terça-feira, 4 de setembro de 2012

Anime-se, pois o nosso Deus está aqui

09/09/12 – 15º Domingo após Pentecostes
Sl 146; Is 35. 4 - 7; Tg 2. 1 – 10, 14 - 18; Mc 7. (24 – 30) 31 - 37
Tema: Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui.
Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.” Então os cegos verão, e os surdos ouvirão; os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas. A areia quente do deserto virará um lago, e haverá muitas fontes nas terras secas. Os lugares onde agora vivem os animais do deserto virarão brejos onde crescerão taboas e juncos. (Is 35. 4 – 7)

Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: — “Efatá!” (Isto quer dizer: “Abra-se!”) E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam: — Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem! (Mc 7. 31 – 37)

         Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.” (Isaias 35. 4)

         Só Deus pode intervir para solucionar a maior desgraça humana. Só Deus em Jesus pode nos fazer comunicar com ele novamente.
         Na época do profeta Isaias o povo estava recebendo a noticia de que seriam exilados e acabaram sendo exilados para a babilônia. No exílio não havia ânimo, certeza e esperança. Estavam todos muito tristes, pensavam que Deus os havia abandonado. E nessa situação, ouvimos pela boca do profeta a notícia maravilhosa: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.


         Nosso Deus está aqui.
         Como?
         Pela palavra da promessa da libertação.
         No atual contexto religioso brasileiro que vivemos é importante que descubramos qual é a libertação a qual a Bíblia verdadeiramente se refere. Pois, infelizmente a libertação, a qual, muitos pregadores se referem, está causando uma verdadeira paralisação nas pessoas. É como se tivéssemos um exercito cristão em greve. E a greve é para reivindicar aquilo que supostamente lhes pertence. Meditar nas palavras do profeta Isaias, juntamente com o acontecimento na vida de Jesus é fundamental para esses dias conturbados, onde se busca ânimo em coisas as quais Jesus já havia alertado, “não vos preocupeis com o dia de amanhã.
         Nosso Deus está aqui.
         Em Jesus Deus veio ao nosso encontro e nos libertou dos nossos maiores inimigos: do poder do diabo e da morte eterna.
         Nosso Deus está aqui. Então anime-se!
         A certeza da presença de Deus é uma noticia que nos leva a ação. Pois, viver sem esperança, ou presos a essa vida, neutraliza as ações.
         Na época de muitos dos profetas do antigo testamento, encontramos o povo exilado. E um povo vivendo seu exílio, estava sem esperanças. E sem esperança e perspectiva, facilmente cediam à tentação de que Deus os havia abandonado.
         Nosso Deus está aqui.
         É a mensagem para nós que estamos vivendo dias em que Deus parece estar longe. Passamos pelas mais variadas situações. São dificuldades econômicas, doenças, sofrimentos, perseguição. E Deus parece que está longe. Parece que se esqueceu do seu povo.
         Nosso Deus está aqui.
         Onde Deus está presente?
         Na pregação da palavra de Deus de forma clara e bíblica; Deus está presente no Batismo; está presente na Santa Ceia.
         Quando viemos à igreja, viemos para nos encontrar com nosso Deus. E esse encontro não é para cobrança de alguma bênção. Ou para libertação de um suposto encosto, ou coisa semelhante.
         Nosso encontro com Deus é justamente um encontro de amor. Onde Deus nos ama. E seu amor é manifestado através das bênçãos às quais ele derrama sobre nós, sem o nosso merecimento. Deus se encontra conosco por seus meios da graça. E pelos meios da graça nos oferece e dá, perdão, vida e salvação.
         Muitas vezes, por querermos tanto adquirir coisas neste mundo, queremos que nosso encontro com Deus seja manifestado por ferraris e mansões. E assim, vivemos nossa vida sem ânimo, pois parece que Deus se esqueceu de nós.
         Nosso Deus está aqui.
         A presença de Deus é ignorada não só pelas pessoas, mas por muitas igrejas e seitas. A presença de Deus deixou de ser vista nos meios da graça e passou a ser conquistada pelo desgraçado pecador que não pode se aproximar de Deus.
         Deus se encontra conosco pelo Batismo, pela Pregação da Palavra e Santa Ceia. Viver sem esse verdadeiro encontro, e viver sem esperança e fundamento. E quando se vive sem esperança e sem fundamento, se vive como um ser vegetativo, sem ânimo.
         Deus se encontra conosco e pela sua palavra nos diz palavras de independência. E hoje pela boca do profeta ouvimos a palavra de independência: Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.
        Nosso Deus está aqui.
        Em Jesus, Deus se encontra conosco. O segundo artigo do Credo na explicação de Lutero diz: “Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, é meu Senhor. Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem aventurança, assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente. Isto é certamente verdade
         Em Jesus, como sua morte ele nos tirou das trevas, ele nos libertou eternamente.
         Nosso Deus está aqui.
         O evangelista João Marcos, em seu evangelho narra o episódio de um encontro. Jesus se encontrou com um homem cego e que quase não podia falar. Nesse encontro observamos que mesmo em meio a uma multidão é curioso o fato de Jesus tê-lo tirado do meio da multidão.
         Jesus o tirou do meio da multidão.
         Jesus com sua morte e ressurreição nos tirou do meio de enorme multidão. De uma multidão que vive sua vida acomodada. Sem ânimo, sem esperança. Tendo nos tirado da multidão, Jesus nos mostra, a verdadeira alegria. Ele com sua libertação eterna nos dá uma verdadeira injeção de ânimo.
         O encontro de Deus conosco em Jesus não se deve ao fato de possuirmos as coisas, mas justamente por necessitarmos de algo muito maior, a salvação. Não que Deus nos deixa sem suprimentos nesse mundo. Afinal, Jesus nos ensinou a orar: o pão nosso de cada dia nos dá hoje. A questão é que precisamos estar agradecidos a Deus pelo que temos recebido dia após dia. Nossa alegria, nosso ânimo não se deve aos bens materiais.
         Quando Jesus nos leva “à parte”, “nos retira da multidão” quer focar nossa mente na certeza de que ele nos oferece e dá algo realmente esplendoroso e que nos motiva e anima a de fato servirmos com e em alegria.
         Nosso Deus está aqui.
         Deus quer ter um momento a sós com a nossa alma. Ou seja, ele nos leva a reflexão sobre o que de fato temos e não temos. E aquilo que não temos, não deve nos paralisar, pois, aquilo que verdadeiramente temos, a salvação nos leva a agir sem medo, com ânimo, alegria e dedicação.
         Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.
         Vivemos dias de insegurança total. Vivemos cercados pelo medo. Medo de uma crise que assolou países ao redor do mundo, e quem sabe pode chegar ao Brasil. Vivemos com medo da violência, do tráfico de drogas, das injustiças, sejam elas sociais ou no caso de absolvição de pessoas corruptas, assassinos, etc. E nesse contexto, Deus nos transmite ainda hoje suas palavras: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui.
         Como cristãos estamos no meio desse vendaval. Estamos vivendo dias de crise, pânico, terror. Mas, Deus em seu amor e misericórdia nos transmite a certeza de que ele está aqui. E se ele está aqui com e nos seus meios da graça, Palavra, Batismo e Santa Ceia a nós cabe usufruir e nos animar.
         Nosso Deus está aqui.
         Como?
        Pela palavra da promessa da libertação.
        No atual contexto religioso brasileiro que vivemos é importante que descubramos qual é a libertação a qual a Bíblia verdadeiramente se refere. Pois, se formos ouvir e dar crédito as muitas pregações distorcidas que existem por ai veremos que o ânimo está entrelaçado às coisas materiais. Dizem que ser cristão é ser próspero. A prosperidade é resultado de que Deus está contente com você. Mas, tudo isso, não passa de distorção da palavra de Deus. Os bens materiais, mesmo que necessários, são passageiros. Os bens materiais até nos animam, mas é um ânimo que dura até o próximo lançamento.
         Nosso Deus está aqui.
         A certeza de que Deus está aqui, pelo Batismo, pela Pregação da Palavra e pela Santa Ceia, nos anima. Deus continua vindo ao nosso encontro em meio aos nossos medos e tremores a nós pecadores. Vindo ao nosso encontro pela Pregação da Palavra anuncia a palavra de independência e dependência: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui.
         Animem-se, mesmo em meio às fraquezas, injustiças e tentações, pois Nosso Deus está aqui. Está aqui de um jeito simples e concreto pelos meios da graça para oferecer e dar aquilo que você mais necessita: a salvação, através do perdão dos pecados. Oferecendo e dando a salvação, quer que você viva sua vida que já é eterna, animado e contente, sem medo das coisas desse mundo que apenas podem matar seu corpo.
         Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui.” Amém!
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...