segunda-feira, 21 de setembro de 2015

No sofrimento - ORE!

27/09/2015
18º Domingo após Pentecostes
Salmo 104.27-35; Números 11.4-6;10-16; 24-29; Tiago 5.13-20; Marcos 9.38-50
Tema: No sofrimento – ORE!

         Nos dias atuais dizer as palavras do apóstolo Tiago: “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores” (Tg 5.13), parece irracional.    
         O sofrimento não é aceitável para as pessoas. Afinal, sofrimento é sinal de fraqueza. Enquanto o mundo em sua natureza pecadora não aceita os sinais de fraqueza, Deus, em seu amor e misericórdia diz que é “na fraqueza que o seu poder se aperfeiçoa” (2Co 12.9). “Na fraqueza é que somos fortes” (2Co 12.10).
         Através dos historiadores recebemos a informação de que Tiago era um homem dedicadíssimo a oração. Na oração, dobra-se os joelhos, em sinal de fraqueza diante de alguém superior.
         Quer queira, quer não, todos somos criaturas, criadas por Deus para que não houvesse sofrimento. Mas, infelizmente, a queda em pecado, trouxe consigo a doença, as dores, o sofrimento e a morte.
         Devido à natureza pecaminosa a fraqueza tão questionada e inaceitável é usada por Deus para nos tornar fortes e nos mostrar que o exercício de fortalecimento está no dobrar os joelhos. Diz o apóstolo Tiago: “...está sofrendo? Faça oração. Está alguém alegra? Cante louvores” (Tg 5.13).
         O apóstolo Tiago diz que o exercício da oração diária feita com fé salvará o enfermo.
         O sofrimento mostra a fraqueza humana. Toda fraqueza humana precisa ser curada para que o fraco se recupere. Para que o fraco se recupere o apóstolo Tiago recomenda que se ore, e que os presbíteros sejam chamados para que orem pelo sofredor.
         Além da oração, o apóstolo Tiago aconselha a confissão dos pecados. O pecado nos afasta de Deus e leva o ser humano a prática das mais variadas maldades humanas. Essas maldades, cada sofredor é convidado a confessá-las a Deus que em Jesus pagou todas as nossas culpas.
         Ao recomendar que “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. ...” (Tg 5.13), o apóstolo Tiago aconselha sobre os perigos que os cristãos sofrem em deixar de orar. Certa vez Lutero, um homem de oração disse: “É certo que podem surgir tarefas diferentes, tão boas ou até melhores do que a oração. Principalmente se houver necessidade”.  

         O risco de deixar de orar é constante!
         “Precisamos cuidar para não nos desabituarmos da oração, ...ficando desse modo relaxados e preguiçosos, frios e enfastiados em relação a oração”. Lembre-se: “...o que atualmente existe e persiste, tanto na esfera espiritual quanto na civil, naturalmente é preservado pela oração”.
         Ao dizer: “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores” (Tg 5.13), o apóstolo enumera que “a oração é um exercício especial da fé”, pois mostra que todos dependem de Deus, principalmente no aperto. Amém!


M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...