18/10/2015
Sl 119.9-16; Ec 5.10-20; Hb 4.1-13; Mc 10.23-31
Tema: Devoção
à Palavra de Deus!
O
salmo 119 é um salmo curioso. Não só por ser o maior capítulo da Bíblia e o
maior salmo. Sua
curiosidade está no fato de que cada estrofe inicia com uma letra do alfabeto
hebraico. Sendo que o alfabeto hebraico é composto por 22 letras, cada estrofe,
ou seja, cada 8 versículos, é iniciado por uma dessas letras, assim, o Salmo
119 se tornou o maior de todos os salmos. O Salmo 119 é uma devoção à Palavra de
Deus.
Em
cada uma das 22 estrofes, o salmista refere-se a Palavra de Deus. A primeira estrofe,
os vv.1-8,
o salmista inicia com a primeira letra do alfabeto
hebraico: álef. Nos primeiros 4 versículos o salmista diz sobre o benefício da obediência à Palavra de Deus.
Nos vv. 5-8,
ainda na primeira estrofe, o salmista mostra o
anseio, a expectativa e a resolução por uma vida obediente à Palavra de Deus.
Os
vv. 9 – 16,
fazem parte da segunda estrofe, que inicia com a segunda letra do alfabeto
hebraico, a letra Bêt. Assim, a segunda
estrofe ensina que: Se uma pessoa entende os benefícios da obediência à
Palavra de Deus e está resoluto por uma vida obediente, pode se perguntar sobre
as atitudes práticas dessa obediência. De que maneira
poderá o jovem guardar puro o seu caminho? (Sl 119.9). A resposta
advém da primeira e da segunda estrofe, ou seja, entendendo os benefícios da
obediência à Palavra de Deus e resoluto em viver nessa obediência.
A
maioria das pessoas passam por quatro fases em sua vida. A fase infantil, juvenil,
adulta e velhice.
Sabe-se que a
fase em que se é vulnerável devido as muitas mudanças é justamente a juventude.
As transformações faz com que a juventude seja um período de constante pressão.
Na juventude
o jovem precisa tomar decisões importantes. A importância se deve ao fato que,
as decisões definirão seu futuro.
Por tudo isso é
necessário que o jovem saiba guardar puro o seu caminho. Para tal é necessário sabedoria.
E a sabedoria vem do
conhecer a Palavra de Deus: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos
desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.7).
Temer ao Senhor
não é sentir medo, mas, ter uma vida de respeito, vida essa que inclui adoração,
amor, serviço a Deus e obediência aos mandamentos.
A
pergunta prática diante da Palavra de Deus feita pelo salmista “De que maneira
poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Sl 119.9) continua
sendo atual. Parece que a pergunta foi formulada para os jovens de nossos dias,
afinal, o ateísmo é muito comum
nas universidades, nas escolas, etc.
É
preciso esclarecer que por ateísmo não desejo apenas enfatizar sua forma
etimológica, ou seja, “não-deus”. Na
verdade, o ateísmo ao qual nossos jovens estão expostos nas universidades e nas
escolas estão camuflados de diversas formas. Há o ateísmo apresentado no
materialismo prático, ou seja, a vida está limitada as ambições e necessidades
de espaço e tempo. O homem passa a ser “próprio
fim e o único autor da sua própria história”. Alguns passam a considerar a
libertação humana pela via econômica e social, e assim, a religiosidade irá
impedir essa libertação, pois a religiosidade estimula a esperança na vida
futura.
A
pergunta do salmista “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”
(Sl 119.9) continua sendo atual, pois, na universidade e na escola, o jovem
passa a ser treinado a pensar, para que no futuro, se declare autônomo, não
sendo dependente de Deus.
Na
juventude, através das muitas descobertas as quais os jovens estão expostos, é
comum muitos passarem a ter Deus como uma realidade irrelevante em sua vida.
Afinal, com ou sem Deus, parece que nada mudará sua vida.
Na
vida acadêmica o jovem está exposto ao liberalismo
moral. Esse liberalismo é o início da condução para caminhar
no caminho ateu. Os conflitos de consciência são facilmente normalizados pela
relativização do certo e do errado. Não há uma única verdade, mas, cada verdade
traz embutida em si uma variante. Há os que dizem que quem se declara adepto de
uma só verdade é ditador, legalista e moralista. Para fugir dessas
caracterizações, o jovem busca novas alternativas, sendo a mais viável,
abandonar a religiosidade, pois a mesma se declara como a única e suficiente
verdade.
A
pergunta do salmista “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”
(Sl 119.9) continua sendo atual.
Um caminho puro não quer dizer que o jovem
precise ser “quadrado”, “retrógrado”. Guardar
puro o caminho é ser livre, conhecendo a verdadeira liberdade, “Para a liberdade
foi que Cristo nos libertou. ...” (Gl 5.1), “e conhecereis a verdade, e a verdade vos
libertará” (Jo 8.32).
“De que maneira
poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Sl 119.9). A resposta é
simples: guardar a palavra; repetir em voz alta; estudar e
examinar a Palavra de Deus. Quantas vezes o jovem faz, ou é incentivado a fazer isso?
Quando
o sábio Salomão disse para que se “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o
fim da vida não se desviará dele” (Pv 22.6), na verdade repete uma
orientação divina, onde a prioridade era “inculcar aos filhos, falar de Deus e da sua Palavra, em
todos os momentos do dia-a-dia” (Dt 6.7).
Ao fazer parte do
CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) onde por
dois anos fui presidente, 2 vice presidente e nos dois próximos anos presidente
novamente, digo que estou muitíssimo preocupado. Minha preocupação não é com a
geração atual, mas, com a próxima. Afinal, eu faço parte de uma geração que foi
criada em princípios éticos, morais e eclesiástico, e mesmo assim, vejo coisas
tão desagradáveis a ponto de nem sequer gostar de comentar. Assim fico
imaginando a próxima geração. Uma geração que está sendo criada longe da
igreja, longe da Palavra de Deus e em meio a uma verdadeira crise moral e ética.
A
pergunta do salmista: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”
(Sl 119.9) mostra a nossa responsabilidade para com nossos filhos.
O apóstolo Paulo enfatiza: “...criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”
(Ef 6.4). Pois, no Senhor, entraremos no descanso. Amém!
M.S.T.
Rev. Edson Ronaldo Tressmann.
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