segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Divertindo-se no reality show divino.

18/01/2015
2º Domingo após Epifania
Sl 139.1-10; 1Sm 3.1-10(11-20); 1Co 6.12-20; Jo 1.43-51
Tema: Divertindo-se no reality Show divino!

         Em vários países, assim como no Brasil, há um reality show onde pessoas ficam confinadas por determinado tempo em uma casa. Ao final do reality apenas um é consagrado campeão através do voto popular.
  No Brasil esse reality é denominado BBB. O apresentador sempre convida os telespectadores a darem uma espiadinha básica. No reality as pessoas veem e ouvem todas as artimanhas dos competidores e julgam por si só quem merece ser o campeão. A cada semana um competidor é eliminado.
         O salmista (Sl 139) diz que Deus já dá uma espiadinha em nosso rosto quando ainda estamos na barriga da mãe. Aliás, Deus dá aquela espiadinha básica em todos os momentos da nossa vida. Nós participamos do reality show que Deus acompanha dia após dia. Imagina o quanto ele se diverte! O ser humano pecador, se achando, como disse Paulo aos Coríntios, vivendo sua vida fazendo tudo o que quer sem entender que nem tudo que quer e faz é bom para si mesmo, para Deus e para o próximo, afinal, "posso fazer qualquer coisa. Mas não vou deixar que nada me escravize" (1Co 6.12).
         Certa vez Deus estava espiando Samuel e o chamou: “Samuel, Samuel!” (1Sm 3.4). Samuel não entendeu que era Deus quem o estava chamando e foi até Eli.
         Eli deveria ter notado que Deus estava chamando Samuel, mas demorou em fazê-lo, até que ao notar indicou o procedimento correto que Samuel deveria tomar.
         Ao descobrir quem o estava chamando Samuel passou a ouvir e prestar atenção sem engano algum.
        Deus e o seu reality show! Nesse reality show, as pessoas não deveriam competir entre si, mas se amar, respeitar. No entanto, devido ao pecado presente entre os competidores, todos se desrespeitam, se matam, maltratam, etc. O maior telespectador desse reality, Deus, vê todas as coisas e será ele quem julgará cada um conforme seu parecer, “pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele” (1Co 6.20). 
         A nossa participação do reality show divino não visa ganhar um prêmio. O prêmio já foi conquistado e dado gratuitamente por Deus em Jesus. Mas, por não entenderem pela fé que esse presente dado por DEUS, egoisticamente as pessoas buscam alcançar o prêmio através de seus méritos e esforços. O reality show divino não é de rivalidade, ódio, etc. Fomos colocados no reality show divino para nos divertir e agir com amor, assim, “nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1Jo 4.19). A competição que no reality show divino é divertimento é jogado em serviço e amor. Por isso, “não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros....” (Rm 13.8).
         O reality show divino não premia os competidores pela sua atuação, na verdade, visa mostrar que os verdadeiros competidores foram colocados no jogo e estiveram ou estão no jogo por algo já recebido, a coroa da vida. O ingresso de entrada é a fé em Jesus. Esse ingresso foi recebido pelo batismo e pela pregação ou leitura da Palavra de Deus.
         A fé, o ingresso no reality show divino, é um presente dado através de seus meios da graça (Palavra, Batismo e Santa Ceia). Por esses meios, Deus continua sendo distribuído para que outros competidores entrem no verdadeiro reality show e se divirtam.
         Infelizmente milhares de pessoas não entram no reality show divino por estarem competindo contra os verdadeiros competidores ou por estarem equivocados querendo conquistar um prêmio que já conquistado e é oferecido gratuitamente.
         Deus continua chamando seus filhos e filhas. Chamou Samuel, Natanael, Tiago, André, Bartolomeu, José, Leandro, Maria, Mariana, Irmingard, etc.
         Chamados por Deus através dos seus meios da graça, pertencemos a Deus e jogamos no jogo de Deus, no verdadeiro reality show. Um show de vida e de amor. Um show alimentado pela graça de Deus. Um show de serviço, humildade e amor.
         Deus em Jesus “...comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele” (1Co 6.20). Amém!

Pr M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

2 comentários:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...