quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

As nações se encaminham para a tua luz!

06 de janeiro de 2019
Textos para a celebração da Epifania
Salmo 72.1-11; Isaías 60.1-6; Efésios 3.1-12; Mateus 2.1-12
Texto para prédica
Isaías 60.3
Tema
As nações se encaminham para tua luz! (Is 60.3)

A questão em torno do episódio narrado sobre a visita dos magos levanta algumas questões:
                   1 – em que lugar estava José, Maria e Jesus quando os magos o avistaram? Quantos dias, meses, ou anos, tinha Jesus? Herodes mandou matar as crianças até 2 anos de idade.
                   2 – Como os magos ficaram sabendo a respeito da profecia sobre o nascimento de um rei importante a ponto de ser presenteado com ouro (rei), incenso (sacerdote) e mirra (embalsamento)?
Ainda lembramos a história do nascimento de Jesus. Ele, nasceu num galpão onde os animais encontravam abrigo durante o inverno. Jesus nasceu num estábulo por que José e Maria eram pobres e por não terem encontrado lugar. Ouve-se do relato bíblico que naquela noite, anjos anunciaram aos pastores do recém-nascido. No sétimo dia, José e Maria foram à Jerusalém, pois conforme a lei, o menino deveria ser circuncidado no oitavo dia. Após terem regressado a Belém, possivelmente encontraram lugar na casa de algum parente ou alugaram uma casa. Possivelmente foi nesse tempo que chegaram os sábios vindos da Babilônia (Mt 2.11, casa). A profecia ficou conhecida por eles, possivelmente através das Escrituras que Daniel deixou na Babilônia (Dn 9.2).
Se os sábios que vieram pelo deserto, a viagem da Babilônia à Belém durou três meses, se caso optaram vir pelo norte, a viagem durou um ano.
Esses sábios eram pessoas importantes, e acompanhados por uma comitiva, a chegada em Jerusalém causou alvoroço. E muito mais alvoroçada ficou o palácio, quando esses buscavam o rei que havia nascido.
Fico pensando no sentimento dos sábios da Babilônia. Viajaram de tão longe e esperavam encontrar um cidade em festa pela chegada do messias, mas, ao contrário, encontraram incredulidade e despreparo. Mesmo tendo encontrado a mensagem específica na profecia do profeta Miquéias (um profeta de Deus, reconhecido assim pelo povo de Deus), não se alegraram. Como bem exclamou o apostolo João: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11).
As nações se encaminham para tua luz! (Is 60.3)
Uma estrela que já havia lhes aparecido e indicado o nascimento de um rei quando ainda estavam no Oriente. E não tendo encontrado o rei dos reis no palácio, a estrela novamente apareceu e os precedia até o lugar onde estava Jesus (Mt 2.9).
Uma estrela guiou os sábios até Jesus! Mas, para sua surpresa, Jesus não estava onde esperavam. No palácio perguntaram:Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (Mt 2.2; ARA). A resposta foi, não sabemos. Quando descobrirem nos contem.
Será que as pessoas estão encontrando Jesus onde esperam?
Epifania – aparição, mostrar sobre, manifestar.
As nações se encaminham para tua luz! (Is 60.3).
Aos discípulos Jesus disse: “vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14). Por nós, pessoas são atraídas à Cristo.
Os magos, atraídos a Cristo, o adoraram com ouro, incenso e mirra.
Os magos, adoraram o rei ignorado pelo mundo. Um rei que usou a coroa de espinho. Os sábios adoraram o sumo sacerdote que foi o verdadeiro sacrifício a Deus pelos nossos pecados. Homens que aprenderam de Jesus ao observarem as estrelas, adoraram aquele que veio para morrer pelos pecadores.
Os sábios do oriente foram atraídos, assim como muitos gentios, à Cristo Jesus. Tanto os sábios, bem como você, eu, somos o cumprimento da profecia de Isaías: “As nações se encaminharão para a tua luz,...” (Is 60.3).
A luz de Cristo, é uma luz a brilhar ainda hoje. Ela brilha pela sua Palavra. Ela brilha pela nossa adoração. Essa luz, que não brilha por brilhar, mas que tem como objetivo ultimo que as nações sejam encaminhadas para Cristo para que todos sejam salvos (Mt 28.19-20; Jo 3.16; Rm 5.1-2; 3.1).
Uma luz brilhou e sábios foram levados à luz que é Cristo.
Uma luz continua a brilhar - a igreja (composição dos que creem) e pela Palavra e Sacramentos muitos são conduzidos à Cristo. Amém.
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...