segunda-feira, 9 de março de 2020

Cristo - a rocha ferida!

15 de março de 2020
3º Domingo na Quaresma
Salmo 95.1-9; Êxodo 17.1-7; Romanos 5.1-8; João 4. 5-26
Texto: Êxodo 17.1-7
Tema: Cristo - a rocha ferida!

O povo de Israel ... caminhando de um lugar para o outro, de acordo com as ordens de Deus, o Senhor. ...” (Ex 17.1).
Fico impressionado com essa informação. Afinal, se o povo caminhava de acordo com as ordens de Deus, como pode Deus permitir que se acampem num lugar onde não têm água?
Uma observação é necessária: o povo de Deus reclama!
O povo de Deus passa a contender, reclamar insistentemente e irritantemente com Moisés pela falta de água: “dá-nos água para bebermos” (Ex 17.2).
O povo de Israel ... caminhando de um lugar para o outro, de acordo com as ordens de Deus, o Senhor. ...” (Ex 17.1).
O povo que era conduzido por Deus, durante o dia por uma nuvem e a noite por uma coluna de fogo (Ex 13.21-22), pareceu se esquecer dessa condução e ao reclamarem, Moisés os faz lembrar contra quem reclamavam. Moisés disse: “Por que estão pondo o Senhor à prova?” (Ex 17.2).
Pessoas que só reclamam se colocam como vítimas. Tudo parece conspirar contra elas. As pessoas disseram: “Por que nos tirou do Egito? Será que foi para nos matar de sede, a nós, aos nossos filhos e às nossas ovelhas e cabras?” (Ex 17.3). A reclamação fez o povo esquecer-se do sofrimento no Egito.
Há pessoas que reclamam de tudo. E quando reclamam, tudo parece ser ruim na vida dessa pessoa. Quem ouve uma pessoa reclamando logo pensa: nossa que vida ruim essa pessoa têm!
As reclamações levam as pessoas a se esquecerem das coisas boas. Inclusive sobre quem nos guia. O próprio Jesus disse para que não deixemos a ansiedade nos fazer esquecer de que Deus sabe o que precisamos e que nos concede o necessário para o corpo e a vida (Mt 6.31-32).
A reclamação nasce de uma pessoa que se julga inferior e fracassada. No entanto, essa não era a realidade do povo de Deus. Mas, diante de qualquer problema, no caso a falta de água, se sentiam assim e reclamavam.
A pessoa que reclama sempre coloca a culpa em outro. A pessoa fica paralisada e sem reação.
Essas observações mostram que o problema estava no povo e não em Deus. Esse povo não era qualquer um, mas, o povo de Deus. Moisés, o líder que sabia quem os estava guiando, disse “Por que estão pondo o Senhor à prova?” (Ex 17.2).
Querido irmão e irmã em Jesus: você tem reclamado? Quais têm sido suas reclamações? Muitas vezes o rabugento nem se dá conta que é assim. A reclamação se tornou um péssimo hábito em sua vida.
O Papa Francisco ganhou recentemente ganhou do psicólogo e escritor italiano de livros de auto-ajuda Salvo Noe uma placa com a frase: Proibido Reclamar.
Nada é pior que viver reclamando. Salomão escreveu que é “melhor viver no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando” (Pv 21.19).
O povo de Israel ... caminhando de um lugar para o outro, de acordo com as ordens de Deus, o Senhor. ...” (Ex 17.1). E eis que surge o problema, a falta de água, e o povo passou a reclamar. E Deus, como reagiu a reclamação do povo? Ex 17.5-6, bata na rocha. Fira a rocha. O apostolo Paulo escreveu aos coríntios que essa rocha ferida era Cristo (1Co 10.4).
Nossas reclamações muitas vezes nos leva a esquecer da misericórdia de Deus. Nossas reclamações nos afastam de Deus e nos impedem de dobrar nossos joelhos (Sl 95.6). Outros deuses são buscados, quando reclamamos das coisas que Deus nos concede, inclusive quando nos permite passar sede.
Deus permitiu que a rocha fosse ferida para que o povo saciasse sua sede.
Deus está caminhando conosco. E o Senhor que caminha ao nosso lado, é aquele que foi ferido na cruz, mas que ressuscitado, vitorioso, subindo aos céus disse: “...E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20).
A rocha ferida é Cristo, que venceu e está conosco. E Cristo é a rocha ferida que foi ferido para saciar a nossa sede espiritual.
A rocha foi ferida e saciou o povo no local provação, no local da rebelião e disputa (Massá e Meribá).
Estamos na quaresma. Um período abençoado, mas cheio de provação, teste e rebelião. Muitas pessoas têm caminhado confiando em seus jejuns e peregrinações. Muitas pessoas passam fome e sede, tentando saciar sua sede espiritual por meio de suas realizações.
Quaresma é o período em que caminhamos rumo a rocha ferida que é Cristo. Assim como Deus providenciou água fresca para o povo no deserto, em Cristo providenciou a água da vida para seus filhos e filhas que caminham nessa deserto rumo a pátria celestial. Amém!
ERT
Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...