terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Felizes são aqueles que não abandonam a fé em Jesus! (Mt 11.6)


Terceiro Domingo de Advento
15 de Dezembro 2019
Salmo 146; Isaías 35.1-10; Tiago 5.7-11; Mateus 11.2-15
Texto: Mateus 11.2-15
Tema: Felizes são aqueles que não abandonam a fé em Jesus (Mt 11.6)

Que decepção!
Você já se decepcionou com algo?
Os discípulos que haviam permanecido com João Batista parecem estar decepcionados, desanimados e cheios de dúvida.
João Batista, já havia apontado para Cristo dizendo que o mesmo era o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Pedro (Simão), João e André, discípulos de João Batista, ao serem convidados por Jesus o seguiram. Outros, permaneceram com João Batista.
A esperança messiânica era que o Messias, o libertador, os alforriasse do domínio do Império Romano. No entanto, não acontecendo isso, voltaram-se a João Batista, preso numa Fortaleza em Maquero, na Pereia, para falar sobre tudo que estava acontecendo e saber quem era Jesus. Mateus narra no v.2: “João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos fossem perguntar a ele: — O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?” (Mt 11.2).
Os discípulos de João estavam desapontados, pois, aguardavam o libertador da opressão romana, e parece que nada do que aguardavam se realizaria em Jesus. Tanto que João Batista estava preso. O homem, que estava preso por causa do anúncio da chegada do Reino, e assim, denunciou a corrupção reinante na época, foi preso. E de lá, envia seus discípulos à ouvirem da boca de Jesus sobre quem era.
As adversidades trouxeram dúvidas aos discípulos de João Batista. Talvez alguém pergunte: será que João Batista também não ficou com dúvidas? Não seria falar que sim. Mas, não parece ser o caso aqui. Jeremias (Jr 20.7), Elias e muitos outros tiveram momentos de dúvida.
A dúvida ocorre, quando nos decepcionamos com algo ou alguma coisa. Será que sou amado? Será que estou fazendo a coisa certa?
Os discípulos de João Batista, contaram os grandes feitos de Jesus, mas, relataram que não parecia ser o libertador tão aguardado. E assim, João Batista os encaminha para Jesus. E Jesus ao responder, os reencaminha de volta a João Batista, para que lhes explicasse as palavras do profeta Isaías (Is 35.5-6).
O Messias era real, o problema era a falsa interpretação dos judeus do Messias libertador político. Jesus era o Messias e estava cumprindo o que os profetas haviam anunciado sobre ele.
Em outras palavras, Jesus ressalta para os discípulos de João Batista que nada de estranho estava acontecendo. E por mais amarga que fosse a situação, tudo estava nos planos de Deus.
Quando os discípulos de João Batista saem, e voltam para Maquera, Jesus diz a todos que João Batista era o profeta da transição entre antigo aliança e nova aliança (Mt 11.13; Lc 16.16). Moisés, os profetas e João Batista falaram da chegada do reino e nEle, Jesus, o reino havia chegado.
A dúvida dos discípulos de João Batista e de muitos outros era natural. Houve um período de silêncio de Deus, desde o último profeta (Malaquias). E agora, quando as expectativas messiânicas parecem estar se cumprindo, as pessoas não compreendem que tipo de Messias, Deus havia lhes enviado. E Jesus responde que é preciso dar atenção ao que disse, Moisés, os profetas e o próprio João Batista.
Querido amigo e amiga.
É tempo de advento. É tempo de preparação.
Enquanto esperamos a vinda de Jesus Cristo, muitas são as decepções. Nos decepcionamos com irmãos da igreja, com pregadores, com a demora de Deus em nos socorrer. Parece que Deus não ouve e não atende as nossas orações. Tudo isso, gera um estado de stress espiritual que nos leva a também querer saber: e daí, Jesus é Jesus, ou temos que buscar outro?
Jesus responde dizendo: “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam” (Mt 11.15), e diz também: “...felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim” (Mt 11.6).
Em outras palavras, Jesus nos exorta a permanecermos firmes nas palavras das Escrituras Sagradas que apontam para ele (Mt 11.14).
Querido irmão e irmã em Jesus. É preciso destacar que os discípulos de João Batista, estavam com dúvida por causa de um mal entendido. Achavam que o Messias enviado por Deus era libertador político, mas, ao serem enviados à Cristo, ouvem da sua boca que o Messias enviado da parte de Deus é aquele que veio libertar o pecador dos seus piores inimigos: pecado, morte eterna e satanás.
Dessa forma, lembro lhes que ao dizer: “...felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim” (Mt 11.6), Jesus quer nos alertar a não cair no pecado de afastar-se dele devido algum mal-entendido. Por isso, “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam” (Mt 11.15).
O apostolo Paulo juntamente com Barnabé, anunciando o evangelho em Listra, Icônio e Antioquia da Pisidia ensinava que “era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus” (At 14.22). Mas, nos dias em que vivemos parece que não é permitido sofrer. As pessoas buscam respostas para seus sofrimentos, tribulações, inquietações e muitas vezes encontram as supostas respostas onde Deus as proibiu de buscar e assim se afastam da fé verdadeira em Jesus.
Querido irmão e irmã em Jesus. Esse episódio narrado pelo evangelista Mateus quer nos ensinar a cuidar, vigiar, estar atento no ouvir. O Reino de Deus já veio em Jesus e em breve Jesus virá para buscar os seus para adentrar no Reino Celestial. Que nenhum mal-entendido nos conduza ao caminho da infelicidade eterna. Há muita pregação que supostamente me mostram caminhos de felicidade e sucesso, mas, só estão levando ao mal-entendido de uma vida sem Cristo. E sem Cristo, pode até haver felicidade e sucesso nesse mundo, mas, como Jesus disse: “...felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim” (Mt 11.6), por mais amarga que seja a situação. Em Cristo, mesmo que haja decepção nesse mundo, não haverá eternamente. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...