sexta-feira, 22 de maio de 2020

Verdades num mundo misinformation!


Sétimo Domingo de Páscoa
24 de maio de 2020
Sl 68.1-10; At 1.12-26; 1Pe 4.12-19; 5.6-11; Jo 17.1-17
Texto: João 17.17
Tema: Verdades num mundo misinformation!

Segundo o dicionário Merriam-Webster, o termo FakeNews começou a ser usado no final do século XIX, e chegou com muita força em 2019 no Brasil. As fake news são notícias falsas compartilhadas como sendo verdadeiras. Além das fake news há a misinformation, informação errada.
As informações falsas ou equivocadas têm ganhado espaço e influenciado as crenças e opiniões das pessoas.
Por mais que se tenha acesso a muita informação, devido a ascensão da tecnologia e da internet, é preciso se perguntar: Estou informado ou desinformado? Isso é verdade ou mentira?
A sociedade parece estar tão vulnerável a mentira e desinformação que em2018 o Ministério da Saúde admitiu que o combate as fake news é uma questão de saúde pública. 91% dos empresários brasileiros se preocupam com o fato de alguma notícia falsa estragar a reputação da sua marca e dano a credibilidade da empresa.
Há um verdadeiro “mercado de fake news” que se beneficia com tráfego gerado aos sites e blogs. E as consequências são geradas pelo crédito a fake e ainda pelo compartilhamento.
No mundo da acessibilidade, cheio de novas facilidades e opções de compartilhamento e troca de informações, têm tornado os indivíduos mais vulneráveis e mais sujeitos a mentira e desinformação.
As fake news se espalham rapidamente, 70% maior que as notícias verdadeiras e atingem um público 100 vezes maior.
Joseph Goebbels disse que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Os robôs que propagam fake news repetem mentiras e mais mentiras que vão se tornando verdades num mundo que sofre da mitomania (doença da mentira).
Quais são os frutos da mentira?
As fake news têm gerado desordem familiar, social e eclesiástica. Suas consequências são desde piadas até ferimentos e assassinatos.
Jesus orou pelos seus discípulos, “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade” (Jo 17.17).
Jesus ao fazer essa intercessão por ocasião da sua despedida, pouco antes de ser preso e crucificado, suplica ao Pai que fortifique, encoraje e os abençoe.
Jesus pede pela verdade e diz que a verdade é a mensagem de Deus!
Recordemos que essa oração de Jesus foi é fundamental, pois, logo após a ressurreição, a fake news correu solta. Ela dizia que Cristo não ressuscitou, mas, que os discípulos haviam roubado o corpo de Jesus (Mt 28.13).
Nesse mundo, cheio de misinformation e fake news, a verdade absoluta é a da Palavra de Deus. Jesus disse em João 8.31-32. E só é discípulo de Cristo quem permanece nessa verdade, a Palavra de Deus.
Muitas misinformation e fake news têm afastado discípulos de Cristo e gerado catástrofes que podem ser eternas, graças a Deus que a mensagem da verdade ainda continua sendo proclamada e enquanto há respiração, há chance desse discípulo retornar e receber o abraço do Pai.
Jesus orou: “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade” (Jo 17.17).
Somos da verdade! Fomos trazidos pela verdade! Precisamos permanecer na verdade!
Parece uma luta muito desigual. Afinal, de um lado temos o mundo, que jaz no maligno (1Jo 5.19) de quem Jesus pediu para sermos guardados (Jo 17.15), que com seus robôs geram fake news e os serviçais do diabo que as espalham e dispersam discípulos. Do outro, temos os discípulos que parecem estar em pequeno grupo e compartilham o amor de Deus.
Jesus orou: “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade” (Jo 17.17). Amém!
ERT – Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...