terça-feira, 16 de julho de 2013

“Ó Senhor, ouve-me quando eu te chamar! Tem compaixão e responde-me.”


21/07/13 – 9º Domingo após Pentecostes

Sl 27. 7 - 14; Gn 18. 1 - 10; Cl 1. 21 - 29; Lc 10. 38 - 42

Tema mensal: Férias? Apenas escolares! Das lições não!

Tema:Ó Senhor, ouve-me quando eu te chamar! Tem compaixão e responde-me.

 
   Queridos alunos da Igreja Cristã, reunida na escola da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), e pelo blog, alunos de outras instituições religiosas, estamos na nossa lição semanal para aprender sobre a oração. Oração de Davi.
        Dos versículos 7 ao 12 temos dez pedidos:

        1 – Escuta

        2 – tem piedade

        3 – responde-me

        4 – não te escondas de mim

        5 – não me rejeite

        6 – não me deixe

        7 – não me abandone

        8 – ensina-me a fazer a tua vontade

        9 - me guie por um caminho seguro

        10 – não me entregues aos meus inimigos


        A motivação para orar e fazer esses pedidos a Deus está em saber e reconhecer que Deus é libertador e ajudador, auxílio e salvação.

        O salmista se considera em marcha, em movimento, dentro da sociedade, ao longo de sua vida, em conjunturas perigosas. E assim invoca o Senhor como guia na sua caminhada.

 
        E a vida cristã é uma vida de caminhada. E para essa vida cristã é importante a Oração. Em Jesus temos acesso a Deus, e essa comunhão com Deus se mostra na oração.

        De acordo com nossos dogmáticos, com justiça a oração cristã foi definida como “comunhão do coração crente em Deus.” Mas, lembremos que não são as palavras do cristão necessárias para fazer da comunhão com Deus uma oração, assim como anuncia o profeta: “Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei” (Is 65.24). Mas nem por isso podemos considerar a oração como supérflua. Deus deseja que tenhamos intimidade com ele através da nossa comunhão pela oração.

        A oração faz parte da vida cristã. Abraão estava em oração quando ergueu a cabeça e viu os três homens que o visitaram para dar-lhe junto com Sara a certeza de que Deus cumpriria sua promessa.

        Sendo a vida cristã uma caminhada. Essa se torna cansativa e por muitas vezes acaba-se por desanimar da mesma.
   Nessa caminhada, muitas outras coisas se tornam atrativas. E diante dessas atrações deixamos de orar. Mas, o que atrapalha o cristão a usufruir da sua comunhão com Deus, o impedindo de ter momentos de oração ao longo da sua caminhada? Ao destacar algumas frases de Lutero sobre a necessidade de oração, buscaremos responder essa questão.


Sinto, às vezes, que fiquei frio ou perdi a vontade de rezar por causa do trabalho ou de pensamentos estranhos.


Por isso é bom que a oração seja a primeira atividade da manhã e ultima noite.

 
É certo que podem surgir tarefas diferentes, tão boas ou até melhores do que a oração. Principalmente se houver necessidade.


precisamos cuidar para não nos desacostumar da oração.
 

não podemos encontrar cristão sem oração, assim como não podemos encontrar ser humano sem pulsação, ...
 


a gritaria, dos ...., não é oração nem louvor a Deus. Pois não a entendem e nada aprendem dela

 

 
 

oração é proteção e defesa contra qualquer adversário e um cristão ou dois, com está única petição, serão nosso muro, como uma muralha de ferro.

 

Se o cristão não ora para Deus fazer o controle, diz Lutero, o diabo toma totalmente conta do adversário. O Pai nosso não sugere um programa para Deus, mas nos inclui no plano de Deus.

 

os cristãos sabem que o verdadeiro orar é a obra mais alta e mais difícil na terra, e o maior culto a Deus e exercício da fé.

 

        Depois enumerar 9 frases que mostram desde os motivos que nos levam a deixar de orar até a importância e necessidade de orar, a questão que precisa ser respondida é: O que torna a oração um momento tão especial?

        Orar é um momento tão especial, porque vemos a comunhão íntima entre criatura, que é pó e cinza (Gn 18.27), que é pecador e inimigo de Deus, (Rm 8.7; 5.8) com o criador (Sl 5.1 – 7). Nós diante de Deus. Implorando. Agradecendo.

 
        Essa comunhão entre a criatura e o seu Deus, só é possível por ter havido renascimento. E esse renascimento aconteceu no Batismo, ou seja, esse renascimento foi obra de Deus. E a oração é demonstração, testemunho de que podemos falar com Deus por que Ele tornou isso possível. Em Jesus voltamos a Deus e por Jesus recebemos a certeza de que Deus ouve todas as nossas orações e as atende a seu modo e tempo. Por isso, assim como orou o salmista, também podemos orar: “Ó Senhor, ouve-me quando eu te chamar! Tem compaixão e responde-me.” Amém!

 

 Edson Ronaldo Tressmann

44 – 3462  2796 ou 9856  8020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...