sábado, 22 de julho de 2017

A declaração solene de Deus!

Sl 119.57-64; Is 44.6-8; Rm 8.18-27; Mt 13.24-30,36-43
Tema: A declaração solene de Deus!

Alguma vez já desconfiou de alguém? Qual motivo?
Vivemos dias de desconfiança – todos nós desconfiamos de alguém ou de alguma coisa.
Entre todas as desconfianças a pior de todas é a desconfiança da Palavra de Deus. Desconfiar da mensagem de Deus não é algo apenas do nosso século. Olhando para um passado longínquo, observamos Noé. Esse homem pregou 120 anos sobre o dilúvio, apenas oito pessoas de sua família foram salvas. Outro exemplo é o povo de Deus, Israel, sempre recebeu a mensagem de Deus através dos profetas, mas preferiram desconfiar de Deus e acabaram sendo exilados para a Assíria e em suas terras vieram morar outros povos que passaram a ser conhecidos como samaritanos. Outro exemplo é o povo de Judá. Também sempre receberam profetas entre eles, mas houve desconfiança, muitos doe seus líderes foram exilados para a Babilônia e lá permaneceram durante 70 anos.
Desconfiamos de tudo e de todos! Estamos aqui na igreja, mas, desconfiamos das pessoas. Desconfiamos de suas intenções, do seu interesse pelo culto. Por qual motivo estão aqui? Nós sempre desconfiamos! E a nossa desconfiança não é apenas com as pessoas, mas também em relação a Deus.
E é justamente para pessoas desconfiadas, pessoas que estavam passando a confiar em outros deuses e em suas alianças políticas é que o profeta Isaías transmite as seguintes palavras: “O Senhor, o Rei Salvador de Israel, o Deus todo poderoso, diz: Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus” (Is 44.6)
A Declaração solene de Deus: Eu sou o primeiro e o último, aparece 8 vezes na Bíblia. 3 vezes em Isaías (Is 41.4; 44.6; 48.12) e 5 vezes em Apocalipse (Ap 1.8; 1.17; 2.8; 21.6; 22.13). Os desconfiados podem conferir em casa logo após o culto.
A declaração solene de Deus – é uma declaração para um povo desconfiado. E na minha opinião nunca foi tão necessária como é nos dias de hoje. A epidemia da desconfiança é generalizada. (o fulano de tal é político e está fazendo tal projeto; o pastor está falando muito de oferta; vi sua esposa sozinha ontem no shopping; seu marido estava conversando com uma mulher; ...). Tudo tem se tornado motivo para desconfiar.
A Declaração solene de Deus: Eu sou o primeiro e o último, aparece 8 vezes na Bíblia quer nos convidar a crer tão somente em Deus. Mas, infelizmente, também estamos desconfiados de Deus. Certa vez num velório afirmei que todo aquele que morre na fé em Jesus, tem a vida eterna. A pessoa respondeu: Será? E eu disse a pessoa, sim, é verdade, Jesus garante isso na sua palavra quando disse: Eu sou a ressurreição e a vida (Jo 11.25).
O ser humano não está apenas desconfiado do ser humano – ele desconfia de Deus. O povo de Deus, muitos que já haviam visto o que havia acontecido com Israel, continuavam teimando, não ouvindo e crendo na mensagem de Deus.
A Declaração solene de Deus: Eu sou o primeiro e o último – é um convite a confiança e a certeza de que Deus continua agindo na história. Deus fala ao seu povo que, não importa o que eles irão fazer, quais alianças irão assinar, e quantos exércitos terão a sua disposição, Deus, o primeiro e o último, tem o controle sobre todas as coisas.
A Declaração solene de Deus: Eu sou o primeiro e o último, que aparece 8 vezes na Bíblia é uma porta de esperança para os filhos de Deus, principalmente os que estão contaminados pela desconfiança.
O livro do profeta Isaías é apontado por muitos estudiosos como sendo o quinto evangelho. Os capítulos 40 ao 66 há uma verdadeira predominância dos textos messiânicos e escatológicos. E cada seção termina com o mesmo refrão: “Os que praticam o mal: “Para vocês não segurança” (Is 48.22; 57.21; 66.24).
A Declaração solene de Deus: Eu sou o primeiro e o último, uma declaração que aparece 8 vezes na Bíblia quer transmitir um recado especial a todos. O profeta Isaías estava comunicando que apesar de toda maldade que cercava o povo de Deus através da Babilônia, essa já estava destruída e o povo de Deus estava salvo.
A Declaração solene de Deus: Eu sou o primeiro e o último – traz um recado especial para nós. Diante de toda a maldade humana, nós somos impotentes, mas o primeiro e o último, continua no controle. Ele tem domínio sobre toda a história, inclusive as ruins que acontecem conosco, “pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28).
A verdade é uma só: diante da Declaração solene de Deus: Eu sou o primeiro e o último, que aparece 8 vezes na Bíblia, haverá os que creem e os que vão continuar desconfiados, mas é justamente aos desconfiados que Deus continuará declarando solenemente: Eu sou o primeiro e o último. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...