terça-feira, 26 de julho de 2011

Pão e Vida

31/07/11 – 7º Domingo após Pentecostes
Sl 136. 1 - 9; Is 55. 1 - 5; Rm 9. 1 - 5; MT 14. 13 - 21;
Tema: Pão e Vida
Introdução
Panem et circenses, que significa “pão e (jogos) circenses”, ou como popularmente é conhecido: pão e circo. Essa foi uma política criada pelos antigos romanos, que provia comida e diversão ao povo. E o objetivo disso era diminuir a insastifação do povo contra os governantes. Eram oferecidos combates sangrentos por meio dos gladiadores e nos estádios, por ocasião desses combates, o povo recebia gratuitamente o pão. O custo dessa política foi enorme, os impostos foram elevados e  a economia do Império ficou sufocada. Mas, essa política era para  ficar bem falado junto ao povo. O pão e o circo ainda continua sendo um sistema adotado por muitos governos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Pois assim como em Roma, enquanto se diverte e come se esquece dos problemas e se evita os protestos.
            No episódio narrado por Mateus 14. 13 – 21 estaria Jesus exercendo essa política romana? Afinal vemos uma multidão que estava ali, e que estavam buscando cura para os seus muitos doentes.
            Jesus mesmo querendo ficar sozinho, pois havia recebido a triste noticia do assassinato de João Batista, se compadeceu daquela multidão. E já que buscava cura, Jesus curou muitas pessoas. No entanto, Jesus foi além da cura física. Ele promoveu um ensino coletivo, de que Deus, vai além de nossos problemas, e que na relação Deus / homem, Deus está ocupado conosco em toda e qualquer circunstância.
            Observemos que:
            1 – Jesus se retirou para um lugar deserto. Queria ficar sozinho. João Batista, o maior de todos os profetas nascido de mulher havia tido sua cabeça cortada e oferecida numa bandeja.
            2 – A multidão que já haviam vivenciado outras curas e milagres, seguem a pé as margens do lago e chegam até Jesus.
            3 – Jesus em seu amor e misericórdia, compadeceu de todos que ali estavam e curou muitas pessoas dessa multidão.
            4 – Sendo tarde, já próximo ao anoitecer, a solução dada pelos discípulos foi despedir as pessoas e pedirem que fossem embora. Afinal, o que eles foram buscar já havia sido realizado. Os enfermos estavam curados.
            5 – Acontece algo imprevisível. Jesus confronta os seus discípulos. Não despeçam as multidões, dêem a ela o que necessitam. Dêem comida.
            6 – Temos apenas 5 pães e 2 peixes. Creio ser melhor mandá-los embora, afinal esses 5 pães e 2 peixes não dão para nada. Aqui temos 5 mil homens, fora as mulheres e as crianças.
            7 – Tragam todos aqui. Mas, Senhor, são apenas 5 pães e 2 peixes.
            8 – A multidão foi solicitada a sentar-se na grama, e erguendo os olhos ao céu, Jesus abençoou os peixes e os pães, e deu aos seus discípulos, e estes distribuíram a multidão.
            9 – Todos comeram, ficaram satisfeitos e sobrou comida.
            Será que nossa reação diante dos problemas não é mesma? Afinal focamos em nós mesmos, nas nossas capacidades. E muitas vezes esquecemos de olhar além de nós mesmos.
            Pão e Circo – será que essa política doutrinária não está sendo praticada por muitas igrejas? Eu não duvido de que Deus cura. Mas, friamente falando, há muito teatro, e assim o pão acaba se tornando falso, e o circo verdadeiro.
            E por esse circo e falso pão, milhares de pessoas estão deixando de lado o verdadeiro pão, a verdadeira vida. Apenas olham para os problemas e para cada um desses problemas encontra-se a  solução quase que imediata, sendo apenas questão de doação e seguimento de algumas semanas.
            Deus olha além de nós. Enquanto queremos cura, Deus nos oferece pão e vida. Enquanto queremos riqueza, apresenta que o maior tesouro é estar rno seu Reino. Deus é misericordioso, conhecendo nossas necessidades, que vão além daquilo que nós acreditamos ser, somos convidados a nos preocupar apenas em buscar as coisas do Reino, pois todas as outras coisas nos serão acrescentadas. Estamos no reino, somos a pérola preciosa, somos o valiosos terreno que custou a vida de Jesus. E se estamos inseridos no reino, o seu governo é justo, misericordioso e nada nos faltará. Jesus é quem governa seu reino, no qual estamos inseridos desde o batismo, e com sua Palavra nos orienta, com seu batismo contiua inserindo outros milhares no seu reino e com seu verdadeiro corpo e sangue dados com e sob o pão e o vinho fortalece a cada um em seu reino para que firmes na fé continuem sua caminhada no reino de amor, no reino de pão e vida.

           Que expectativa você tem sobre o que Jesus te oferece?
            Conseguimos perceber que Jesus tem um plano diferente do nosso?
            Jesus vai além de nossos esforços diários e nos convida a termos uma profundidade maior com ele em sua Palavra. Jesus assim como diz o evangelho de hoje continua se compadecendo das multidões, por isso, continua oferecendo pão e vida - o pão é o alimento dados pela palavra e pela palavra que alimenta dá também vida, através do batismo e da santa ceia. acheguemo-nos a Jesus, reconheçamos nossa necessidade de pão e vida e saibamos que nEle estamos alimentados e vivos. amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...