segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Agradando-se dos feitos de Deus!


Salmo 111; Isaías 63.7-14; Gálatas 4.4-7; Mateus 2.13-23
Texto: Mateus 2.13-23
Tema: Agradando-se dos feitos de Deus!

Grandes são as obras do Senhor, consideradas por todos os que nelas se comprazem” (Sl 111.2).

Onde Deus está quando grandes tragédias acontecem?
2019, por muitos foi eleito como sendo o ano das tragédias.
Por falar em tragédia, o primeiro natal, que poucos souberam ser o primeiro, foi marcado por uma grande tragédia. Entre 20 a 40 crianças, bebês foram assassinados.
Por serem bebês de pessoas judias, muitos cristãos devem ter clamado, ou se perguntado sobre onde estava Deus naquele momento. Bem, estava sendo levado ao Egito, para não ser morto antes do tempo.
As tragédias nos cercam e são quase que diariamente. No entanto, aquele que nasceu em Belém, refugiou-se no Egito, foi criado em Nazaré, viveu tudo isso para que você e eu não soframos a maior de todas as tragédias: morte eterna.
A tragédia da matança das crianças não estava nos planos de Deus. Na verdade, aquele desastre foi fruto de uma pessoa que movida pela inveja, egoísmo e sede de poder, causou.
Mais um ano está por terminar e muitos ficam questionando: será que ano que vem será melhor? Será que irei realizar aquele sonho? Bem, diante do texto proposto temos duas alternativas, ouvir e reagir conforme a nossa ganância ou ficar atento aos avisos de Deus. E até daria uma terceira sugestão: estar atento ao que está acontecendo ao nosso redor (Mt 2.22).
José, guiado por Deus através de sonhos, também mostrou-se cauteloso diante dos eventos que o cercava. Tanto que por divina advertência, para não errar, mudou-se para Nazaré.
As pessoas, já próximas da virada, estão indo as lojas comprar roupas. E a cor da roupa mostra seu desejo. Desejo esse que procede da sua ganância, egoísmo, ... Os de branco querem paz, mas, rejeitam a Palavra de Deus que os exorta a amar o próximo, em especial os inimigos, perdoar os que pecam contra nós.
Os de vermelho, desejam um amor. Mas, ignoram a sentença bíblica de que o amor não é ciumento, avarento, não busca seus próprios interesses, ...
Os de amarelo, querem riquezas, e se esquecem de que Cristo Jesus nos enriqueceu (2Co 8.9).
Onde está Deus nas tragédias? Está muito próximo. Ele não dorme, não cochila (Sl 121). Está sempre ao nosso lado (Mt 28.20). O problema é que muitas tragédias ocorrem porque não queremos perder nosso espaço, nosso conforto.
Herodes vivia no palácio e ocupado com as coisas desse mundo, viu-se ameaçado e não observou que o “tempo havia se cumprido” (Gl 4.4), e que Jesus, o Salvador havia nascido. Mas, não foi apenas Herodes. O apostolo João registrou que Jesus “veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11).
Não há maneira melhor que diante do novo, recorrer a uma coisa velha, mas não ultrapassada, a Palavra de Deus. Em mais um ano que teremos pela frente que possamos exclamar como disse o salmista: “Grandes são as obras do Senhor, consideradas por todos os que nelas se comprazem” (Sl 111.2) e que possamos, assim como José, diante de qualquer decisão, conhecer nosso tempo e por “divina advertência” (Mt 2.22) tomarmos a melhor decisão.
Tragédias – infelizmente, elas continuarão ocorrendo, afinal, muitos ainda continuam ocupados no reino desse mundo e não querem nem saber do reino de Cristo, no qual por amor e misericórdia, Deus em seu Filho nos coloca. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...