terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O verdadeiro natal é Jesus entre nós

25/12/11 – Dia de Natal
Sl 2; Is 52.7-10; Hb 1.1-6; Jo 1. 1-14
Tema: O verdadeiro natal é Jesus entre nós.


E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14)



Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, ...” (Hb 1.3)

            O que há de comum nesses dois versículos?
            O texto do apóstolo João diz que vimos a sua glória. E o autor aos Hebreus diz que o Resplendor da glória é justamente o Filho, Jesus Cristo. Em comum, é que os dois versículos apontam para Jesus Cristo.
            As palavras do apóstolo João: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14).  O que João quer transmitir com essas palavras? Principalmente, “habitou” ou como diz a ARA, “tabernaculou”?
            Para que haja compreensão dessas palavras do apóstolo João, precisamos voltar ao livro de Êxodo. Os capítulos 25 – 40 do segundo livro da Bíblia fala sobre o tabernáculo. É o típico pensamento semita, ou seja, um tema cuidadosamente desenvolvido. E por qual motivo o assunto tabernáculo recebeu tanta atenção? A partir do monte Sinai, depois da liberdade da escravidão do Egito, o povo passou a fazer sacrifícios. E esses eram realizados no tabernáculo, lugar onde Deus se encontrava com o seu povo. No tabernáculo Deus aceitava ou rejeitava o sacrifício em lugar do povo.
            Deus transmitia o perdão pelo tabernáculo, pela mediação do sacerdote as pessoas. Tabernáculo é a esquina onde Deus se encontra com o homem, é onde Deus traz bênçãos ao homem.
            Creio que agora vocês já conseguem compreender as palavras de João:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14)

            Jesus é a nossa esquina de encontro com Deus. Nós, por sermos pecadores não podemos chegar sozinhos a Deus. Não importa aquilo que realizamos ou deixamos de realizar. O ponto é aquilo que Deus realizou e realiza em Jesus.
            Jesus é o nosso tabernáculo. Por isso, o apostolo Paulo diz: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Cl 2.16-17).
            E tendo Jesus como a nossa esquina de encontro com Deus, podemos afirmar assim como o autor a  carta aos Hebreus

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, ...” (Hb 1.3)

            Jesus é a expressão máxima de amor de Deus para com o pecador. Ele é o resplendor, ou seja, Jesus é a luz do mundo, ele é aquele que nos une a Deus o Pai.
            O apóstolo João escreve seu evangelho na cidade de Éfeso. Nessa cidade, moravam seguidores de João Batista. E é justamente contra esses que João escreve. O apóstolo João fala sobre Jesus, aponta para Jesus que é a nossa esquina de encontro com Deus.
            E qual é a importância das palavras de João para nós cristãos do ano de 2011? Pois, estamos diante de mais um perigo. O nome desse perigo é: “Ministério Crescendo em Graça”. Trata-se de uma comunidade criada pelo porto-riquenho José Luis de Jésus Miranda, que prega falsas doutrinas e tem como número 666 como algo positivo e em muito dos casos tatuando isto no corpo de seus fiéis, conforme o programa a LIGA, apresentado na Rede Bandeirantes as terças feiras, esse assunto foi ao ar no dia 22 de novembro.
            Em alguns momentos com uma celebração muito semelhante a de uma igreja evangélica, a tal seita recusa todos os escritos que não sejam os de Paulo, porque segundo eles, são os únicos que contêm a verdadeira mensagem do Evangelho. Também proclamam que a existência de Satanás é um mito e não aceitam o sacramento do batismo e da Santa Ceia. Seu líder que se intitula Jesus Cristo Homem tem ódio dos católicos. Com unidades na Bahia, Ceará,Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Sergipe o grupo pretende ampliar atuação no restante do país. Um perigo a todos que crêem no evangelho puro e verdadeiro.
            Ouçamos mais uma vez as Palavras do apóstolo João:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14)

            Essas palavras precisam ser divulgadas para todas as pessoas. Pois, a mensagem do Cristo, filho de Deus que é a nossa esquina de encontro, que é o sacrifício perfeito que Deus realizou por e para nós está sendo ameaçado com mais essa falsa doutrina.
Que nesse natal, até possamos passar sem comida, sem presentes, sem papai Noel, mas não que não passemos sem Jesus Cristo, assim como milhares estão passando. Pois, sem os bens materiais, natal continua sendo natal, mas sem Jesus Cristo, não há natal. Sem Jesus não há o verdadeiro sacrifício que nos traz bênçãos eternas. E essas bênçãos continuam sendo oferecidas através da pregação da Palavra e administração dos sacramentos, batismo e Santa Ceia. Jesus ainda está entre nós, esse é o verdadeiro natal. Amém!
Pr. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...