terça-feira, 1 de março de 2011

A IGREJA COMUNICA A VIDA

A IGREJA COMUNICA A VIDA
06/03/11 – Transfiguração do Senhor
Sl 2.6 – 12; Ex 24.8 – 18; 2Pe 1. 16 – 21; Mt 17.1 – 9
COMUNICANDO A VIDA
Pela Palavra de Deus
Introdução
            Onde verdadeiramente Deus se revela? Será em sonhos? Será por meio de homens?
Desenvolvimento
            Hoje, Deus se revela em apenas um lugar – na sua PALAVRA, a Bíblia. Muitos, no entanto, afirmam não crer na Bíblia justamente porque foi escrita por homens.
            O apóstolo Pedro ao escreve sua segunda carta, a redigiu inspirado pelo Espírito Santo, devido a  necessidade de fortalecer a fé dos cristãos que estavam espalhados pelo império romano. Alguns falsos mestres estavam adentrando na igreja com doutrinas errôneas e atitudes destrutivas. Os falsos mestres estavam deturpando as cartas do apóstolo Paulo, bem como as Escrituras, ou seja, o Antigo Testamento. Espalhavam a mentira de que as Escrituras não eram inspiradas.
            Pelo que observamos a falsa idéia de que a Bíblia é apenas palavra humana, não é nova. Pedro precisou combater esse ensino, o qual a igreja ainda hoje precisa combater.
            Como parte da Igreja Cristã, nós IELB, estamos em 2011 até 2014, querendo COMUNICAR A VIDA. E para Comunicar a Vida, sabemos que a vida é o conteúdo da comunicação da palavra de Deus para nós.
            A IGREJA COMUNICA A VIDA – Como?
            Pela Palavra de Deus.
            Pedro combateu o falso ensino de que a Bíblia, escrita por homens não era a Palavra de Deus. Ele diz: “Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da manhã brilhe no coração de vocês. Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar; por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus” (2Pe 1.19-21).
            Nenhuma mensagem veio da vontade humana – a Bíblia é a palavra de Deus, escrita sim, por homens, mas homens que foram inspirados pelo Espírito Santo. O apóstolo Pedro em sua segunda carta faz alusão a vários textos do Antigo Testamento para enfatizar quem é Deus, e o que Ele fez.
            Deus se revela apenas na sua Palavra. Fora dela não há revelação. Tudo o que nos é necessário saber para nossa salvação está aqui.
            A Sagrada Escritura não demonstra apenas o fato de ser Palavra de Deus. Ela também nos diz de maneira particular como Deus deu a sua palavra a nós seres humanos, “as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus” (2Pe 1.21b).
            Homens mortais como nós, pecadores como nós, foram usados por Deus para escrever o livro de Deus, disse o apóstolo Paulo em sua segunda carta ao jovem pastor Timóteo: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2Tm 3.16). Para um jovem pastor Paulo ainda lembra, “somente nessa palavra, um servo está completamente preparado para fazer qualquer tipo de boas ações.Por qual motivo é pela Palavra de Deus que somos capacitados a realizar boas ações? Deus disse aos discípulos Pedro, Tiago e João: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria. Escutem o que ele diz!” (MT 17.5b).
            A Bíblia é a voz de Deus, é a voz de Jesus. Jesus é o bom pastor da Igreja. É aquele que deu a vida pelo seu corpo, que somos nós, pecadores, resgatados pela morte de Jesus, e que vivemos na alegria e certeza da ressurreição de Jesus.
            A Bíblia é sim, escrita por homens, mas esses seres humanos, também resgatados por Jesus, falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. Deus lhes colocou na mente o que deviam escrever: “Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana....” (1Co 2.13).
            Ao contrário do que se diz e pensa por ai, não falamos em “inspiração de pensamentos” ou até mesmo de “inspiração de pessoas,” verdadeiramente falamos da “inspiração verbal.” Ou seja, a inspiração pela qual o Espírito Santo soprou as mesmas palavras que os santos escritores deviam colocar por escrito. Os escritores da Bíblia foram secretários fiéis as palavras que lhes fora inspirado. Não escreveram o que achavam melhor, escreveram o que de fato era para ser escrito.
             A IGREJA COMUNICA A VIDA – Como?
            Pela Palavra de Deus.
            Palavras são meios necessários para a transmissão dos pensamentos. E a Bíblia nos transmite os pensamentos, desejos, palavras e ações de Deus em favor de uma humanidade pecadora, que sem Cristo estaria completamente perdida.
            Dentro dos círculos da IELB, ainda se discute qual é a melhor tradução. Será a ARA, a BLH, a NTLH, a NVI, etc? Enquanto nós os que cremos na inspiração verbal da Bíblia, ficarmos nos atendo a essas particularidades, estamos perdendo tempo e espaço para falsos mestres que estão distorcendo a pregação pura e clara da Palavra. Eles enganam milhares com suas grosserias.
            Não estamos errados em querer ser zelosos, mas creio que esse é um zelo, no qual os tradutores da NTLH também tiveram, pois com amor se dedicaram para realizar a tradução, seja ela qual for. De nenhuma maneira tentaram enredar alguém ao engano. A Igreja ainda zela pelo correto ensino bíblico, e esse correto ensino é feito, não importando a tradução, pois em dúvida, se recorre aos originais e de lá se tem a resposta. A palavra é infalível, e é na Palavra que estamos firmados, a tradução é falível, mas não é na tradução que estamos firmados. Como parte da Igreja Cristã, estamos ouvindo a voz de Jesus. E Jesus se manifesta na Palavra, inspirada pelo Espírito Santo aos escritores humanos da Bíblia.
            A IGREJA COMUNICA A VIDA – Como?
            Pela Palavra de Deus.
            Homens designados por Deus colocaram por escrito as divinas revelações de Deus. Não há meio mais difícil de comunicar do que por escrito. E a Palavra de Deus, com muitos autores, com várias palavras, não contém erro, nem contradição. Os seres humanos, Moisés, Samuel, Davi, Paulo, Pedro, etc, foram “mãos de Deus”, “serventes de Deus” e “órgãos do Espírito Santo” para COMUNICAR A VIDA.
            Quando dizemos: Salmo de Davi, Epístola de Paulo, epístola de Pedro, estamos nos referindo ao agente e não a causa principal. Deus é o autor, e é de sua autoria esse livro, conhecido como Bíblia, uma colação de livros que nos revelam o seu amor por nós.
Conclusão
            Deus em seu amor deixou por escrito o seu testamento para todos nós. Deus se comunica conosco através de sua palavra. Nessa palavra vem ao meu encontro e opera e fortalece a minha fé. E tendo se comunicado comigo, quer que eu comunique essa vida aos outros. Deus nos abençoe a comunicar aquilo que Deus nos COMUNICOU. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte – PR
Comunicando Cristo Para Todos – entre um dos muitos movimentos sociais.

Um comentário:

  1. Mt boa a iniciativa "Edinho". Deus abençoe vc!
    Do amigo e irmão em Cristo: Márcio Schumacker

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...