segunda-feira, 13 de abril de 2015

A pregação das Escrituras pelo Cristo Ressuscitado!

3º Domingo de Páscoa – 19/04/2015
Sl 4; At 3.11-21; 1Jo 3.1-7; Lc 24.36-49
Tema: A pregação das Escrituras pelo Cristo Ressuscitado!

         Dia após dia somos surpreendidos com notícias que nos trazem alegria. A notícia de um nascimento, aumento do salário, a promoção no emprego, etc.
         As alegrias não estão presentes apenas na vida terrena, mas também na vida espiritual. Depois da ressurreição, Jesus ainda permaneceu 40 dias na terra. Durante esse tempo, apareceu diversas vezes aos discípulos para convencê-los da ressurreição e dar-lhes as últimas instruções sobre o importante trabalho que deveriam realizar. Jesus havia acabado seu trabalho e tudo estava e está pronto para a salvação. No entanto, havia chegado a vez da igreja testemunhar sobre a vitória de Cristo e de sua segunda vinda.
      O médico Lucas relata que Jesus “abriu o entendimento” dos seus discípulos para que entendessem as Escrituras. Afinal, tudo o que os discípulos tiveram oportunidade de viver já havia sido anunciado pela Escrituras Sagrada através dos profetas. 
     Tudo o que havia sido anunciado pelos profetas por longos anos, em Jesus Cristo havia sido realizado. E agora, os discípulos foram enviados à testemunhar.
         O que é testemunhar? É dar testemunho, declarar ter visto, ouvido ou conhecido. Demonstrar, manifestar.
         A igreja é enviada a testemunhar o que?...que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em nome se pregasse arrependimento para remissão dos pecados a todas as nações, começando de Jerusalém” (Lc 24.46-47).
         A quantos você já testemunhou a sua fé em Jesus? Ao menos iniciou em Jerusalém, ou seja, em sua casa. Digo e repito: “cada pai e mãe preocupados em batizar seu filho em si já é um grande missionário. Cada pai e mãe ocupado com a educação cristã de seu filho é um magnifico missionário”. Lembre-se: a negligência no testemunho é condenada por Jesus: “Se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa” (Mc 8.38). O testemunho é algo próprio de um(a) filho(a) salvo: “Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo” (Rm 10.9).
         Todas as promessas de salvação proclamadas pelos profetas no antigo testamento se cumpriram em Jesus Cristo. E Jesus Cristo ressuscitado tendo aparecido aos seus discípulos ratifica que nEle toda a Escritura se cumpriu. Jesus ressuscitado prega as Escrituras.
         Se testemunhar é dar testemunho, saibamos que o único fato que podemos testemunhar sem medo é a respeito das promessas sobre o envio do Salvador e de sua maravilhosa obra. Testemunhar o que de fato as Escrituras dizem, sem encenação ou desvio. Jesus ressuscitado prega as Escrituras Sagradas e nos mostra com isso que nós, igreja cristã, fomos e somos enviados para pregar as Escrituras assim como a mesma se prega. Amém!

Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann


Bibliografia:

Vox Concordiana Ano 8 – n. 2 -1992. Auxilio Homilético de Prof. Raul Blum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...