segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Inércia Constante!

3º Domingo no advento
11/12/2016
Sl 146; Is 35.1-10; Tg 5.7-11; Mt 11.2-15
Tema: O cristão vive em constância inércia!

A inércia é uma massa (corpo, objeto) que está em repouso ou em movimento em linha reta, a menos que uma força atue sobre esse corpo, objeto.
Ilustração: Uma bola parada. Colocá-la em movimento. Para que o movimento aconteça é necessário que algo atue sobre ela (chute). Após chutada (em movimento) para que a mesma pare é necessário que uma força atue sobre ela (segurar com o pé).
O apóstolo Tiago ressalta que o cristão vive em constante inércia!
Há situações em que a inércia é um constante repouso. É preciso uma força para que do repouso o cristão passe a agir. Há situações em que o cristão em movimento precise de uma força para parar. Parar em seus erros e pecados.
Tiago é o apóstolo que fala sobre a inércia cristã. Tiago é o apóstolo da inércia da fé, uma inércia em movimento.
A exortação de Tiago não é doutrinária. Em especial é uma exortação motivacional para que os cristãos não sejam apenas ouvintes, inertes no repouso, mas praticantes da Palavra de Deus (Tg 1.22).
A vida prática da fé se dá nas mais variadas situações vivenciais do cristão. E como homem de fé, Tiago ressaltou que a força que o fazia agir era a fé viva e eficaz.
Querer o bem é a principal característica de um cristão. Muitas vezes, ele não vai além da boa intenção de praticá-lo. Antes que se dê conta, desviou-se do alvo proposto. E é justamente como um alerta, que o apóstolo Tiago exorta o cristão para que o mesmo não caia na inércia do repouso e deixe de viver a fé diante da eminente volta de Cristo. Tiago fala sobre sofrimento e perseverança diante da volta de Jesus Cristo (Tg 5.7-11).
Ao se referir a perseverança, Tiago faz uso da palavra grega “makrothymia” (paciência).
A paciência é uma ação voltada ao próximo e o enfrentamento das provações e tribulações diante dos sinais da volta de Jesus Cristo.
Tiago exorta a ação prática da fé numa disposição inabalável, num espírito que nunca se deixa abater, com um “coração fortalecido” (Tg 5.8). Do coração fortalecido, os profetas tiveram disposição e espírito inabalável (Tg 5.10).
Tiago exorta a ação prática da fé citando o exemplo da paciência e perseverança de Jó (Tg 5.11).
O cristão vive em constância inércia! Nessa inércia é exortado a agir pela fé é esperar constantemente no coração misericordioso de Deus (Tg 5.11).
O lavrador prepara a terra, semeia a semente, mas, não faz nada além disso. Após preparar a terra e semear, apenas espera. Espera que a semente germine e produza. E enquanto o lavrador permanece inerte, sem movimento, esperando a germinação e o fruto, a semente está em movimento, germinando e crescendo.
Tiago sabia que muitos cristãos corriam o risco de ficarem inertes ante a volta de Jesus Cristo. Os cristãos corriam o risco de deixar de agir na e pela fé. E, é exatamente por isso que exorta a todos os cristãos a movimentarem-se perseverantes diante do sofrimento e das dúvidas ante a volta de Jesus Cristo.
Constantemente os escritores do Novo Testamento consideravam a volta de Jesus como algo próximo. Devido a demora, muitos cristãos estavam desanimando.
O cristão vive em constância inércia! Uma inércia sem movimento.
Os cristãos vivem dias conturbados. Muitas são as provações diante do sofrimento e da espera pela volta de Cristo. O sofrimento e a espera conduz as queixas e murmurações.
Entre os exemplos de perseverança no sofrimento citados por Tiago, vê-se profetas. Entre os quais pode-se citar Isaías, que segundo a tradição foi serrado ao meio; Jeremias, apedrejado pelos seus conterrâneos. Os profetas eram homens de Deus que pacientemente esperaram no Senhor.
Outro exemplo de paciência e perseverança na tribulação foi Jó. Por mais que tenha sofrido, chorado, reclamado, discutido com amigos, Jó esperou em Deus.
O tempo de advento, de maneira especial, o segundo advento que se está vivendo, é de preparação. Nesse tempo de preparação é preciso ouvir atentamente a exortação do apóstolo Tiago: “..., tenham paciência até que o Senhor venha” (Tg 5.7). Amém!


Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...