terça-feira, 13 de dezembro de 2011

a mensagem que conduz a purificação

s18/12/11 – 4º Domingo no Advento
Sl 89.1 – 5; 2Sm 7.1-11,16; Rm 16.25-27; Lc 1.26-38
Tema: A mensagem que conduz a purificação
            Purificação da alma. Um assunto religioso. Milhares de pessoas buscam purificar-se. E diante disso, eu pergunto: qual é o motivo para uma purificação?
            Todas as religiões, cristã, budista, hinduísta, etc, possuem uma porção de lei. Alguns pagãos, através desse conhecimento da lei, chegaram a ponto de perceber a necessidade de uma purificação interior da alma, uma purificação dos pensamentos e desejos humanos. Agora, é importante destacar, diante dessa constatação que a única religião onde se encontra o verdadeiro evangelho é na cristã. Por isso, confessamos a fé dizendo: “Creio no Espírito Santo, na santa igreja cristã, ....
            Pregar a lei é falar com a boca aquilo que nos acusa todos os dias. Anunciar a lei é importante, mas ela simplesmente nos conduz a necessidade do evangelho: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé ....” (Rm 16. 25 – 26).
            Atualmente se fala muito em experiência de fé, mas pouco tem se valorizado e dado importância a melhor compreensão da doutrina de Cristo. É importante o estudo das Escrituras Sagradas. E esse estudo não é apenas uma simples leitura, mas é de fato, olhar com profundidade para as suas palavras e seu ensino. Por isso, é importante ministros fiéis, que se dediquem ao estudo das Escrituras e se afadiguem no instruir na e pela Escritura Sagrada. A simplicidade de um teólogo, não está na suas palavras simples, mas verdadeiramente, no transmitir preciosos e profundos ensinamentos de uma maneira compreensível.
            Não se deixem enganar pelas muitas purificações apontadas como caminho de salvação. Deus te deixou dois caminhos o da lei e do evangelho. Mas, eu não consigo cumprir a lei? Justamente, a lei te conduz a real necessidade de Jesus, o evangelho, o qual te agarra em Jesus Cristo e assim te consola na certeza do perdão.
            Temos em nosso meio dois tipos de cristãos. Aqueles que ficam admirados, e aqueles que vão além da admiração. Os que ficam admirados, são aqueles que se deixam levar por um simples show, um ilusionismo, onde supostamente aconteceu um milagre. São os cristãos que ficam alegres e admirados com belas palavras. Há também os cristãos que além da admiração e alegria que fazem parte, vão à busca de respostas. E para obter essas respostas fazem perguntas para crescimento espiritual. São iguais aos discípulos que ao ouvirem a parábola do semeador, interrogam Jesus para obterem uma explicação correta. Vale lembrar as palavras da Apologia: “Homens de sã consciência clamam pela verdade e pelo ensino correto da Palavra de Deus e, para os mesmos, a morte não é tão amarga como lhes é amargo duvidar de certas doutrinas; por isso, procuram ardentemente onde poderão encontrar esclarecimento”.
            Uma pena que, devido à instrução, muitos correm para os centros de purificação. E supostamente, conseguindo aliviar sua consciência com algumas seções, Cristo acaba sendo deixado de lado. O evangelho não lhes tem mais valor. Afinal de contas, sem Jesus, conseguiu-se encontrar aquilo que tanto procurava, se sentir melhor.
            A lei de Deus apresenta para mim que eu por mim mesmo, nunca conseguirei me sentir bem. Pois, sem Jesus, eu continuo inimigo de Deus. E sendo inimigo de Deus, eu não tenho paz com Deus. E sem paz com Deus, a minha paz com o meu próximo não passa de um bom dia, boa tarde e boa noite.
            A lei não me traz conforto. Alei me conduz a Jesus Cristo. Mas sendo que todas as religiões tem lei, pois a mesma está escrita no coração humano, pessoas procuram purificar a suas almas com seções de meditação, ou até mesmo com supostas práticas condenáveis pela própria lei de Deus.
            A lei me conduz a real necessidade, Rm 7.7-9. Enquanto uma pessoa não pensa na lei, o pecado entra e sai de seu coração e não se encontra consciente de seu pecado. Uma pessoa que está no mundo, não entende esse assunto, até conclui que não cometeu nenhum pecado, afina, não matei, não roubei, não cometi adultério, e sem se dar conta, nem imagina que o seu hospede diário é o pecado. A lei é usada por Deus para me levar ao desespero  e a real necessidade de um salvador. No entanto, a própria lei é usada pelo nosso inimigo, o diabo, para enganar as pessoas, levando-as aos mais variados lugares de suposta purificação para a alma.
            O texto diz: “obediência por fé” – o evangelho exige fé. Mas, isso não é pregação de lei? Ao exigir fé, Deus nos oferece e dá a fé na própria exigência. Quando na pregação anunciamos para que creiam no Senhor Jesus, Deus lhes dá a fé através da pregação. Pregamos fé, e aquele pecador que não resiste à mensagem, obtém a fé, através do conteúdo da Palavra, a qual é pregada. E justamente esse é o mistério de Deus, Jesus Cristo, o único caminho, a única verdade e a verdadeira vida.
            Sem Jesus Cristo, posso até encontrar pequenas doses de conforto e bem estar nas muitas seções de purificação. Mas, o que é terrível e não te dizem é que sem Cristo na hora definitiva, você sem tempo e ocasião para seções de purificação, não encontrará consolo. Agora, em Jesus, mesmo que teus pecados te acusem, tua consciência apresente seus erros, nEle há perdão, vida e salvação.
            Jesus Cristo, assim como diz Paulo aos Romanos é a manifestação do eterno conselho de salvação que agiu de modo estranho e secreto por longas eras, em toda a história obscura e imperceptível de seu pequeno povo de Israel. E ainda hoje, de maneira imperceptível, Deus está agindo para salvação de seu povo. Deus age pelo batismo, Palavra e Santa Ceia.
            Enquanto milhares de pessoas estão procurando cumprir as exigências da lei, insistindo em querer purificar suas almas, pagar pelos seus pecados, o evangelho nos convida a distribuir as ricas bênçãos que recebemos e aceitamos, o amor e a misericórdia de Deus, que sem nenhuma exigência purifica a nossa alma com seu perdão. Por tudos isso, “Louvemos a Deus! Pois ele pode conservar vocês firmes na fé, de acordo com o evangelho que anuncio, isto é, a mensagem a respeito de Jesus Cristo. ...
            Deus nos abençoe! Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...