segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cristo nos dá vida plena


28/07/13 – 10º Domingo após Pentecostes

Sl 138; Gn 18. 20 - 33; Cl 2. 6 - 15; Lc 11. 1 - 13

Tema: Cristo nos dá vida plena

 

        O texto de Colossenses 2. 6 - 15

 

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E dêem sempre graças a Deus. Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo. Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus, e, por estarem unidos com Cristo, vocês também têm essa natureza. Ele domina todos os poderes e autoridades espirituais. Por estarem unidos com Cristo, vocês foram circuncidados não com a circuncisão que é feita no corpo, mas com a circuncisão feita por Cristo, pela qual somos libertados do poder da natureza pecadora. Pois, quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo também foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo. Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz. E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória.

 

        Mesmo preso, o apóstolo Paulo recebeu notícias da congregação de Colossos, trazidas por Epafras. Algumas animadoras, outras, preocupantes. Depois de ouvir as notícias, Paulo alerta sobre o cuidado quanto aos argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana.

        Devido aos argumentos, segundo o apóstolo Paulo, sem valor, vindos da sabedoria humana, as pessoas estavam sendo confundidas. E essa confusão trazia dúvidas e incertezas.
 

         Muitas dúvidas do nosso tempo, presentes em nossas congregações e vida cristã, também o eram na época do Novo testamento. Dúvidas transformadas em perguntas: “Como pode eu sendo velho nascer de novo?” (Nicodemos). “O que posso fazer para herdar a vida eterna?” (Jovem Rico).
        Essas questões e tantas outras, já respondidas por Jesus, levaram muitos líderes religiosos a formularem respostas e alternativas humanas. Respostas fundamentadas em argumentos sem valor.
        O “sem valor” é apenas espiritual, pois financeiramente, muitos desses líderes enriquecem. Seus argumentos “sem valor” espiritual atraem uma multidão de consumidores.
        Para suprir dúvidas e dar uma verdadeira resposta a questões fundamentais da fé cristã, a Igreja Cristã, da qual a IELB faz parte, se propõe a comunicar a Vida, a mesma Vida comunicada pelo apóstolo Paulo. Comunicação essa que o levou a cadeia: Cristo nos dá vida plena.
        Os Colossenses, como dito por Paulo em sua carta, haviam recebido o presente gratuito de Deus: a salvação em Cristo. Mas essa fé estava sendo atacada por um grupo de pessoas. Esse grupo usava argumentos sem valor, baseados em filosofias mundanas, para distorcer a mensagem cristã e apontar para outro caminho de salvação.

        Um caminho contrário a Bíblia, mas um caminho agradável e percorrido por muitos.

        Há os que indicam que é necessário percorrer pelo caminho do cumprimento da lei como um requisito à salvação. Outros vivem suas vidas sendo orientados e guiados por “supostos” poderes cósmicos, astrologia, feitiçaria, espiritismo, etc.

        Paulo ficou extremamente preocupado com essa notícia. E essa preocupação o motivou a escrever a carta aos Colossenses. E nessa, anuncia que todos os cristãos para que tenham cuidado.
         1 - Para não se tornarem escravos da lei novamente. Em Jesus Cristo os colossenses estavam libertos dos requisitos da lei.
        2 – Para não abandonar o salvador Jesus Cristo. Pois, Jesus dominou todos os poderes espirituais.

        Argumentos sem valor e com fundamentação humana havia penetrado na congregação “luterana” de Colossos. Muitas dúvidas passaram a assaltar aquelas pessoas. E a dúvida os levou de um estado de esperança e tranquilidade para o desespero e o medo.

        Uma semente de dúvida põe a perder a mensagem salvadora. Devido a isso, precisamos nos questionar com sinceridade e franqueza: Em matéria espiritual, quais são as nossas dúvidas? Onde buscamos respostas?

        Infelizmente, “guiados pela velha natureza,” inúmeras vezes buscamos em argumentos sem valor, em fundamentos humanos, em princípios filosóficos.

        É mais racional e lógico crer em reencarnação (Kardecismo), em transmigração da alma, (hinduísmo) do que crer de fato na única verdade, de que em Cristo temos Vida plena.

        A população está cheia de duvidas, anda receosa por uma resposta que a satisfaça. E nessa busca de resposta, igrejas andam vazias, pessoas perderam a credibilidade na resposta bíblica. Será que é justificável? Sim e Não.

        Sim – pois as dúvidas são pertinentes e muitos líderes por não conhecerem a verdade Bíblica que tem Jesus como centro de toda a verdade, baseados em argumentos humanos, não sacia a sede das pessoas com uma resposta verdadeiramente bíblica.

        Não – pois não procuraram no lugar certo. Mesmo tendo sido orientados por líderes eclesiásticos, a verdade que está contida nas páginas das Escrituras Sagradas não lhes foi verdadeiramente comunicada.

        Não se deve apenas ler a Bíblia e dizer o que se pensa d texto. A verdade a ser comunicada pela Igreja Cristã e que é Comunicada pela própria Palavra de Deus é que Cristo nos dá vida plena.

        Mesmo como cristãos, frequentadores assíduos dos cultos, estudos bíblicos e departamentos, precisamos cuidar, pois as dúvidas também nos assaltam. Vejamos um exemplo:

        Quem aqui tem certeza da vida eterna? Esse assunto, ainda traz dúvida e muitos questionamentos. E ao se buscar uma resposta satisfatória, muitas são os argumentos sem valor para os quais líderes e pessoas apontam. E muitos desses argumentos sem valor entram em nossos lares e acabam se tornando supostas “verdades.”

        Podemos ter certeza da vida eterna? De onde podemos tirar essa certeza?

        No v. 10 Paulo diz: “e, por estarem unidos com Cristo, vocês tem essa natureza. Ele domina todos os poderes e autoridades espirituais.” Em outras palavras Paulo quer dizer: “Cristo é a plenitude da vida.” E sendo ele a plenitude da vida, não precisamos nos agarrar nas leis, nos poderes cósmicos, na astrologia, nos anjos, e nem precisamos nos iludir na reencarnação e transmigração da alma.

        Cristo é vida plena – e essa vida plena nos foi dada pelo batismo. No batismo fomos sepultados com Cristo. No batismo ressuscitamos com Cristo.

        Cristo é vida plena – todos nós estávamos perdidos e condenados por causa dos nossos pecados. Pelo batismo passamos a ter fé em Jesus Cristo. E pela fé em Jesus Cristo, Deus perdoou e perdoa todos os nossos pecados.

        Cristo é vida plena – cada ser humano tinha uma dívida com Deus. Essa dívida de maneira nenhuma poderia ser paga através do cumprimento da lei, pois nenhum ser humano é capaz de cumprir a lei. Deus então enviou seu filho Jesus que veio e pagou a conta por nós. Esse pagamento aconteceu pela sua crucificação. A crucificação é o encravamento da nossa conta na cruz. E em Jesus podemos ter certeza da salvação. E os argumentos sem valor nos querem afastar de Jesus Cristo.

        É mais fácil para a razão humana aceitar os argumentos sem valor. A pessoa facilmente aceita a ideia de que o cosmos gira em função de aquário e sendo do signo de câncer, sair com uma roupa cor marrom que algo de bom vai lhe acontecer, do que orar e confiar em Deus.

        Somos convidados a crer. Crer no Deus que prometeu nunca nos abandonar e que em seu Filho Jesus veio ao nosso encontro.

        Os Colossenses passavam por dúvidas. Dúvidas lançadas com um único objetivo: afastá-los de Cristo. Paulo alertou, tenham cuidado. Esse mesmo alerta vale pra mim e pra você. Tenhamos cuidado com as ideias transmitidas pelas novelas, pelos filmes e pelos programas de televisão. Continuemos em Cristo que é vida plena. Afinal, foi ele quem morreu por nós. Pagou a nossa dívida com Deus. Venceu o diabo, a morte e o inferno por e para nós.

        Cristo é vida plena – não há vida em outro ser ou em outro argumento humano seja esse o valor que possua.

        Cristo é vida plena – por isso vamos continuar enraizados, edificados e firmes em Jesus Cristo.

        Pois recebendo a verdadeira comunicação da Vida, estaremos ainda mais enraizados, edificados e firmes em Cristo. E dessa maneira, a cada novo dia, estaremos mais bem preparados diante das dúvidas e dos argumentos sem valor que nos querem afastar de Jesus.

        Aproveitemos enquanto a Vida nos é comunicada e nos alimentemos dessa comunicação.
        Louvemos a Deus pela oportunidade de ouvir a sua Palavra, de receber o seu corpo e o sangue, dados com e sob o pão e o vinho.
        Que vivamos nosso batismo diariamente nos arrependendo dos nossos pecados e nos apegando em Jesus Cristo.
        Cristo é a vida plena - estando enraizado, edificado e firme em Jesus. Pois, enraizado, edificado e firme em Jesus é estar convicto da maravilhosa obra de Jesus Cristo por nós. E essa convicção é encontrada e dada no Batismo, na Palavra e na Santa Ceia. E isso não quer dizer que preciso fazer algo. A verdade, é que nesses meios da graça, Deus se encontra comigo. Nesses meios da graça, Deus efetua em mim a sua maravilhosa obra. Dando-me a salvação eterna e fazendo que Cristo seja para mim a vida plena.
 
 

 Edson Ronaldo Tressmann
44 – 9856 8020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...