segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia.

29/01/12 – 4º Domingo após Epifania
Sl 111; Dt 18. 15 – 20; 1Co 8. 1 – 13; Mc 1. 21 - 28
Tema: Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia.
Introdução
            Tempo de Epifania que inicia-se no dia 6 de janeiro, dia de reis no Brasil, comemorado com muita música em vários lugares. Epifania, no entanto, iniciado num dia de festa significa manifestação, aparecimento. Segundo o N.T. designa a manifestação de Jesus em glória por ocasião da primeira vinda, e posteriormente a segunda vinda.
            Nesse quarto final de semana após a epifania, conforme as leituras acima, levando em consideração Deuteronômio 18, os convido a meditar no tema: Um Profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia.
Desenvolvimento
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. Qual?
            1 – um profeta parecido comigo v.15 - Jesus Cristo
            Moisés liderou o povo de Israel desde o Egito até as proximidades da terra prometida. O povo está quase lá, mas antes de tomar posse daquilo que Deus lhes daria, precisavam ser vacinados, ou seja, preparados para poderem permanecer fiéis, perseverantes na vontade e na palavra de Deus.
            No capítulo 18 de Deuteronômio vemos o profeta Moisés aconselhando o povo sobre como será a nova morada e como deveriam se comportar na terra prometida. Primeiramente anuncia o direito dos sacerdotes e dos levitas, e sua verdadeira função. Os sacerdotes deviam oferecer os sacrifícios a Deus, não deviam seguir os costumes nojentos do povo que já moravam na terra prometida. E assim eram convidados “em todas as coisas sejam fiéis ao Senhor, nosso Deus” (v.13).
            O chamado a confiança em Deus era muito importante, pois, entre os problemas se encontrava o perigo moral. O povo numa terra rica, fértil, seria tentado a abandonar aquele que os guiou até ali.
            Moisés então aponta para o verdadeiro profeta, o Filho de Deus, Jesus Cristo. Quando no v. 15 Moisés diz: “...um profeta parecido comigo...” ele está apontando para outro que é maior que ele, assim como João Batista fez no deserto quando o povo pensava que ele fosse o Messias: “eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele,...” (Lc 3.15b). Também quando diz o que está registrado no v. 15, está se colocando como tipo de Jesus, antítipo. Isso é claro confirmado pelo autor a carta aos hebreus: “Pois ele foi fiel a Deus, que o escolheu para esse serviço, assim como Moisés foi fiel no seu trabalho em toda a casa de Deus”.
            Mas acima de tudo quando Moisés diz: “um profeta parecido comigo” está acalmando o povo, que a fidelidade deles a vontade de Deus é por causa da constante fidelidade e companhia de Deus. Mesmo recomendando sobre os cuidados que deveriam tomar, Moisés aponta por intermédio de Deus a certeza do amparo, cuidado e companhia de Jesus, do salvador, pois é dito na carta aos hebreus: “E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor delas. Por isso Jesus é o grande Sacerdote de que necessitamos. Ele é perfeito e não tem nenhum pecado ou falha. ...” (Hb 7.25-26a). E seguindo, a mensagem que o apóstolo Pedro fez no templo em Atos 3 anuncia o seguinte: “Pois Moisés disse: “Do meio de vocês o Senhor Deus escolherá e enviará para vocês um profeta, assim como ele me enviou. Obedeçam a tudo o que ele lhes disser. Aquele que não obedecer será separado do povo de Deus e destruído.” Samuel e todos os profetas que vieram depois dele falaram a respeito destes dias. As promessas que Deus fez por meio dos seus profetas são para vocês. E vocês fazem parte da aliança que Deus fez com seus antepassados, quando disse para Abraão: “Por meio dos seus descendentes, eu abençoarei todas as nações do mundo.” Assim Deus escolheu o seu Servo e o mandou primeiro a vocês, para abençoá-los, e para que cada um de vocês abandone o seus pecados.” (At 3.22-26).
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. Isso Moisés e tantos outros fizeram. E esse profeta, Jesus, o povo era convidado a manifestar no seu viver, no seu agir, pensar na nova terra.
            Nós cristãos do século XXI também somos desafiados a manifestar o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. Pois, em cada situação, boa ou ruim, Deus nos acompanha, e com a força que Cristo nos dá, podemos passar pelas mais variadas situações. E na nossa peregrinação nesse mundo somos convidados a testemunhar, a manifestar aquilo que Deus fez e faz com cada um de nós constantemente.
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profeciaMoisés quando estava preparando o povo já próximo a terra prometida apontou para aquele que é o verdadeiro salvador, Jesus. E nesse salvador, o povo era convidado a permanecer. Pois numa nova terra, muitas eram as mensagens, a confusão moral, muitos os costumes adversos a Palavra de Deus. Mas com o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia em mente, o povo iria superar essa situação. Com o verdadeiro profeta e com a verdadeira profecia em nós, também somos amparados a superar as muitas mensagens que querem nos afastar do verdadeiro profeta e da verdadeira profecia.
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. Como?
            2 – A ele ouvirás v. 15 – Ouvindo Jesus Cristo
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia – tema atual, pois estamos rodeados de inúmeras mensagens, propagandas, cartazes. E no desespero da calada da noite, não sabemos mais a quem dar ouvido, e assim qualquer profeta e profecia parecem ser agradáveis e aceitáveis.
            Moisés, reunido com o povo, os estava preparando para tomarem posse da terra prometida, e assim dizia que os profetas eram encarregados de continuar na obra de Moisés, anunciar o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia, Jesus. O povo, de posse da terra prometida, iria enfrentar situações difíceis. Os adivinhos, os feiticeiros, os que tiram sortes iriam colocar em cheque a fé de cada um deles. E esse povo, nessa situação deveria procurar o profeta, e o profeta apontaria para o verdadeiro profeta e para a verdadeira profecia, Jesus.
            Infelizmente, se lemos o resto do A.T., vemos que não foi isso que aconteceu. O povo vacilou, se tornou incrédulo, virou as costas para Deus. Mas o Pai em seu amor e misericórdia, mesmo assim enviou o maior de todos os profetas, aquele de quem Moisés falou, Jesus. Deus cumpriu sua promessa. Aliás, ele continua cumprindo com tudo o que prometeu. Jesus quando subiu aos céus prometeu: “...eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20b).
            E tendo essa certeza, por que será que tantas vezes numa crise financeira, moral, existencial, recorremos a outros meios, profecias e profetas? Vem cá, cá entre nós, o momento está difícil, está acontecendo uma crise na sua vida pessoal, Deus está te velando, como diz o salmista: “Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia” (Sl 121), e ainda “O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu” (Sl 23.3), e se Deus está nos acompanhando, por que, tantas vezes queremos nós fugir dessa situação, usando aquilo que Deus proíbe? Não fuja, mas venha, pois em Cristo e com Cristo, com a força que Ele lhe dá você poderá suportar essa situação. Alimente-se de Cristo, na Palavra, alimente-se de Cristo na Santa Ceia.
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia – A ele ouvirás. Vamos relembrar que João Batista, o mesmo que apontou para Jesus e disse: “Aí está o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29b), também teve dúvidas, e enviou seus discípulos para perguntar a Jesus: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” Milhares mundo a fora estão esperando outro, pois para esses, Cristo ainda não veio. Sabemos que Jesus era o filho de Deus, pois por ocasião da transfiguração de Jesus, o Pai disse: “...Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (Mt 17.5b). Sim! Ouçamos aquilo que o Filho, Jesus Cristo nos diz. E Ele nos diz: Sobre o Pecado, “porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras, as calúnias,” (Mt 15.19). Sobre o Perdão...coragem, meu filho! Os seus pecados estão perdoados” (Mt 9.2). Sobre Sua Companhia, “...eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Sobre a Vida eternaEu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). E ainda nos convida a Ouvi-loAs minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27).
            Peregrinos – é isso que somos. Estamos nesse mundo, como que em um deserto aguardando a nossa vez de tomar posse da terra prometida a vida eterna. E nessa peregrinação somos convidados para que “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus” (Hb 12.2).
            Jesus é o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. E é Jesus que nos dá forças para suportarmos toda e qualquer situação, pois tudo está nas mãos dEle.
Conclusão
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecianesse tempo de epifania, somos desafiados a manifestar Jesus Cristo, pois Jesus é a nossa rocha poderosa e nosso abrigo, nele estamos fundamentados. Sim, suportando toda e qualquer situação com perseverança, esperança e fé. Aliás, não estamos sozinhos, aquele que ser manifestado se manifesta em nós, nos dando força e coragem.
            Deus nos abençoe!
            Amém!
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...