sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ansioso?

05/06/11 – 7º Domingo de páscoa
Sl 68. 1 - 10; At 1.12 - 26; 1Pe 4. 12 – 19; 5.6 - 11; Jo 17.1 - 11
Tema: Ansioso?

Em pesquisa para elaboração dessa mensagem acabei encontrando algumas observações sobre a máxima que estamos querendo aceitar como verdade: “Deus está morto”. Essa frase elaborada pelo filosofo alemão Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), é uma das tentações do nosso inimigo que: “...anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;...” (1Pe 5.8).
Deus está morto” está se tornando cada vez mais popular que o “Jesus Ressuscitou”, e está sendo divulgado em letras de músicas e filmes. A banda Nine Inch Nails, canta em sua música Heresy, “o vosso Deus morreu, e ninguém se importa – your God is dead, and no one cares”. O Rock dos anos 90 mostra através de Marylin Manson em seu álbum “Antichrist Superstar” o quanto estavam influenciados pela filosofia nietzschiana. Mais recentemente no filme Jurassic Park quando o cientista Ian Malcolm percebe a bobagem que foi a recriação dos dinossauros diz “Deus cria dinossauros. Deus mata dinossauros. Deus cria o Homem. o Homem mata Deus. o Homem cria dinossauros ao que sua colega Ellie Sattler completa “Dinossauros comem Homem. Mulher herda a Terra.”
Não estou condenando o Rock e nem mesmo o filme, nada disso. Só quero transmitir como uma das filosofias está presente e vai permeando a sociedade. E digo isso porque é muito fácil perder o significado e a perspectiva de Deus em nossas vidas. É fácil cairmos na tentação e vivermos como se Deus não existisse. E esquecendo-nos de que Deus está vivo, de que Jesus o Filho de Deus ressuscitou, vivemos nossas vidas na ansiedade futura, ou como se o futuro, a vida eterna não existisse e nos cabe aproveitar e viver apenas o aqui e agora.
A mesma Igreja que Comunica a Vida através de palavras muitas vezes comunica um Deus morto pelas suas atitudes. Vivemos num mundo marcado pelo consumismo, onde reina a ganância e o amor ao dinheiro. Estamos sendo tentados a viver nossos dias como se tudo dependesse de nossas forças e do que possuimos. Diz o apóstolo Pedro: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7).
Lançar sobre Jesus toda a nossa ansiedade. O mundo consumista apresenta os cuidados humanos, seguro de vida, de carro, de casa, plano de saúde, etc. Sendo possuidor desses cuidados estaremos seguros e protegidos, essa é a propaganda. É como se nós mesmos pudessemos garantir nosso próprio futuro. Diante do insucesso que vemos pela propaganda humana o apóstolo Pedro nos convida a colocarmos, ou deixarmos nas mãos de Deus as nossas ansiedades. E isso só pode ser feito de acordo com o v.7: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. E o v. 6 apresenta: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”. Humilhar-se - Isso quer dizer, evitar dois extremos: arrogância e o comportamento indigno. Humilhar-se nada mais é que depender completamente de Deus, v. 5 “cingi-vos todos de humildade...
O v. 11 “A ele seja o dominio, pelos séculos dos séculos. Amém!” O inicio da carta, 1Pe 1.3 - 12, o apóstolo convida a louvarmos a Deus, pois Ele é Bendito. E sendo Bendito e nos regenerando recebemos a esperança. E agora lançando sobre ele a nossa ansiedade, sabemos que nossa esperança não está em nós, nossos planos e atitudes, mas sim em Deus.
Antes de terminar sua carta o apóstolo Pedro lembra o nosso chamado que nos habilita em relação a Deus e assim nos motiva a agirmos diferente. Sejamos humildes, confiemos em Deus, um Deus vivo, um Deus que se ocupa de nós homens.
Deus está vivo e nos convida através do apóstolo Pedro a lançar sobre ele a nossa ansiedade, pois ele tem cuidado de nós. E esse cuidado envolveu a própria vida seu Filho Jesus. Esse cuidado envolve o enviar a sua igreja para atuar no mundo perdido em suas falsas seguranças.
Deus nos abençoe e que possamos na certeza “de que ele cuida de nós” superar a ansiedade que nos envolve. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte – PR
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...