quarta-feira, 29 de abril de 2020

Temos Referência!


03 de maio de 2020
4º de páscoa
Domingo do bom pastor
Sl 23; At 2.42-47; 1Pe 2. 19-25; Jo 10.1-10
Texto: 1Pe 2.19-25
Tema: Temos referência!

Na época em que Pedro escreveu essa carta, haviam milhões de escravos domésticos. Os que se tornavam mais esclarecidos e instruídos tornavam-se mestres e ensinavam as crianças e as mulheres tornavam-se companhia para as esposas dos patrões. Alguns escravos recebiam por seus trabalhos.
O termo empregado, ou escravo, era alguém que morava na mesma casa. E como empregado, sua liberdade, seu direito de ir e vir devia-se ao patrão que havia pago um preço por esse escravo.
Nesse sentido Pedro aconselha: sejam obedientes aos seus patrões e os respeitem.
Patrão – (déspota, mostrando senhorio absoluto. Ele tem poder sobra você). E haviam bons e maus patrões.
sejam obedientes aos seus patrões e os respeitem, não somente os que são bons e compreensivos, mas também aqueles que os tratam mal.
Maus – perversos. Isso significa que haviam patrões que foram torcidos pelo mal. No entanto, mesmo tendo um patrão ruim, o cristão era chamado a sujeitar-se.
Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso. Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso, pois foi para isso que ele os chamou.
Suporte aquele lugar de trabalho em que seu patrão é ruim. Suporte a tristeza por causa da sua consciência com Deus.
Não há glória nenhuma se você sofre por ser um mau empregado. Deus se agrada quando você sofre por fazer o bem. Afinal, foi para isso que você foi chamado.
Jesus nunca enganou seus discípulos. Ele disse: tome a sua cruz; a porta é estreita;
O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos.
Jesus sofreu injustamente. E sofreu por mim e por você.
É ruim sofrer? Claro que é, mas, não por fazer o bem. Pois, o fazer o bem tem como resultado o louvor e a honra à Jesus Cristo.
O apostolo Pedro ao escrever: O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos. Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira. Quando foi insultado, não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz. O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados. Escreveu na intenção de consolar os que estavam debaixo de um patrão torto, debaixo de um governo hostil, diante de um mundo pagão. Afinal, verso 25: Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor, que cuida da vida espiritual de vocês. Não tínhamos referência. Era escravo de tudo e de todos e agora eu tenho um Senhor, de quem sou servo. Amém!

ERT
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...