quarta-feira, 20 de maio de 2020

Ascensão: Recado importante de Jesus!


21 de maio
Ascensão do Senhor Jesus Cristo
Salmo 47; Atos 1.1-11; Efésios 1.15-23; Lucas 24.44-53
Texto: Atos 1.6-8
Tema: Ascensão, recado importante de Jesus!

Até o final do século IV, início do V, a igreja cristã celebrava a ascensão de Cristo junto ao domingo de Pentecostes. Pela manhã celebravam a ascensão e a tarde a festa de Pentecostes.
A partir do século VI as duas celebrações foram separadas e a igreja, desde o século VI, assim como relata Lucas em Atos 1.3, quarenta dias após a páscoa.
Para nossa reflexão, convém recordar dois fatos. Primeiro: ressuscitado, Cristo desceu ao inferno (1Pe 3.18-19). No inferno Cristo proclamou sua vitória. Pessoas que estavam no inferno, viram o Cristo vitorioso, mas, para essas pessoas restou e resta apenas o lamento eterno. O Cristo ressuscitou mostrou-se vitorioso ao inimigo. Segundo: Ressuscitado, Cristo subiu aos céus.
Esses dois eventos são imprescindíveis quando queremos meditar na importância e necessidade da mensagem da ascensão.
No evangelho e no livro de Atos, Lucas apresenta um fato inquietante. Os discípulos, homens que ouviram da boca de Jesus sobre tudo o que aconteceria, presenciaram a crucificação, viram Jesus ressuscitado por cerca de 11 vezes durante 40 dias, em muitas situações estavam cheios de dúvida. Vejamos Lc 24. 37-45; At 1.6.
Esse relato é muito interessante, pois, mostra a situação do ser humano diante das coisas de Deus. As coisas de Deus sempre estão em choque com as coisas humanas.
Os discípulos, homens que presenciaram todos os eventos, agora, cheios de dúvida e questionamentos. Essa é a humanidade! Cheia de dúvidas e questionamentos para as coisas de Deus.
Por isso, Jesus ao despedir-se faz a promessa de que “rogaria ao Pai, e ele dará o auxiliador” (Jo 14.16). O próprio Jesus afirma que “o mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer ... Mas, o Auxiliador, o Espirito Santo, que o Pai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês” (Jo 14.17,26). O apostolo Paulo destacou na carta aos coríntios de que “ninguém pode dizer, Jesus é o Senhor, a não ser que seja guiado pelo Espirito Santo” (1Co 12.3).
Lucas magistralmente escreveu que mesmo junto a Jesus, os discípulos tiveram dúvidas, incertezas, questionamentos. E para esses homens assustados, receosos e inquietos, Jesus transmite uma mensagem muito especial que vale também para nossos dias.
Voltemos nosso olhar para o texto de Lucas em Atos 1.6-8.
Lucas inicia seu relato destacando o aparecimento de Jesus para os discípulos durante os 40 dias entre a ressurreição e sua ascensão ao céu. E isso, como em outras situações despertou curiosidade e dúvida nos discípulos.
Os discípulos queriam saber sobre a restauração de Israel (v.6). Eles desejavam saber se já havia chegado o momento de Israel livrar-se do jugo romano. Tudo o que havia acontecido era para eles a certeza de que o tempo havia chegado e que o povo de Deus estava liberto. Será que teremos a paz eterna agora? Nosso reino está restaurado?
A resposta de Jesus a essa questão têm muito à ensinar para toda igreja do século 21. Jesus disse: “Não cabe a vocês saber a ocasião ou dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade. Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” (At 1.7-8).
Dúvidas e questionamentos as coisas de Deus sempre houve, há e haverá. Mas, o fato é: somos as testemunhas de Cristo pelo poder do Espírito Santo.
Jesus responde aos seus discípulos, para que não se ocupem com aquilo que não é da conta deles. Ou seja, parem de especulação sobre esse ou aquele dia em que Jesus voltará. Pelo contrário, sejam testemunhas de Cristo para que, quando ele voltar, leve vocês e os atingidos pelo vosso testemunho ao céu. Em outras palavras, não deixem as pessoas irem para o inferno. Aproveitem todas as oportunidades e testemunhem a Cristo para que pessoas recebam o caminho que as leva para o céu.
No dia em que Jesus subiu aos céus, nos deixou um recado muito importante. E o recado é: não se preocupem com o que não é da jurisdição de vocês, apenas sejam testemunhas!
É urgente a tarefa do testemunho a respeito de Cristo.
Deus faz promessas maravilhosas para suas testemunhas. Ele diz pelo profeta Isaías: “minha palavra não voltará vazia” (Is 55.11).
O testemunho a respeito de Cristo é como uma chuva. Você já observou como tudo fica belo depois de uma chuva? Assim é a vida da pessoa que recebe Cristo pela Palavra! Você é um enviado da parte de Deus para fazer isso.
O apostolo Pedro recomenda que nosso testemunho sobre Cristo precisa ser com respeito e mansidão (1Pe 3.15-16).
O recado de Jesus no dia da ascensão é importante, pois mostra o verdadeiro foco da igreja. Ser testemunha!
Só há um jeito para que esse mundo seja salvo: Crer em Cristo. E o apostolo Paulo perguntou: “...E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!” Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem? Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Rm 10.14-17).
Como disseram os anjos aos discípulos, vamos, mãos à obra! O mundo está cheio de dúvidas e questionamento, transmita Cristo, o caminho, a verdade e a vida. Amém!
ERT
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...