11 de junho de 2017
Santíssima Trindade
Sl 8; Gn 1.1-2,4ª; At 2.14ª,22-36; Mt 28.16-20
Tema: Batismo - Une e Separa, Promove e Questiona a
unidade existente.
Jesus
disse:
“Deus me deu todo
o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com
sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E
lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”
(Mt 28.18-20).
Refletir
sobre o batismo me faz questionar sobre efeitos contraditórios: Unir e Separar, Promover a Unidade e Questionar a Unidade existente.
Lidar
com a doutrina do batismo não é uma matéria fácil, principalmente num diálogo
inter-religioso. Quem já dialogou sobre batismo com uma pessoa que não aceita o batismo
infantil? Como terminou o diálogo?
Dialogar
sobre batismo não é fácil. Mesmo reconhecendo a dificuldade, desejo nessa
mensagem trazer o assunto para que juntos reflitamos sobre o mesmo.
Conforme
registrado pelo evangelista Mateus, a igreja batiza com base na comissão do
Senhor Jesus (Mt 28.19).
Observe que ao comissionar à igreja o batismo, Jesus fala
como exaltado. É o Jesus vencedor da morte, do diabo e do inferno. O batismo ocorre sob autoridade de
Jesus. Eis que aí surge o problema. Muitos não reconhecem essa
autoridade, por isso, o batismo também é questionado.
O
batismo é realizado sob “toda autoridade” do Jesus ressuscitado. O batismo só é batismo por
causa da palavra e autoridade de Jesus. O batismo não é
institucional. O batismo é o meio pelo qual as pessoas são
feitas discípulos de Jesus Cristo.
Todos aqueles que foram feitos
discípulos, mostram seu discipulado simplesmente porque se dirigem para fazer
outros discípulos. Como o discípulo faz discípulos de Cristo?
O
tempo dos verbos, ou seja, os particípios gregos, enfatizam a sequência: batizando - ensinando. O batismo
acontece em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não é em nomes, mas em o
nome. E o ensino envolve “tudo, todas as coisas”.
Tanto
batismo quanto ensino tem
um tempo determinado para acontecer. Qual? “Até a consumação dos séculos”. Todos os
discípulos que por batizarem e ensinarem sofrerão todo tipo de perseguição. A esses,
Jesus lhes faz uma promessa: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos
séculos”. Sendo assim, não deixem de batizar
e ensinar.
Durante
o seu ministério terreno, Jesus ressaltou aos discípulos que aqueles que
ouvissem os discípulos de Jesus, feitos pelo batismo e ensino, estariam ouvindo
o próprio Jesus. Quem recebesse os discípulos estariam recebendo Jesus. E ao
subir aos céus, Jesus completa o ensino dizendo que não importa se as pessoas
irão ouvi-los ou não, se irão recebe-los ou não. O importante e necessário era
saber que Jesus, o vencedor do inferno, da morte e do diabo, estaria com eles
até o fim. Essa promessa motiva a igreja a continuar batizando e
ensinando.
O
Espírito Santo, a água viva que corre para gerar vida (Jo 7.37-39), não é
apenas o atuador no Batismo. Ele é instrumento, ator, dom, doador. É aquele que
é enviado e envia. O Espírito Santo implanta pessoas em Cristo e faz delas
filhos de Deus. O batismo é um momento em que Deus age. Pelo batismo Deus
justifica, santifica, salva e revive.
O
dia do teu batismo, quando criança ou adulto, foi um momento especial. Foi um
momento em que Deus te justificou, santificou e reviveu. O batismo foi o momento mais
especial da tua vida, afinal, diante do altar do Senhor, pais e padrinhos
trouxeram uma criança morta e desgraçada. Pelo batismo retornaram para casa com
uma criança cheia de vida e abençoada.
O batismo pode ser comparado a
criação do mundo. Afinal, Deus por sua Palavra cria uma nova pessoa.
Infelizmente
muitas pessoas estão buscando o batismo apenas como algo ritualístico. Como se
fosse uma obra necessária. Outros apenas batizam como mero costume, uma
tradição de família. Há os que tem o batismo como um mero dever a ser cumprido,
por isso só buscam a igreja para batizar. Lembre-se: a necessidade do batismo está no
fato do batismo ser uma ação salvífica de Deus.
Quando
Jesus disse: “Vão
a todos os povos do mundo...” (Mt 28.19) não estava simplesmente
dando uma ordem. Ele estava e continua fazendo uma convocação para que assim
como nós, outros recebam a sua graça através desse meio da graça: BATISMO.
Trazer
uma criança ou um adulto ao batismo não é apenas o cumprimento de uma obrigação
religiosa. No Batismo, pais, padrinhos e toda a congregação vê a ação graciosa
de Deus. Pelo batismo, o ser humano nascido morto para Deus, é
alcançado pela graça de Deus.
A
graça dispensada no batismo continua sendo oferecida na pregação da Palavra.
Por isso, Deus continua convidando todos para que constantemente o ouça.
Por
isso eu não posso terminar essa mensagem sem deixar de dizer uma coisa. Sendo
que a graça de Deus é dispensada também pelo ouvir da pregação da Palavra de
Deus, não é correto afirmar que aqueles que morreram sem o batismo, por falta
de oportunidade não foram salvos. Será condenado aquele que rejeita o batismo
por rejeitar a Palavra de Deus. A rejeição é que condena. Quer seja a rejeição
do batismo ou da Palavra de Deus.
Deus
é gracioso para com seus filhos e filhas. Deus age tão somente pela sua
Palavra. Através do sermão, a pessoa recebe a graça de Deus pela audição. No
batismo, a pessoa recebe a graça pela audição e pelos poros, quer tenha sido imersa
ou apenas tenho sido borrifado água sobre. Na ceia, a pessoa recebe a graça por
meio da audição e da boca. No sermão, Deus mostra a sua graça através da
promessa a respeito da morte e ressurreição de Jesus. No batismo, Deus mostra
sua graça te resgatando das trevas e escrevendo seu nome no livro da vida. Pela
santa ceia, Deus mostra a sua graça através do corpo e sangue, o cumprimento da
promessa de Deus. De acordo com Gênesis 1, quando Deus fala, eis que tudo acontece.
Quer
seja na pregação, quer no batismo ou na santa ceia, o próprio Cristo é
proclamado, dando-nos perdão dos pecados, vida e salvação. Na pregação, no batismo e na
santa ceia, o pecador é justificado, santificado e renovado. Pregação, Batismo e Santa Ceia é
uma unidade da graciosa ação de Deus. Os sacramentos (batismo e santa
ceia) são Palavra visível e a Palavra pregada é o sacramento audível. Pregação, Batismo e Ceia são formas diferentes da mesma
ação salvífica de Deus.
Jesus,
ao enviar sua a igreja, composta pelos discípulos para que batizasse em nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo, na verdade estava esclarecendo o que de fato
é batismo. A invocação da santíssima trindade é que faz da água batismo. A Palavra
de Deus é que torna o batismo cristão distintivo de outros ritos semelhantes. Ser batizado na santíssima
trindade é ser batizado por Deus mesmo.
No ato batismal, em nome da santíssima
trindade, Deus age para com a igreja. Pelo batismo, Deus não apenas recruta membros
para sua igreja, mas confia o batizado a igreja para o resto da vida. Amém!
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
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