segunda-feira, 21 de junho de 2021

A graça de Deus faz entre os cristãos!

 27 de junho de 2021

Salmo 30; Lamentações 3.22-33; 2Coríntios 8.1-9,13-15; Marcos 5.21-43

Texto: 2Corintios 8.1-15

Tema: A graça de Deus faz entre os cristãos!

 

Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia (2Co 8.1).

 

A palavra "graça" (2Co 8.1-15) ocorre seis vezes e, todas as vezes está associada com a contribuição cristã. Graça é o favor divino pelo homem pecador. Não merecemos nada de Deus, ele oferece e dá por amor e misericórdia (2Co 8.9).

Essa graça que nos reconcilia com Deus, é a graça que leva uma prática cristã.

 

Os irmãos dali têm sido muito provados pelas aflições por que têm passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade. (2Co 8.2).

A graça de Deus tem realizado nas igrejas da Macedônia que mesmo entre as muitas desilusões que poderiam ter destroçado a vida deles, não deixaram de contribuir com alegria e generosidade.

Historiadores relatam que quase toda a Grécia nesse período estava enfrentando uma terrível condição de pobreza e opressão. Apesar de haver ricos, esses que eram pobres, não deixaram de ofertar mesmo em meio a situação financeira do país.

 

Afirmo a vocês que eles fizeram tudo o que podiam e mais ainda. E, com toda a boa vontade, pediram com insistência que os deixássemos participar da ajuda para o povo de Deus da Judeia e eles insistiram nisso (2Co 8.3,4).

A graça de Deus tornou prática e vivencial a atitude dos cristãos da Macedônia. Eles fizeram o que podiam e mais ainda. Eles pediram para ofertar e serem parceiros no auxílio ao povo de Deus na judeia.

Será que há outra graça de Deus em nossos dia? Não, mas parece que na prática sim. Afinal, o que tenho observado é que há apelo para que surjam ofertantes.

Tratam a contribuição cristã como instrumento de barganha. Dê e você receberá.

No entanto, lembrando: Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia (2Co 8.1). A graça de Deus conduz o pecador a contribuir de maneira cristã, correta, sadia e bíblica.

 

E fizeram muito mais do que esperávamos. Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também (2Co 8.5)

A graça de Deus tem realizado nas igrejas da Macedônia o que muitos não conseguem compreender racionalmente. Por isso, ao falar sobre contribuição cristã preferem apelar para a motivação da lei. Preferem pronunciar recompensas provenientes da contribuição ao invés de anunciar que a graça de Deus em Jesus nos dá a bênção de ser contribuinte e parceiro na missão de Deus.

A graça de Deus –ou seja, o amor de Deus pelos Macedônios os fez fazer mais do que o esperado.

A mensagem do evangelho os fez ver, compreender e aceitar tudo o que Deus fez em Jesus. Por Cristo os Macedônios foram comprados e enriquecidos e por isso, a mente e a decisão deles agora estava voltada toda para Deus.

 

De modo que pedimos a Tito, que começou a recolher essas ofertas, que continuasse e ajudasse vocês a completarem esse serviço especial de amor. Vocês mostram que, em tudo, são mais ricos do que os outros: na fé, na palavra, no conhecimento, na vontade de ajudar os outros e no nosso amor por vocês. E nesse novo serviço de amor queremos também que façam mais do que os outros. (2Co 8.6,7).

A graça de Deus fez os coríntios entender que foram auxiliados por Deus em Jesus. E a graça de Deus os fez ajudar e realizar um serviço especial de amor.

Destaco a frase de um bispo anglicano Azariah que trabalhou em Dornakal, na Índia, “arrependimento, fé, conversão, sinceridade e amor são imperfeitos enquanto não chegarem até ao fundo da bolsa, do bolso, da carteira”. A graça se revela aos olhos do mundo pela nossa contribuição. Ser contribuinte generoso e voluntário é uma marca de um seguidor de Cristo.

 

Não estou querendo mandar em vocês. O que eu estou querendo é que conheçam o entusiasmo com que as igrejas da Macedônia deram ofertas, para que assim vocês vejam se o amor de vocês é verdadeiro ou não. (2Co 8.9)

A graça de Deus é entusiasma. A graça de Deus foi usada como exemplo para que o mesmo entusiasmo contagiasse os cristãos de Corinto.

Não há igreja entusiasmada sem a graça de Deus. não tente fazer com a lei de Deus, entusiasma, pois, isso quem faz é a graça, o evangelho.

 

Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele (2Co 8.9)

A graça de Deus mostra a nossa riqueza. Somos tão ricos que temos uma casa no céu. Casa que não foi e nem é paga. Ela é oferecida e dada gratuitamente por Jesus.

Falar sobre contribuição cristã é apontar

para o Deus criador e preservador desse mundo;

para o Deus doador de todas as boas dádivas;

para nosso Redentor.

A contribuição cristã tem como fundamento a obra de Cristo na cruz. Cristo é a manifestação da graça, misericórdia e amor de Deus.

Deus nos ofertou seu filho.

 

Minha opinião sobre o assunto é esta: é melhor para vocês que terminem agora o que começaram no ano passado. Vocês foram os primeiros não somente a ajudar, mas também a querer ajudar. Portanto, continuem e completem o trabalho. Façam isso com o mesmo entusiasmo que tiveram no princípio, dando de acordo com o que têm. Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem. Deus não pede o que a pessoa não tem. (2Co 8.10-12).

A graça de Deus nos faz aceitar o que nossos líderes nos lembram. E somos lembrados que nossa oferta nos permite ser parceiro na missão de Deus.

A graça de Deus não nos aceita pelo que temos para oferecer. Deus em Jesus já nos resgatou e aceita a nossa gratidão daquilo que temos para oferecer.

 

Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês. Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los. Assim todos são tratados com igualdade (2Co 8.13-14)

A graça de Deus nos torna solidário. E o mundo carece de solidariedade.

 

A graça de Deus tem realizado nas igrejas da Macedônia e também tem realizado nas nossas igrejas.

A graça de Deus continuará realizando, pois continuará sendo testemunhada por nossa boca e pelo nosso bolso. Amém.

Edson Ronaldo TRessmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...