terça-feira, 5 de julho de 2011

A SEMENTE DO EVANGELHO E SEUS FRUTOS

10/07/11 – 4º Domingo após Pentecostes
Sl 65. 9 - 13; Is 55. 10 - 13; Rm 8. 12 - 17; Mt 13. 1 – 9, 18 - 23
Tema: A semente do evangelho e seus frutos

Introdução
            Na parábola do semeador, vimos 3 coisas que impediram o crescimento e a produção da semente. Sementes a beira do caminho, num terreno pedregoso, entre os espinhos.
Desenvolvimento
            O nosso texto de estudo para hoje é a parábola do semeador.
            O que é uma parábola? É comparação. Jesus usa um acontecimento do cotidiano para ensinar algo de valor fundamental. Ele fala sobre o semear, coisa necessária e vital. Todos entendiam o que Jesus falava. E eu quero explicar pra vocês o sentido da história que Jesus contou.
            Nessa parábola Jesus está colocando cada homem frente a frente com a Palavra de Deus, e diante dessa Palavra, cada um é levado a perguntar: Que tipo de solo eu sou? A Bíblia é o nosso espelho, e olhando para o ensinamento da parábola de que: “a semente é a palavra de Deus” observemos que três coisas são fundamentais: a semente (Palavra), o semeador (Pregador) e o solo (coração, mente e mãos). E em um desses três elementos, há um grave problema, pois nem toda semente está produzindo os frutos esperados.
Onde está o Problema?
            Na semente – não pode ser, pois a semente é a Palavra de Deus, e o próprio Deus anuncia ao profeta Isaías: “A minha Palavra não voltará vazia” (Is 55.11), “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12), pois, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção para a educação na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16-17).
            Onde está o Problema?
            No semeador – Carregando a semente numa sacola presa ao pescoço ou nas dobras da túnica, pacientemente, passo a passo pelo campo, vai atirando com ambas as mãos as sementes para todos os lados o quanto mais longe puder. Ele faz o que lhe é possível e lhe cabe.
            Onde está o Problema?
            No terreno – Com a semente lançada ao chão, segundo o costume da Palestina, segue-se o arar a terra. Assim a semente é levada ao coração da terra. Acontece que caminhar em um arado, acaba-se formando certos caminhos, e ali o solo fica mais duro.
 Com o arar algumas pedras acabam rolando ao lado e ficam cobertas por um pouco de terra. E os espinheiros podem chegar a altura de um homem quando crescidos.
            Onde a terra é dura a semente não penetra no coração da terra, e os passarinhos as comem. As sementes que caem sobre as pedras com um pouco de terra, germinam, mas, sem a profundidade necessária e secando-se a pouco terra, as sementes morrem. O arado sufoca os espinhos, mas eles crescem com as sementes e a sufocam.
            Jesus conta essa parábola a uma grande multidão, pois até o momento existiam muitas dúvidas sobre a sua pregação. Em Nazaré (Mc 6.1-6) sua pregação não teve grande sucesso, e Jesus foi rejeitado pelos seus contemporâneos. Ao curar um homem no sábado (Mc 3.1-6), trouxe sobre a sua própria pessoa a inimizade acirrada dos fariseus e herodianos. O discurso sobre o pão da vida (Jo6) levou à apostasia muitos discípulos.
            Pregadores do século XXI recebem as mesmas reações e ficam desanimados e frustrados. E Jesus? Será que não ficou frustrado e desanimado? A resposta é Não. Ele disse: “Reparem no semeador”. Hoje podemos tomar como exemplo os agricultores. Mesmo que houve fatores negativos, estão planejando plantar mais uma vez em 2012. Apesar das ameaças que cercam a lavoura, o agricultor não acaba com a plantação, vai adiante. O importante é não perder a confiança. Esperar pacientemente a hora da colheita e esperar por uma boa e rica recompensa.
            Qual é a explicação para esse fato? Apesar de qualquer coisa a Palavra (semente) produz seus frutos. Jesus diz que nela está o mistério do reino de Deus. Jesus como o enviado de Deus é a essência, o conteúdo da semente que ele mesmo, com o poder do Espírito Santo, semeia nos corações dos homens, através de anônimos homens espalhados pelos campos do mundo inteiro. E nesse variado campo quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Revela-se o poder transformador da vida individual, e assim a pessoa se torna um discípulo de Jesus, e um servo semeador da palavra.
            Se a palavra é poderosa, porque há diferentes reações à semente? É que a semente exige tudo do homem, uma entrega total a Cristo por fé. O homem que encontrou o tesouro oculto, a pérola preciosa, se desfez de tudo para ficar de posse apenas do que acabara de achar.
            Em muitos corações a Palavra não chega a amadurecer e a dar frutos que Deus espera porque:
- entra num ouvido e sai no outro;
- porque mesmo no culto, não se consegue se desfazer de suas preocupações, e assim não ouve o que Deus diz pela Pregação da Palavra;
- outros no viver diário não conseguem suportar as pedras das provações;
- tantos outros preferem os prazeres mundanos ao invés de ouvir e estudar a Palavra de Deus.
            A promessa de Deus é clara: “assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia” e só é assim quando acontece o que Jesus diz: “outra afinal caiu em terra boa, cresceu e produziu cem por um.Quem são esses? São os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam, “as minhas ovelhas escutam a minha voz;..” (Jo 10.27). E uma das características mais importante numa ovelha é justamente ter bons ouvidos. O que ouve atentamente consegue guarda e resistir às tentações de falsas doutrinas. O que ouve atentamente permanece perseverante mesmo em meio às coisas ruins do dia-a-dia. Ouvir é manter-se motivado mesmo em meio a situações desanimadoras. É buscar o reino de Deus, pois “quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15.5), disse Jesus.
Conclusão
            A semente continua sendo semeada em nossos corações. E essa pregação é feita em meio a situações que desanimam. No entanto, aos pregadores, semeadores vale lembrar que o poder está na semente (Palavra), e sendo assim, continuará produzindo seus frutos.
            Os ouvintes onde a semente já germinou, continuará crescendo e produzindo frutos pelo orvalho do Espírito Santo que é a Pregação da Palavra e Administração da Santa Ceia. Continuemos, reconhecendo que o problema está em nós, solo. E que por esse problema, estejamos sempre atentos a ouvir e estudar a Palavra de Deus, pois somente pela semente do evangelho continuaremos a produzir os frutos que Deus espera. Amém!
Pr. Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...