segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Quem é o servo sofredor?

08 de janeiro 2017
1º Domingo após Epifania
Sl 29; Is 42.1-9; Rm 6.1.11; Mt 3.13-17
Tema: Quem é o servo sofredor?


Toda pessoa que inicia a leitura da Bíblia traz consigo inúmeras perguntas. Assim aconteceu com um homem etíope. Esse homem o qual não conhecemos por nome, mas, pelo que sabemos era ministro da fazenda da Etiópia. Esse homem havia ido à Jerusalém provavelmente por ser simpatizante do judaísmo. Após sua visita, voltava para sua casa com um rolo que havia adquirido e estava lendo.
O etíope adquiriu um rolo do profeta Isaías e dentro de sua carruagem lia atentamente o texto que era ouvido por Filipe que acompanhava do lado de fora.

Após ter sido convidado pelo etíope a entrar na carruagem, o ministro da fazenda lhe perguntou: “Quem é o servo sofredor?
Essa foi a pergunta de uma pessoa que era apenas simpatizante do judaísmo. No entanto, é uma pergunta que muitos cristãos de carteirinha ainda não sabem a resposta.
O profeta Isaías por ocasião de sua pregação, estava diante de um povo oprimido e humilhado pelo cativeiro babilônico. Mas, essa situação não o impediu de apontar para todas as promessas cumpridas por Deus e indicar que estava por vir o tempo em que restauraria completamente Israel.
João, o Batista, também apontou para Jesus.
O próprio Deus por ocasião do Batismo de Jesus indicou que o servo sofredor era Jesus, aquele que havia sido enviado para ocupar o lugar do pecador, por isso Jesus aceitou ser batizado por João.
A resposta sobre quem de fato é o servo sofredor faz uma diferença enorme e estonteante entre o povo de Deus.
O povo de Deus no antigo testamento estava como que cego e sem liberdade. Nessa situação não viam nenhuma luz. Tudo parecia estar fadado ao fracasso. No entanto, o profeta anunciou que o servo de Deus, o servo sofredor, o escolhido de Deus, viria e seria seu resgatador.
É necessário que a comemoração desse período de Epifania volte e traga seu verdadeiro sentido. De acordo com o calendário litúrgico, epifania significa uma manifestação divina. A Epifania é a manifestação de Cristo. No entanto, se a igreja cristã com seus muitos congregados se esquecerem do servo sofredor, muitos cristãos de carteirinha e outros que estão a caminho, viverão como cegos.
Epifania existe e existirá cada vez mais quando os “Epiphanius[1] foram desmascarados e juntamente com outros apontarem somente para Jesus, a exemplo de Isaías, João Batista.
O servo sofredor segundo a profecia anunciada por Isaías é a “aliança com o povo e luz para os gentios;...” (Is 42.6). Jesus foi enviado para as ovelhas perdidas de Israel (Mt 10.5,6; 15.24) e também para ser a “luz dos gentios”.
O apóstolo Paulo na carta aos Romanos (Rm 11) e aos cristãos da Ásia Menor (Efésios 2.11-22) fez uma analogia da Oliveira (símbolo no A.T. para Israel) e os galhos naturais e enxertados. Os gentios que ouviram e aceitaram o evangelho e pelo poder do Espírito Santo creram na obra de Jesus foram enxertados na Oliveira.
O Servo sofredor se dispôs a sofrer em lugar dos pecadores (judeus, gentios, luteranos, católicos, assembleianos, etc). Todos somos pecadores e como tal necessitamos da luz que é irradiada pelo servo sofredor que veio para ocupar nosso lugar.
Infelizmente, enquanto que muitos críticos da Palavra de Deus apontam e testificam que não se sabe quem de fato é o servo sofredor, há também muitos pregadores que ao invés de fazer “brilhar a luz de Jesus” sobre todos, acabam sendo “Epiphanius,” ou seja, heréticos que apontam para outros meios de salvação.
O ministro da fazenda da Etiópia perguntou: Quem é o servo sofredor? recebeu de Filipe a verdadeira manifestação de Deus, a verdadeira Epifania, pois Filipe “anunciou-lhe Jesus” (At 8.35).
Que assim seja em todo nossa epifania. Que das Escrituras Sagradas ouçamos a voz de Deus que nos diz: “Este é o meu único Filho, em quem realizo toda a obra de salvação em favor de todos os pecadores”. Amém!

Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann


[1] Foi um bispo da cidade de Salamina e metropolita da ilha de Chipre no final do século IV. Ele ganhou um a reputação como um forte defensor da ortodoxia cristã. É também conhecido por ter escrito um enorme compêndio de heresias que ameaçaram o cristianismo primitivo até o seu tempo.


O tempo litúrgico visa auxiliar os cristãos a celebrar os acontecimentos mais importantes da fé cristã. Ao longo do ano, a igreja cristã, segue um calendário dando destaques as principais datas religiosas que ao longo da história do povo de Deus foram celebradas.
Todo o calendário litúrgico visa ressaltar a história da salvação. Inicia-se no ciclo de natal, nascimento de Jesus, ciclo de natal, a morte e ressurreição de Jesus, e o ciclo de pentecostes, a descida e atuação do Espírito Santo e a vida da igreja no mundo.
O tempo litúrgico está ligado ao termo grego leitourgia (liturgia e serviço), envolvendo assim a ação de Deus na história, bem como através de seu povo no mundo, com objetivo de salvar a todos os pecadores.
Epifania significa “aparição, manifestação”. De acordo com o calendário litúrgico significa uma manifestação divina. No sentido filosófico, epifania significa uma sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas. É como se algo difícil fosse solucionado.
A Epifania do Senhor é um dia festivo. Sempre comemorado dois domingos após o natal. A Epifania é a manifestação de Cristo.
Epifania é o terceiro evento mais importante do calendário cristão. Surgiu antes mesmo da festa de natal e é comemorado dia 06 de janeiro. A partir dessa data segue-se o Tempo comum até a Quaresma, que é o tempo após a Epifania.
Na Epifania celebra-se a manifestação ou encarnação de Deus no mundo através da obra de Jesus Cristo. A igreja lembra na epifania o nascimento de Jesus com a visita dos reis magos do oriente e ainda o começo do ministério de Jesus aqui na terra, a partir de seu batismo.
Dentro de um quadro maior, a epifania está enquadrado dentro do ciclo de natal que inicia-se desde o primeiro domingo de advento até a Epifania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...