terça-feira, 18 de setembro de 2012

SUPERANDO OS SENTIMENTOS QUE SEPARAM UMA CONGREGAÇÃO

23/09/12 – 17º Domingo após Pentecostes
Sl 54; Jr 11. 18 - 20; Tg 3. 13 – 4.10; Mc 9. 30 - 37
Tema: SUPERANDO OS SENTIMENTOS QUE SEPARAM UMA CONGREGAÇÃO.

         Quem acompanha as novelas sabe que todas apresentam, mesmo que fictícios, personagens que reproduzem acontecimentos do dia-a-dia. Entre os muitos personagens, as novelas sempre apresentam o pior tipo de ser humano: egoísta e implacável. Sempre há aquele personagem na novela que causa discórdia, alimenta a intriga e as rivalidades. As novelas apresentam personagens que fazem qualquer tipo de coisa para arruinar a vida das pessoas que elas odeiam e invejam e assim sentem-se felizes e realizados.
         O apóstolo Paulo quando escreveu a Tito disse: “Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo o tipo e passávamos a nossa vida no meio da malicia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles” (Tt 3.3). Paulo ao dizer isso, falava de si mesmo e dos outros.
         Muitas pessoas eram assim antes da conversão, muitos ainda não convertidos são assim. Muitas vezes vivemos nossas vidas pensando que as coisas acontecem somente em filmes ou novelas, ou até, pensamos que acontecem apenas fora da igreja. E hoje, ao lermos Tiago, observamos que inveja, rivalidade, contenda, também acontecem dentro da congregação. Infelizmente entre os cristãos os sentimentos que separam também estão presentes.
         Tiago 3.16 diz: “Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins e em Tiago 4.1 é dito: “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”. Isso indica que havia brigas e lutas entre os cristãos. E diante desse triste fato dentro da congregação, Tiago aconselha: “Existe alguém entre vocês que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria” (Tg 3.13). Sendo concebidos em pecado, permanece em nós a velha natureza. E por causa dessa velha natureza sempre ouvimos a razão e o mundo e a carne. E tendo esses dois aliados, o mundo e a nossa carne, o Diabo fez um grande estrago nas congregações espalhadas pelo império. Estrago esse que continua fazendo entre nós.
         O pastor Tiago diagnosticou o problema. E com o diagnostico em mãos, assim como um médico faz com seu paciente, receitou o medicamento correto. Tiago anuncia que Jesus Cristo oferece três coisas que ajudariam as congregações a superarem seu grave problema. Jesus oferece: Graça ou Perdão; seu amor; sua sabedoria.
         SUPERANDO OS SENTIMENTOS QUE SEPARAM UMA CONGREGAÇÃO.
         Tiago diz: “Porém a bondade que Deus mostra...” (4.6). A palavra bondade significa “perdão que Deus dá a toda pessoa humildemente arrependida”. O capítulo 4 de Tiago é um convite ao arrependimento.
         No mundo, as rivalidades e as discórdias criam inimizades que na maioria das vezes duram gerações. Exemplo disso é a discórdia entre judeus e palestinos. A Bíblia também apresenta situações de rivalidades entre os edomitas e os israelitas, entre judeus e samaritanos.
         As discórdias são verdadeiros círculos viciosos, a não ser que alguém se arrependa e reconheça que está agindo de uma maneira contrária a vontade de Deus, não há solução. As partes envolvidas precisam reconhecer seus erros, se arrepender e viver o perdão de Cristo, perdoando-se mutuamente.
         E o perdão parecia algo difícil de ser praticado pelos cristãos a quem Tiago escreve sua epístola. E a dificuldade existia por causa do orgulho e do individualismo. Pedir perdão era o mesmo que se humilhar. E diante dessa barreira, cada cristão estava sendo convidado a olhar para Cristo, que assumiu a forma de homem para salvar a humanidade pecadora.
         Tiago diz: “Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus” (Tg 4.4). Os cristãos haviam se tornado “amigos do mundo”. Pois, se a separação e a exclusão estavam entre eles, coisas que a fé não tolera, foram declarados por Tiago como “inimigos de Deus”.
         A bondade de Deus ainda é oferecida aos homens, mulheres e crianças para que possam superar os sentimentos que separam uma congregação. Deus derrama essa bondade sobre todos, pois “faz nascer sol sobre justos e injustos” e nessa bondade Deus leva o pecador a perdoar 70x7. A bondade de Deus é tão imensa que o apóstolo Paulo diz: “...Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” (Rm 5.8).
         Por amor ao povo, a sua igreja, Cristo oferece sua bondade para que os cristãos superem os sentimentos que separam uma congregação. Através do apóstolo Tiago, Deus deixou a sua igreja conselhos práticos para superarem sentimentos que separam as pessoas. E seus conselhos são: “não falem mal uns dos outros” (Tg 4.11); “sermos pacientes” (Tg 5.7); “não se queixem uns dos outros” (Tg 5.9); “ore” (Tg 5.13); “confessem seus pecados uns aos outros” (Tg 5.16).
         Esses conselhos práticos valem para nós, igreja do século XXI.
         Recebemos pela graça de Deus a oportunidade de ver e reconhecer onde estamos errando. E é importante saber que mesmo pecadores, a Bondade de Deus não é anulada, mas nos capacita a superar nossas falhas. E essa bondade de Deus oferecida a cada um de nós nos dá forças para superar os sentimentos que separam uma congregação.
         SUPERANDO OS SENTIMENTOS QUE SEPARAM UMA CONGREGAÇÃO.
         Para superar os sentimentos que separam uma congregação Jesus nos oferece: Graça ou Perdão; seu amor; sua sabedoria.
         Cristo nos oferece seu amor. Tiago 4.5 diz: “Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” Nessas palavras vemos que há um dom oferecido por Cristo para que a congregação supere sentimentos que a separam. Tiago revela: “os desejos violentos de Deus” ou “amor ciumento de Deus”.
         Deus nos ama a ponto de enviar seu filho Jesus Cristo para morrer por nós. E diante desse amor somos chamados a ser submissos a Ele. Se Ele deu a vida por nós, não quer que dividamos a glória que pertence só a Ele com outros deuses. Relembremos o primeiro mandamento, “Eu sou o Senhor teu Deus não terás outros deuses diante de mim.” Deus faz muita questão se o estamos abandonando e voltando ao mundo. Em amor veio ao nosso encontro em Jesus. E se Ele veio para nos resgatar das trevas, como podemos voltar às trevas? Deus não deseja a perdição do pecador. Por isso, ele não quer nos perder. Ele sente ciúme de nós. Deseja-nos junto dele. E por isso faz de tudo para nos ter junto à Ele. Fez todo o necessário para que a salvação fosse e seja possível, morreu na cruz e oferece esse perdão e amor a todos. Por isso, “...O Espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos”. Deus deseja que tenhamos uma profunda relação com Ele. E o grande Dom dado por Deus a nós é o seu Espírito Santo. Por tudo isso, o amor de Deus por nós é ciumento, não dividido com mais nada e Ele não aceita aquilo que possa atrapalhar esse amor. Paulo diz aos cristãos da Ásia: “E não façam que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará. Abandonem toda a amargura, todo o ódio e toda a raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades” (Ef 4.30-31). O Espírito Santo que gera comunhão, não aceita, fica triste, fica enciumado, quando deixamos seus frutos de lado e damos espaço à carne e assim nos separamos, e estragamos a comunhão que o Espírito dá.
         Tiago convida a cada cristão e cristã a deixar de viver para si mesmo e viver por aquele que morreu e ressuscitou. Todos são amados e valorizados por Deus.
         SUPERANDO OS SENTIMENTOS QUE SEPARAM UMA CONGREGAÇÃO.
         Para superar os sentimentos que separam uma congregação Jesus nos oferece: Graça ou Perdão; seu amor; sua sabedoria.
         A terceira ajuda que Jesus oferece é a sua “sabedoria que desce lá do alto”. Em Tiago 3.15 lemos: “Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.
         Com essas palavras Tiago diz que a sabedoria do mundo é diferente da sabedoria de Deus. A sabedoria humana produz contendas e divisões. A sabedoria de Deus é diferente: “A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacifica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento” (Tg 3.17). E essa sabedoria de Deus é uma grande ajuda contra os sentimentos que separam a congregação.
         Tiago falava de muitas situações entristecedoras que estavam acontecendo nas comunidades. Chama a atenção dos líderes que apesar de muita experiência e conhecimento não estavam agindo sabiamente nessas situações. Por isso já havia alertado quanto ao poder da língua, Tiago 3. 1 – 12, e também: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos” (Tg 1.5).
         Cada dia que passa novos são os conhecimentos. A tecnologia demonstra isso. E em meio a isso, novos são os desafios em questão de relacionamentos e convivência. Mas a dica de Tiago é importante. Busquemos sabedoria que vem do alto, e não nos fiemos na sabedoria humana, que gera confusão, atrito e separação. Precisamos olhar com fé para Cristo, o qual é a sabedoria de Deus.
         Tiago estava enfrentando uma situação de inveja e separação dentro da sua congregação. Ele aconselhou os cristãos da sua época como superar os sentimentos que separam uma congregação. E seus conselhos é justamente aquilo que Deus em Jesus nos oferece: Sua Bondade (Graça ou Perdão); seu amor; sua sabedoria.
         O que esse texto tem haver comigo?
         Tiago escreveu para cristãos da diáspora, ou seja, cristãos espalhados pelo império. E nessa carta alertou o grande perigo que estavam correndo. O perigo de separarem, pois as brigas, as rivalidades, as discórdias não podiam ser mais fortes que aquilo que Cristo oferecia a eles, a bondade, amor e sabedoria.
         Precisamos reconhecer que somos pecadores, e sendo assim, esse texto vem ao nosso encontro e soa como um alerta. Alerta de cuidado para que os sentimentos de inveja e rivalidades não nos separem, mas que sejam, através da Bondade, amor e sabedoria de Deus, superados.
         O diabo usa o mundo e a nossa carne para dividir e nunca para somar ou multiplicar. Cuidemos para não nos tornarmos rivais uns dos outros. Cristo nos oferece sua bondade, amor e sabedoria para nos mantermos unidos.
         Que o Espírito Santo, o maior dom que recebemos, e que têm por nós um desejo violento, possa nos ajudar a não termos inveja, não guardarmos mágoa, nem nos tornar rivais uns dos outros. Que Cristo com tudo aquilo que nos oferece e dá: amor, bondade e sabedoria, nos ajudem a vencer todos os sentimentos ruins para nos unirmos cada vez mais, em prol do mesmo objetivo: Comunicar a vida eu há em Jesus.
Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...