segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Graça e Paz - aos santos e sua igreja!

15 de janeiro 2017
2º Domingo após Epifania
Sl 40.1-11; Is 49.1-7; 1Co 1.1-9; Jo 1.29-42

Tema: Graça e Paz - aos santos e sua igreja! 

As mais variadas músicas mostram o pensamento e a prática de vida de muitas pessoas. Cazuza em 1988 lançou a música: Brasil, mostre a tua cara. Era a distante década de 80, mas, parecendo atual, protestava contra os escanda-los políticos, as desigualdades sociais e às injustiças. Anos antes, em 1978, a música cantada por Legião Urbana, “Que país é esse?” já questionava a sociedade brasileira.
Já passaram algumas décadas dessas e de outras canções. E todas as músicas, mesmo em pleno ano de 2017, trazem embutidas questões sociais, políticas e religiosas.
Se ainda se pergunta assim como Renato Russo: Que país é esse? a resposta pode ser: “um país que está perdendo nível cultural, pois, a julgar pelas músicas, não consegue mais decorar duas ou três frases, e se repete apenas oppppppppdurante minutos”.
Se o Brasil continua mostrando a sua cara, fica-se impressionado com a face apresentada e por vezes com a face oculta do Brasil ou dos Brasis.
Os sermões são proferidos para um público alvo: cristãos que se dispõe a acordar no domingo pela manhã e ir ao Templo ou trocar o futebol e o churrasco do sábado à noite pelas horas de louvor e adoração. Para esses é necessário perguntar: vocês desejam ter suas faces reveladas à outros?
O apóstolo Paulo juntamente com Sóstenes, mostra a todos a face dos congregados da congregação de Corinto. A verdade era que muitos moradores da cidade de Corinto estavam buscando se “corintizar” ou seja, levar uma vida de prazeres desenfreados.
A “cara” dos cristãos de Corinto não era muito bonita. Era uma “cara” marcada pelas diferenças sociais, pessoas egoístas e egocêntricas. Alguns faziam tudo o que queriam, afinal, para esses tudo era lícito. A mensagem da cruz de Cristo havia perdido a importância.
Na congregação havia as panelinhas. Muitos cristãos em Corinto não tinham problemas doutrinários, mas, problemas quanto a sua prática eclesiástica. A Congregação dos Coríntios suportava entre eles pessoas que viviam vidas desregradas sexualmente. Havia aqueles que não suportavam o apóstolo Paulo, pois o mesmo repreendia severamente os pecados.
Ainda há congregação com essa “cara”? Qual é a “cara” da nossa congregação? Refletir sobre essas questões é importante e necessário, afinal, se o pastor apontar a “cara” da congregação, será odiado por muitos e acusado por outros de falta de ética.
O apóstolo Paulo na sua carta aos Coríntios fala sobre a união com Jesus Cristo e o poder que o evangelho de Cristo exerce sobre a pessoa. A verdade é que o evangelho muda a nossa “cara”. O evangelho, o poder de Deus, continua sendo proclamado para continuar mudando as “caras” das pessoas, afinal, cada qual é pecador e precisa diariamente do evangelho para gradativamente ir mudando a sua “cara”.
Não pensem que foi fácil para o apóstolo Paulo mostrar a “cara” dos cristãos de Corinto e através da proclamação do evangelho dizer-lhes que “não adianta apenas vergonha na cara, é necessário uma vida diária na fé, na obra realizada por Cristo na cruz para que possam ver Deus cara a cara na eternidade”.
Os cristãos de Corinto, por estarem se “corintianizando” não julgavam muitas de suas ações como escandalosas e que envergonhavam o evangelho. Para mostrar a verdadeira “cara” dos Coríntios, Paulo enumera que não é qualquer um que lhes está escrevendo, mas, o “apóstolo de Jesus Cristo”.
Já que a maioria dos cristãos eram gregos, a palavra “apóstolo” indicava que quem escrevia, o fazia em nome de um emissário e não por conta própria. De acordo com o direito estatal e internacional da época, o “emissário autorizado” falava e agia com autoridade máxima. Havia todo um país por trás da atuação do mesmo. Sendo Paulo, “apóstolo”, “emissário enviado da parte de Deus”, falava e agia com autoridade suprema.
Sem aceitar a autoridade do apóstolo Paulo, de nada adiantaria descobrir sobre como é a “cara” dos coríntios e a nossa. Deus em sua palavra mostra a minha “cara”. Deus, através do evangelho muda a nossa “cara”.
Para saber a “cara” dos cristãos de Corinto é necessário ler a carta enviada pelo apóstolo Paulo na íntegra. Para saber a “cara” da nossa congregação é só perguntar aos seus congregados. Cada qual irá falar determinada característica e assim, se conseguirá visualizar a “cara” que a congregação tem.
Analisando a “cara” da congregação, pode-se repetir o conselho popular: “tome vergonha na cara”. No entanto, para que a nossa “cara” seja transformada é necessário a constante pregação do evangelho. E o evangelho transmitido pelo apóstolo Paulo é que mesmo que a “cara” da congregação de Corinto e a nossa não seja bonita, pelo poder do Espírito Santo ainda somos a “igreja de Deus...
Ao escrever “igreja de Deus que está em Corinto” o apóstolo Paulo enumera que, apesar da “cara corintiana que envergonha a todos”, Deus realizou um grande milagre. Existe uma igreja! A igreja persiste!
O fato da igreja existir e persistir em Corinto e também entre nós, não se deve ao fato de sermos pessoas boas, mas, ao fato de que Deus ama seus filhos.
Apesar da nossa “cara” não justificar o fato de sermos a “igreja de Deus”, Deus pelo poder do evangelho nos “chama para ser santos”.
Os “santos” são aqueles que pertencem a Deus por ter Jesus Cristo pago o preço. Os “santos” não são pessoas especialmente devotas e perfeitas no âmbito da igreja. Os “santos” são aqueles que pertencem a Deus. Esses “santos” recebem a saudação: “Graça e paz”.
Essa saudação só foi possível porque os Coríntios tiveram sua “cara” transformada pelo evangelho. A graça, “charis”, “chairen” é desejo de bem estar e felicidade. Bem estar e felicidade possibilitado pelo evangelho.
Apesar de nossa “cara” apenas trazer “vergonha”, até fazendo com que outros se afastem e nem se interessem pela igreja, Deus continua se manifestando ao mundo, numa verdadeira epifania através de seus “santos e sua igreja”. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...