segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos


Tema do mês: Fundamentados em Jesus – “com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos” (Sl 119. 7)
04/11/12 – 23º Domingo após Pentecostes

Sl 119. 1 - 8; Dt 6. 1 - 9; Hb 9. 11 - 14; Mc 12.28 - 37
Tema:  Com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos

         O tema do mês de novembro na paróquia de Querência do Norte é Fundamentados em Jesus – “com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos (Sl 119. 7). Por isso, Deus já desde o antigo testamento insistiu na disciplina do inculcar.
         Perdemos a disciplina. E a falta de disciplina se reflete na falta de educação. E se levarmos em consideração o fato de que outubro é o mês da educação teológica na IELB, novembro, o mês da Mordomia e também o ultimo mês em que iremos abordar o tema: Fundamentados em Jesus, as palavras de Moisés em Deuteronômio nos levam ao fundamento doutrinário que está quase em desuso entre nós. Ouçamos: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” (Dt 6. 4 – 9)
         As palavras tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te são palavras a um povo que está no deserto recebendo instrução para instruir as futuras gerações. Esse inculcar levaria a unidade, a identidade e claro o retorno ao fundamento.
         E para iniciarmos esse novo mês, novembro e a nova temática que é: Fundamentados em Jesus – “com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos” (Sl 119. 7), convido a você para que meditemos um pouco sobre os justos ensinamentos de Deus. E para que haja ensino é necessário um manual. O manual do cristão é a Bíblia. No entanto, a Bíblia não é compreendida por todos, por se tratar de um livro complexo, grande e de difícil compreensão. Hora as palavras bíblicas parecem ter clareza e coerência, horas parece ser incompreensível e contradizente com aquilo que foi dito anteriormente.
         Levando isso em consideração, queremos abordar um pouco sobre a importância e necessidade do catecismo. O catecismo não é maior, nem mesmo melhor que a Bíblia. Mas, o mesmo é o raio de sol. O Sol é a Bíblia, e o catecismo é um raio desse sol que nos ilumina. É a Bíblia do leigo, da serva e do jovem.

         Vamos relembrar algumas coisas importantes.
         1 – Quem escreveu o catecismo Menor?
         O Dr Martinho Lutero em 1529.
         2 – O que motivou Lutero escrever os Catecismos?
         Lutero fez visitas no eleitorado de Messein, entre 22 de outubro de 1528 e 9 de janeiro de 1529. vejam qual foi a sua reação: “A lamentável e mísera necessidade experimentada recentemente, quando também eu fui visitador, é que me obrigou e impulsionou a preparar este catecismo ou doutrina cristã nesta forma breve, simples e singela. Meu Deus, quanta miséria não vi! O homem comum simplesmente não sabe nada da doutrina cristã, especialmente nas aldeias. E, infelizmente, muitos pastores são de todo incompetentes e incapazes para a obra do ensino. (A mesma coisa se queixou Leonardo Martini, bispo de Mântua na Itália, que um dos principais colaboradores na feitura do catecismo romano). Segue Lutero: “Não obstante, todos pretendem o nome de cristãos, estão batizados e fazem uso dos sacramentos. Não sabem nem o Pai Nosso, nem o Credo, nem os Dez Mandamentos....
         Lutero escreveu simultaneamente dois Catecismos: O Maior e o Menor, ambos foram completados em 1529.
         No catecismo Maior, no segundo prefácio Lutero explica o termo catecismo: “Empreendemos esse sermão com a finalidade de que sirva de instrução a crianças e pessoas simples. Essa também é a razão por que desde a antiguidade se lhe chama em grego catecismo, isto é, instrução para crianças. Todo cristão, necessariamente, o deve conhecer. A quem o ignora não se poderia contar entre os cristãos, nem admiti-lo a qualquer sacramento”. Inculcar é instruir. E essa instrução acontece no dia-a-dia.
             Diz o texto bíblico: Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
         Lutero quando usou o termo catecismo, o fez de muitos sentidos: 1 – ato no ensinar o básico da religião cristã; 2 – material de instrução; 3 – Conteúdo de um livro; 4 – próprio livro.
         Lutero além de escrever o catecismo sempre pregava sobre o catecismo. Em 18 de maio e 14 de setembro de 1528, ele diz que “o catecismo é instrução ou ensino cristão” que deve estender-se, após o batismo, a todas as crianças e aos jovens e adultos sem preparo na doutrina cristã, pois “cada cristão precisa necessariamente conhecer o catecismo”.
         Lutero chama o catecismo da “Bíblia dos Leigos”, por ser o “sumário da Escritura toda”. O catecismo não foi inventado pela igreja para que as crianças passassem por um sacrifício. O catecismo existe para que tenhamos um aprendizado maior e melhor das Escrituras Sagradas.
         Naquela época Lutero observou que para a instrução religiosa havia apenas livrinhos como “Jardinzinho da Alma e Paraíso da Alma”. E esses livretos Lutero queria acabar com eles, pois havia orações aos santos, listas de vícios e virtudes, mas nada que falasse a respeito da essência do cristianismo, revelado no evangelho.
         Para isso, Lutero convocou as três grandes ordens sociais: O pastorado; família; autoridade civil; que é o mesmo que ordem eclesiástica; ordem econômica; ordem política. Assim ele iria difundir o catecismo. Pois como ele mesmo dizia: “mesmo como doutor quero permanecer aluno do catecismo sempre”.
         Então os dois grandes motivos foram: A situação espiritual deplorável e a preocupação com a educação cristã.
         3 - Porque toda essa preocupação de Lutero? O que estava em jogo era o cristianismo. Não bastava apenas ser batizado para enfrentar a vida. Era necessário um continuo alimento da Palavra de Deus.
         Lutero em sua Missa alemã na Ordem do culto deixou expresso: “Um cristão não precisa do batismo, da palavra e do Sacramento na qualidade de Cristão, uma vez que já possui tudo, e sim, na qualidade de pecador.
         Diante do pecado, a fé precisa refletir sobre seu conteúdo, para que, o povo simples e o jovem cristão sejam diariamente exercitados e educados na Escritura e na Palavra de Deus, para que fiquem familiarizados com a Bíblia, e assim se tornem hábeis, versados e sábios nela, prontos para defenderem sua fé e, no devido tempo, ensinarem a outros a ajudarem a expandir o Reino de Cristo.
         Esta é a tarefa das três ordens. Tanto que a sua ultima frase no catecismo Maior é: “pois todos eles têm de ajudar-nos a crer, amar, orar e lutar contra o diabo”.
         4 - Qual era o objetivo de Lutero com isso? Instruir a todos nas verdades bíblicas. Mas, Lutero preparou o ensino na igreja para que os pais aprendam e possam, depois, ensinar aos filhos e servos em casa, onde ele próprio na pode, normalmente entrar. O mesmo diz o salmista: com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos” (Sl 119. 7). Se não há conhecimento e compreensão da justiça de Deus, não há louvor. Lutero é exemplo disso. Ele odiava a expressão justiça de Deus por não compreendê-la, mas tendo a compreendido pelo estudo da Bíblia, passou a dedicar todos seus esforços para que mais e mais pessoas compreendessem essa mensagem. Eu louvarei ao meu Deus, à medida, em que for aprendendo os teus justos ensinamentos.
         O Catecismo Maior surgiu da série de três sermões de Lutero em 1528. Em Wittemberg o pastor estava ausente e Lutero usou o púlpito de 18 – 30 de maio; 14 – 25 setembro; 30 de novembro à 19 de dezembro. Por isso no prefácio do Catecismo Maior Lutero o chama “este sermão”.
         Como está o uso do catecismo entre nós? Lutero se esforçou anos para de uma forma resumida ensinasse ao povo as verdades centrais da fé cristã. Infelizmente, por não termos a disciplina de inculcar em nossos filhos as verdades da fé cristã, o catecismo chegou ao que se diz hoje: “Catecismo, chega de decorar, isso é ultrapassado. Relembremos a importância dada a repetição, e quem disse isso foi Deus por meio de Moisés: Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” (Dt 6. 4 – 9) e sendo assim, “com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos” (Sl 119. 7).
         O Catecismo Menor foi escrito para instruir por meio de perguntas e respostas, pois por meio da memorização era fácil o aprendizado e o ensino na família. Por outro lado o catecismo maior também era para ser lido na família, mas seu objetivo era servir de substrato para os sermões de pastores. O próprio Lutero fazia uso constante dele.
         O mais impressionante é que Lutero escreveu o Catecismo Menor sem nenhuma polêmica e os dois catecismos sem terminologias teológicas eruditas. Ele colocou diante do povo aquilo que é essencial: a salvação pela fé e a vida cristã. Isso distribuído em 7 partes no catecismo menor de uma forma magistral. Vale à pena estudar esse livro, a Bíblia dos leigos, todos os dias.
         Antes de encerrar o assunto:
         Depois dessa resumida explicação: Porque o catecismo de Lutero naquela época deu certo? As ordens estavam envolvidas seriamente nesse ensino. Houve seriedade na instrução. E quando foi que o povo de Deus se desviou dos caminhos do Senhor? Quando por indisciplina deixou de inculcar em seus filhos tudo o que Deus havia ensinado.

         Deixar de inculcar em nossos filhos as verdades centrais da fé cristã, é abandonar o verdadeiro fundamento que é Jesus. Toda a Escritura sagrada, bem como toda a doutrina cristã se resumo em só ponto: JESUS. E que Jesus seja para nós a motivação para termos disciplina no inculcar nos nossos filhos as verdades cristãs. Pois, fundamentados em Jesus – “com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos (Sl 119. 7).
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Livro Base: Volume 7. Obras Selecionadas de Lutero, pp. .315 – 470.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...