terça-feira, 6 de junho de 2017

Batismo - Une e Separa, Promove e Questiona a unidade existente.

11 de junho de 2017
Santíssima Trindade
Sl 8; Gn 1.1-2,4ª; At 2.14ª,22-36; Mt 28.16-20
Tema: Batismo - Une e Separa, Promove e Questiona a unidade existente.

         Jesus disse:
         “Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.18-20).
         Refletir sobre o batismo me faz questionar sobre efeitos contraditórios: Unir e Separar, Promover a Unidade e Questionar a Unidade existente.
         Lidar com a doutrina do batismo não é uma matéria fácil, principalmente num diálogo inter-religioso. Quem já dialogou sobre batismo com uma pessoa que não aceita o batismo infantil? Como terminou o diálogo?
         Dialogar sobre batismo não é fácil. Mesmo reconhecendo a dificuldade, desejo nessa mensagem trazer o assunto para que juntos reflitamos sobre o mesmo.
         Conforme registrado pelo evangelista Mateus, a igreja batiza com base na comissão do Senhor Jesus (Mt 28.19).
         Observe que ao comissionar à igreja o batismo, Jesus fala como exaltado. É o Jesus vencedor da morte, do diabo e do inferno. O batismo ocorre sob autoridade de Jesus. Eis que aí surge o problema. Muitos não reconhecem essa autoridade, por isso, o batismo também é questionado.
         O batismo é realizado sob “toda autoridade” do Jesus ressuscitado. O batismo só é batismo por causa da palavra e autoridade de Jesus. O batismo não é institucional. O batismo é o meio pelo qual as pessoas são feitas discípulos de Jesus Cristo.
         Todos aqueles que foram feitos discípulos, mostram seu discipulado simplesmente porque se dirigem para fazer outros discípulos. Como o discípulo faz discípulos de Cristo?
         O tempo dos verbos, ou seja, os particípios gregos, enfatizam a sequência: batizando - ensinando. O batismo acontece em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não é em nomes, mas em o nome. E o ensino envolve “tudo, todas as coisas”.
         Tanto batismo quanto ensino tem um tempo determinado para acontecer. Qual?Até a consumação dos séculos”. Todos os discípulos que por batizarem e ensinarem sofrerão todo tipo de perseguição. A esses, Jesus lhes faz uma promessa: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Sendo assim, não deixem de batizar e ensinar.
         Durante o seu ministério terreno, Jesus ressaltou aos discípulos que aqueles que ouvissem os discípulos de Jesus, feitos pelo batismo e ensino, estariam ouvindo o próprio Jesus. Quem recebesse os discípulos estariam recebendo Jesus. E ao subir aos céus, Jesus completa o ensino dizendo que não importa se as pessoas irão ouvi-los ou não, se irão recebe-los ou não. O importante e necessário era saber que Jesus, o vencedor do inferno, da morte e do diabo, estaria com eles até o fim. Essa promessa motiva a igreja a continuar batizando e ensinando.
         O Espírito Santo, a água viva que corre para gerar vida (Jo 7.37-39), não é apenas o atuador no Batismo. Ele é instrumento, ator, dom, doador. É aquele que é enviado e envia. O Espírito Santo implanta pessoas em Cristo e faz delas filhos de Deus. O batismo é um momento em que Deus age. Pelo batismo Deus justifica, santifica, salva e revive.
         O dia do teu batismo, quando criança ou adulto, foi um momento especial. Foi um momento em que Deus te justificou, santificou e reviveu. O batismo foi o momento mais especial da tua vida, afinal, diante do altar do Senhor, pais e padrinhos trouxeram uma criança morta e desgraçada. Pelo batismo retornaram para casa com uma criança cheia de vida e abençoada.
         O batismo pode ser comparado a criação do mundo. Afinal, Deus por sua Palavra cria uma nova pessoa.
         Infelizmente muitas pessoas estão buscando o batismo apenas como algo ritualístico. Como se fosse uma obra necessária. Outros apenas batizam como mero costume, uma tradição de família. Há os que tem o batismo como um mero dever a ser cumprido, por isso só buscam a igreja para batizar. Lembre-se: a necessidade do batismo está no fato do batismo ser uma ação salvífica de Deus.
         Quando Jesus disse: “Vão a todos os povos do mundo...” (Mt 28.19) não estava simplesmente dando uma ordem. Ele estava e continua fazendo uma convocação para que assim como nós, outros recebam a sua graça através desse meio da graça: BATISMO.
         Trazer uma criança ou um adulto ao batismo não é apenas o cumprimento de uma obrigação religiosa. No Batismo, pais, padrinhos e toda a congregação vê a ação graciosa de Deus. Pelo batismo, o ser humano nascido morto para Deus, é alcançado pela graça de Deus.
         A graça dispensada no batismo continua sendo oferecida na pregação da Palavra. Por isso, Deus continua convidando todos para que constantemente o ouça.
         Por isso eu não posso terminar essa mensagem sem deixar de dizer uma coisa. Sendo que a graça de Deus é dispensada também pelo ouvir da pregação da Palavra de Deus, não é correto afirmar que aqueles que morreram sem o batismo, por falta de oportunidade não foram salvos. Será condenado aquele que rejeita o batismo por rejeitar a Palavra de Deus. A rejeição é que condena. Quer seja a rejeição do batismo ou da Palavra de Deus.
         Deus é gracioso para com seus filhos e filhas. Deus age tão somente pela sua Palavra. Através do sermão, a pessoa recebe a graça de Deus pela audição. No batismo, a pessoa recebe a graça pela audição e pelos poros, quer tenha sido imersa ou apenas tenho sido borrifado água sobre. Na ceia, a pessoa recebe a graça por meio da audição e da boca. No sermão, Deus mostra a sua graça através da promessa a respeito da morte e ressurreição de Jesus. No batismo, Deus mostra sua graça te resgatando das trevas e escrevendo seu nome no livro da vida. Pela santa ceia, Deus mostra a sua graça através do corpo e sangue, o cumprimento da promessa de Deus. De acordo com Gênesis 1, quando Deus fala, eis que tudo acontece.
         Quer seja na pregação, quer no batismo ou na santa ceia, o próprio Cristo é proclamado, dando-nos perdão dos pecados, vida e salvação. Na pregação, no batismo e na santa ceia, o pecador é justificado, santificado e renovado. Pregação, Batismo e Santa Ceia é uma unidade da graciosa ação de Deus. Os sacramentos (batismo e santa ceia) são Palavra visível e a Palavra pregada é o sacramento audível. Pregação, Batismo e Ceia são formas diferentes da mesma ação salvífica de Deus.
         Jesus, ao enviar sua a igreja, composta pelos discípulos para que batizasse em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na verdade estava esclarecendo o que de fato é batismo. A invocação da santíssima trindade é que faz da água batismo. A Palavra de Deus é que torna o batismo cristão distintivo de outros ritos semelhantes. Ser batizado na santíssima trindade é ser batizado por Deus mesmo.
         No ato batismal, em nome da santíssima trindade, Deus age para com a igreja. Pelo batismo, Deus não apenas recruta membros para sua igreja, mas confia o batizado a igreja para o resto da vida. Amém!


Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...