segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Devoção à Palavra de Deus!

18/10/2015
Sl 119.9-16; Ec 5.10-20; Hb 4.1-13; Mc 10.23-31
Tema: Devoção à Palavra de Deus!


         O salmo 119 é um salmo curioso. Não só por ser o maior capítulo da Bíblia e o maior salmo. Sua curiosidade está no fato de que cada estrofe inicia com uma letra do alfabeto hebraico. Sendo que o alfabeto hebraico é composto por 22 letras, cada estrofe, ou seja, cada 8 versículos, é iniciado por uma dessas letras, assim, o Salmo 119 se tornou o maior de todos os salmos. O Salmo 119 é uma devoção à Palavra de Deus.
         Em cada uma das 22 estrofes, o salmista refere-se a Palavra de Deus. A primeira estrofe, os vv.1-8, o salmista inicia com a primeira letra do alfabeto hebraico: álef. Nos primeiros 4 versículos o salmista diz sobre o benefício da obediência à Palavra de Deus. Nos vv. 5-8, ainda na primeira estrofe, o salmista mostra o anseio, a expectativa e a resolução por uma vida obediente à Palavra de Deus.
         Os vv. 9 – 16, fazem parte da segunda estrofe, que inicia com a segunda letra do alfabeto hebraico, a letra Bêt. Assim, a segunda estrofe ensina que: Se uma pessoa entende os benefícios da obediência à Palavra de Deus e está resoluto por uma vida obediente, pode se perguntar sobre as atitudes práticas dessa obediência. De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? (Sl 119.9). A resposta advém da primeira e da segunda estrofe, ou seja, entendendo os benefícios da obediência à Palavra de Deus e resoluto em viver nessa obediência.
         A maioria das pessoas passam por quatro fases em sua vida. A fase infantil, juvenil, adulta e velhice. Sabe-se que a fase em que se é vulnerável devido as muitas mudanças é justamente a juventude. As transformações faz com que a juventude seja um período de constante pressão. Na juventude o jovem precisa tomar decisões importantes. A importância se deve ao fato que, as decisões definirão seu futuro.  
         Por tudo isso é necessário que o jovem saiba guardar puro o seu caminho. Para tal é necessário sabedoria. E a sabedoria vem do conhecer a Palavra de Deus: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.7).
         Temer ao Senhor não é sentir medo, mas, ter uma vida de respeito, vida essa que inclui adoração, amor, serviço a Deus e obediência aos mandamentos.
         A pergunta prática diante da Palavra de Deus feita pelo salmista “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Sl 119.9) continua sendo atual. Parece que a pergunta foi formulada para os jovens de nossos dias, afinal, o ateísmo é muito comum nas universidades, nas escolas, etc.
         É preciso esclarecer que por ateísmo não desejo apenas enfatizar sua forma etimológica, ou seja, “não-deus”. Na verdade, o ateísmo ao qual nossos jovens estão expostos nas universidades e nas escolas estão camuflados de diversas formas. Há o ateísmo apresentado no materialismo prático, ou seja, a vida está limitada as ambições e necessidades de espaço e tempo. O homem passa a ser “próprio fim e o único autor da sua própria história”. Alguns passam a considerar a libertação humana pela via econômica e social, e assim, a religiosidade irá impedir essa libertação, pois a religiosidade estimula a esperança na vida futura.
         A pergunta do salmista “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Sl 119.9) continua sendo atual, pois, na universidade e na escola, o jovem passa a ser treinado a pensar, para que no futuro, se declare autônomo, não sendo dependente de Deus.
         Na juventude, através das muitas descobertas as quais os jovens estão expostos, é comum muitos passarem a ter Deus como uma realidade irrelevante em sua vida. Afinal, com ou sem Deus, parece que nada mudará sua vida.
         Na vida acadêmica o jovem está exposto ao liberalismo moral. Esse liberalismo é o início da condução para caminhar no caminho ateu. Os conflitos de consciência são facilmente normalizados pela relativização do certo e do errado. Não há uma única verdade, mas, cada verdade traz embutida em si uma variante. Há os que dizem que quem se declara adepto de uma só verdade é ditador, legalista e moralista. Para fugir dessas caracterizações, o jovem busca novas alternativas, sendo a mais viável, abandonar a religiosidade, pois a mesma se declara como a única e suficiente verdade. 
         A pergunta do salmista “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Sl 119.9) continua sendo atual.
      Um caminho puro não quer dizer que o jovem precise ser “quadrado”, “retrógrado”. Guardar puro o caminho é ser livre, conhecendo a verdadeira liberdade, “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. ...” (Gl 5.1), “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).
         “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Sl 119.9). A resposta é simples: guardar a palavra; repetir em voz alta; estudar e examinar a Palavra de Deus. Quantas vezes o jovem faz, ou é incentivado a fazer isso?
         Quando o sábio Salomão disse para que se “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele” (Pv 22.6), na verdade repete uma orientação divina, onde a prioridade era “inculcar aos filhos, falar de Deus e da sua Palavra, em todos os momentos do dia-a-dia” (Dt 6.7).
         Ao fazer parte do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) onde por dois anos fui presidente, 2 vice presidente e nos dois próximos anos presidente novamente, digo que estou muitíssimo preocupado. Minha preocupação não é com a geração atual, mas, com a próxima. Afinal, eu faço parte de uma geração que foi criada em princípios éticos, morais e eclesiástico, e mesmo assim, vejo coisas tão desagradáveis a ponto de nem sequer gostar de comentar. Assim fico imaginando a próxima geração. Uma geração que está sendo criada longe da igreja, longe da Palavra de Deus e em meio a uma verdadeira crise moral e ética.
         A pergunta do salmista: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Sl 119.9) mostra a nossa responsabilidade para com nossos filhos. O apóstolo Paulo enfatiza: “...criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6.4). Pois, no Senhor, entraremos no descanso. Amém!


M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...