domingo, 19 de junho de 2011

Uma pregação que não chama a atenção

26/06/2011 – 2º Domingo após Pentecostes
Sl 119.153 – 160; Jr 28. 5 – 9; Rm 7. 1 – 13; Mt 10.34 – 42
Tema: Uma pregação que não chama a atenção

            Dia 24 de junho, a IELB, (olhe o site http://www.ielb.org.br/) completa 107 anos. E não somos uma igreja ainda tão conhecida. Quando se fala em IELB (Igreja Evangelica Luterana do Brasil) , logo se questiona: é uma nova igreja?  e por que será que ainda há essas perguntas? Talvez tenhamos muito a dizer sobre uma pregação que não chama a atenção.

            São múltiplas e árduas as tarefas e obrigações de um ministro do evangelho. Sendo que a mais difícil delas é a tarefa de proclamar a doutrina pura do evangelho de Jesus Cristo e ao mesmo tempo expor, refutar e rejeitar os ensinamentos que são contrários ao evangelho. Aliás, um antigo ditado dizia: “dizer a verdade faz inimigos”.
            Imaginaram se Atanásio tivesse calado diante dos ataques de Ário. Atanásio defendeu a fé verdadeira, e se assim não fosse, o arianismo teria influenciado ainda mais e quantos estragos ainda maiores teria feito na igreja cristã. Imaginem se Lutero tivesse seguido o conselho do seu superior João Staupitz e silenciosamente pregasse sobre Jesus Cristo aos monges, não teria acontecido tantas coisas maravilhosas ao cristianismo como aconteceu, a Bíblia ao alcance do povo, liturgia simples, libertação do serviço a Deus, etc. Se esses e tantos outros homens tivessem se calado não sabemos como seria, mas se hoje ainda há pessoas que conhecem o verdadeiro evangelho, o conhecem por causa desses e tantos outros combatentes leais da fé cristã.
            Atanásio, Lutero e tantos outros pais da igreja não queriam ter inimigos, nem serem odiados, muito menos perseguidos, mas mesmo que assim o fosse, não podiam calar sobre a verdade. É melhor o ódio, a perseguição e os inimigos, mas nunca deixar de confessar a verdade e destruir o erro. Eles entediam as palavras de Jesus: “Vós sois a luz do mundo, vós sois o sal da terra”. Ser sal é fazer arder a ferida do erro. Ser luz e elucidar coisas obscuras aos olhos dos simples. E fazer arder a ferida do erro e dar luz ao entendimento de muitos é fazer cumprir as palavras de Jesus: “não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada” (Mt 10.34).  
            Jesus deixa claro que sua doutrina, seu ensino é de natureza tal que se proclamada apropriadamente, corretamente, não há como preservar a paz. Aliás, qual é o único assunto que não termina sem discussão? Religião. Não há unidade de pensamento doutrinário, pois cada qual julga a sua como correta. Mas, onde há pregação da palavra de Deus corretamente?


            Diante da pregação do evangelho sempre haverá dois grupos: os que receberão a noticia do evangelho com alegria e aqueles que ficarão ofendidos e começarão a agir com ódio e perseguir os que a pregam. A igreja não é construída em paz. A igreja está em guerra. A Igreja é militante antes de ser triunfante.
            Vou abrir uma igreja – pode-se até abrir. Mas peço para que olhem com carinho e amor para com cada igreja. Não observem apenas a Bíblia aberta, observem o fato da pregação. A pregação é clara? Esta de acordo com a Palavra de Cristo? Está causando divisão?
            Ser ministro do evangelho envolve lutar contra falsas doutrinas, contra falso evangelho e contra falsas crenças. E essa luta só pode ser vitoriosa por meio da Palavra de Deus, pois ela é útil para ensinar a verdade e corrigir o erro.
            Houve e haverá profetas como Hananias que profetizarão paz e tranqüilidade em dias em que serão necessários arrependimento. Haverá os que profetizarão prosperidade, saúde, vida tranqüila, sem anunciar a necessidade do arrependimento. Mas diante dos Hananias, na certeza de que a missão de Deus permanece, haverá também os profetas Jeremias, os desprezados, aqueles que anunciam a palavra de Deus retamente. A palavra de Deus que também é anunciada como lei, o é, justamente para que todos olhem para seus pecados e vejam a necessidade do salvador que é Jesus, o filho enviado de Deus. E justamente a mensagem do Jesus ressuscitado é a mensagem que não chama a atenção, pois muitos procuram os profetas Hananias e não desejam ouvir os profetas Jeremias.
            A mensagem de Jesus é a única mensagem necessária a cada pecador. Os meios pelos quais Deus vem ao nosso encontro, Palavra, Batismo e Santa Ceia continuam sendo os meios suficientes e necessários a cada um. Portante valorizemos, justamente a pregação que chama a nossa atenção.
           "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus"  (Fp 4.7), mesmo que "os nossos inimigos sejam os da nossa própria casa" (Mt 10.36). Amém!
                                            Edson Ronaldo Tressmann
                                            cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...