segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Pequeno grupo! Grande diferença!

13 de dezembro de 2015
3º Domingo de Advento
Sl 85; Sf 3.14 – 20; Fp 4.4 – 7; Lc 7.18 – 28
Tema: Pequeno grupo! Grande diferença!

         Sofonias é um discípulo do profeta Isaías. Suas mensagens tinham por objetivo resolver os problemas de cada dia, denunciando as transgressões contra Deus e o próximo. Sofonias atacava a idolatria cultual, as injustiças, o materialismo, a indiferença religiosa, os abusos da autoridade e as ofensas cometidas pelos estrangeiros contra Deus. Em meio a toda essa situação que por si só é desalentadora, o profeta Sofonias, como bom discípulos de Isaías, não se compraz em condenar, na verdade, com um coração evangélico, anuncia que da cidade rebelde, manchada e opressora, “os restantes de Israel ...” (Sf 3.13), ou seja, aqueles que confiarem no Senhor.
      O rei Josias reinava por ocasião da atuação do profeta Sofonias. O período era caótico. Havia uma urgente e séria necessidade de reforma política, social e religiosa. No entanto, a questão era: Como realizar um reforma em meio a esse povo rebelde e corrupto?
      A mensagem do profeta Sofonias se inicia com o anúncio de um desastre de dimensões universais. Os pecados de Judá, destruirá “todas as coisas sobre a face da terra”. Só se salvarão os mansos da terra, ou seja, aqueles que expressam sua fé na vida de justiça para com seu próximo.  
         A julgar pela mensagem apresentada em Sf 3.14-20, esse grupo parece ser pequeno. Para esse grupinho, “os restantes de Israel” (Sf 3.13), o “povo modesto e humilde” (Sf 3.12) a mensagem é de libertação e retorno do cativeiro Babilônico.
       Os vv. 14 – 20 do capítulo 3 mostram o amor de Deus para com Jerusalém. O profeta fala em alegria e gozo. No entanto, há clareza por parte do profeta quando o mesmo diz que a alegria não provêm dos bens materiais, mas da relação pessoal do amor para com Deus e para com o próximo.
         Jerusalém, Judá, por mais permeada que esteja no pecado, nada deve temer. Deus irá ocupar o único lugar de rei, soldado e marido do seu povo. O casamento entre Deus e o povo está renovado pelo perdão.
       Assim é a igreja de Cristo, um pequeno grupo, mas, uma grande diferença. Mesmo que permeada por pecadores, é um grupo perdoado por Deus em Jesus. Essa é a mensagem espetacular do terceiro domingo de advento, pois, assim como os pastores, estamos envolvidos em nossos afazeres. Afazeres que inúmeras vezes nos afastam da Palavra de Deus. Afazeres que inúmeras vezes nos conduz a práticas pecaminosas. Mas, em meio aos afazeres os anjos anunciam: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Sim, nasceu o salvador, aquele que perdoa todos os nossos pecados. 
         A igreja é um pequeno grupo, mas, vivendo uma grande diferença, no perdão e na certeza da salvação. Amém!


M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann
https://www.facebook.com/Palestra-Na-Companhia-do-sucesso-1555786291310007/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...