terça-feira, 23 de outubro de 2012

Uma vez por todas


Tema do mês: Assim como crianças precisamos aprender!
28/10/12 – 22º Domingo após Pentecostes
Sl 126; Jr 31. 7 - 9; Hb 7. 23 - 28; Mc 10. 46 - 52
Tema: Uma vez por todas.

Ele não é como os outros Grandes Sacerdotes; não precisa oferecer sacrificios todos os dias, primeiro pelos seus próprios pecados e depois pelos pecados do povo. Ele ofereceu um sacrifício, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo

        Você compreende a expressão “uma vez por todas”?
        As Escrituras empregam duas palavras gregas que significam “de uma vez por todas.” No livro de Hebreus essa expressão aparece em 12 diferentes versículos. “Uma vez por todas” em Hebreus trata dos seguintes aspectos: pessoa de Jesus, oferta e sacrifícioAs duas palavras gregas para a expressão “de uma vez por todas” são:  legomena. Essa palavra expressa algo que nunca mais precisa ser repetido. Descreve algo pérpetuo, válido, permanente, duradouro e eterno. E ephapax, a qual o significado é o mesmo da palavra legomena. Mas, em ephapax temos a preposição grega epi. Esta adição não está ali por acaso. Sendo a Bíblia a própria palavra de Deus, é necessário entender que essa preposição fortalece e intensifica a palavra original, hapax. Isso significa que enquanto a palavra legomena significa válido, Ephapax de forma intensiva significa para sempre válido.
        Assim como crianças precisamos aprender que a expressão “de uma vez por todas” apresenta algo que diferencia o sacerdócio de Jesus dos outros sacerdotes.
        De acordo com o autor do livro de Hebreus, mesmo que não saibamos 100% quem ele é, aprendemos sobre a superioridade do sacerdócio de Jesus. Ele identifica Jesus como sumo sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque. Mas quem é Melquisedeque?
        Melquisedeque aparece na história bíblica em Gn 14. 18 – 20. Conforme um termo teológico, definimos Melquisedeque como um antítipo de Cristo. É um sacerdote do Deus altíssimo. A superioridade do sacerdócio de Melquisedeque sobre o sacerdócio de Levi aponta para a superioridade do sacerdócio de Jesus sobre o de Arão. Mas, sendo Melquisedeque um sacerdote superior, porque era necessário um sacerdócio superior a ele? Os sacerdotes vinham da tribo de Levi. Jesus veio da tribo de Judá. A lei mosaica não dizia nada sobre os sacerdotes serem da tribo de Judá. Com Jesus o sacerdócio foi mudado. Essa mudança acarretou mudança na lei. Jesus não era sacerdote pela lei. Jesus é a certeza e garantia de um novo sacerdócio e de uma nova lei, uma nova aliança (Hb 7. 20 – 22). Jesus é um sumo sacerdote superior. Os sacerdotes leviticos eram fracos e pecadores. Jesus é santo e imaculado. Jesus, diferentemente dos sacerdotes leviticos, não precisava fazer oferenda por si mesmo. Assim como Melquisedeque, Jesus é um sumo sacerdote superior.
        Jesus foi feito um sumo sacerdote por um juramento de Deus, conforme Sl 110.4. Conforme Hb 7.3 sabemos que o sacerdócio de Melquisedeque não tem fim. Isso vale para Jesus. Os sacerdotes leviticos sempre precisavam ser substituídos, Jesus não.
        Em Jesus o povo encontra salvação que os sacerdotes leviticos não podiam dar. O sacerdócio de Jesus foi e é superior, pois ele mesmo foi o sacrifício. Ele se ofereceu em sacrifício.
        Os sacerdotes levitas precisavam sacrificar animais por diferentes pecados do povo e por eles mesmos. A repetição se devia ao fato de que seus sacrifícios não tinham poder permanente. A oferta de Jesus, no entanto, não precisa ser repetido, ele vale de uma vez por todas.
        Assim sendo podemos afirmar junto com o autor da carta aos hebreus que: “Ele não é como os outros Grandes Sacerdotes; não precisa oferecer sacrificios todos os dias, primeiro pelos seus próprios pecados e depois pelos pecados do povo. Ele ofereceu um sacrifício, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.” Amém!

(Vale à pena continuar estudando o termo ephapax nas outras 5 ocorrências em Hebreus: 9.12; 9.26; 9.28; 10.2; 10.10).


Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Um comentário:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...