segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O verdadeiro sábio!

20/09/2015
17º Domingo após Pentecostes
Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37
Tema: O verdadeiro sábio!

         Quem você considera sábio ou inteligente? Você deseja sabedoria? 

         A sabedoria é um dom divino! Sabedoria foi o pedido de Salomão à Deus (1Rs 3.6-12). Pedir por sabedoria é o conselho do apóstolo Tiago (Tg 1.5).
         Cada pessoa no exercício diário na sua vocação precisa de sabedoria. No exercício da vocação, cada qual necessita tomar decisões, resolver problemas, contornar situações delicadas.
         Salomão pediu por sabedoria e a recebeu de Deus. Dessa sabedoria recebida de Deus, o Livro de Provérbios indica que o mesmo ajudou muitas pessoas.
         Sabedoria – acredito que muitos a desejamos. Mas, para que se deseja sabedoria?
         Salomão recebeu tanta sabedoria, que de acordo com a tradição israelita, chegou a ser o protótipo de sábio. Salomão era hábil administrador. Durante seu reinado houve muita prosperidade. Segundo os povos do Antigo Oriente a principal responsabilidade era justamente estabelecer uma ordem social justa, conforme o próprio Salomão relata em seu Salmo (Sl 72).
         A sabedoria de Salomão atingia três grandes áreas. Sabedoria judicial (1Rs 3.16-28); Sabedoria intelectual (1Rs 4.32-33); Sabedoria Administrativa (1Rs 4.1-19).
         Quem você considera sábio ou inteligente? Você deseja sabedoria? Para que se deseja sabedoria?
         Salomão foi muito sábio, mas, assim como tantos outros, acabou se perdendo. Como um sábio pode perder-se?
         De acordo com 1Rs 11, Salomão se perdeu religiosamente. Adorando outros deuses (1Rs 11.4-5); desobedecendo a lei de Deus (1Rs 11.11) e adorando em outros santuários (1Rs 11.7). Já 1Rs 12 mostra que Salomão se perdeu socialmente. Perdendo a qualidade necessária a um rei, ou seja, o reino se dividiu devido a injustiça social. Toda essa injustiça social levou o reino do Norte, Israel, cometer muitos pecados. Sendo esses questionados pelo profeta Amós.
         Quem você considera sábio ou inteligente? Você deseja sabedoria? Para que se deseja sabedoria?
         A sabedoria pode ser carnal. A sabedoria é carnal quando o sábio, ou, o inteligente tem em vista a sua própria glória. E é justamente isso que o apóstolo Tiago transmite ao escrever: “Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz” (Tg 3.13-18).
         Há muitas pessoas sábias sem ter sequer um ano de escolaridade! “...Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos.” Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura. Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de “louca (1Co 1.18-21).
         Certa vez alguém disse, baseando-se em Romanos 1.27, que o homem que é verdadeiramente sábio é aquele que descobre que, sem Cristo, é um tolo... O homem mais sábio é aquele que, abandona a si mesmo e se curva perante o Senhor.
         Infelizmente, por causa da glória pessoal, as pessoas estão vivendo dentro e fora da igreja uma verdadeira guerra e contendas e se julgam sábios.
         A próxima vez em que alguém lhe perguntar: Quem você considera sábio ou inteligente? Que a sua resposta seja: EU. Sim, eu sou sábio e inteligente, pois, a cada novo dia busco o perdão no meu Senhor Jesus. Amém!


M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...