co 6.1 – 2).
Conclusão
            Estamos certos de que o criador do mundo é Deus. E tudo o que Ele fez é bom. O pecado que corrompeu e corrompe essa criação foi é combatido pela Palavra criadora, tanto do mundo, como da fé. Assim, aproveitemos a palavra de Deus. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...