terça-feira, 11 de junho de 2013

IELB: 109 anos capacitada a escrever sua biografia esperando no Senhor. Parte III


16/06/13 – 4º Domingo após Pentecostes
Sl 103. 1 – 13; Mq 7. 18 - 20; 1Pe 5. 6 - 11; Lc 15. 1 - 10
IELB: 109 anos capacitada a escrever sua biografia esperando no Senhor.
Tema: ...ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1Pe 5. 10)
 

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

        Podemos resumir esse trecho em duas recomendações:

Humildade e Vigilância.

        Queremos com a graça de Deus entender o sentido dessa humildade e vigilância.

        E para que possamos compreender o verdadeiro sentido dessas recomendações precisamos lembrar que o apóstolo Pedro conclui sua carta fazendo um apelo quanto à urgentíssima lição dada por Deus: Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte em Seu tempo.

        A referência do apóstolo é quanto ao “sofrimento” que Deus permite cair sobre os cristãos. E essa lição se torna urgente devido ao orgulho humano que está inclinado a ressentir a esta disciplina, murmurando e resmungando.

        Há duas semanas ouvimos que a Bíblia apresenta a verdade de que há tempo para tudo (Ec 3). No entanto, ao cristão a apenas dois tempos: o tempo de guerra e o tempo de paz. Segundo o apóstolo João em sua primeira carta os verdadeiros cristãos se diferenciam no tempo de guerra. E essa diferença se dá na fé e no amor. E o apóstolo Pedro, diz que essa diferença se dá quando diante da disciplina do Senhor, do sofrimento, não há lugar para murmuração e resmungos. Pois o cristão, voluntariamente está curvado sob a mão disciplinadora de Deus. E essa disciplina provém do Deus que é amor. E sendo assim, alegremente o cristão carrega os infortúnios que o Deus da graça julga por bem cair sobre aos seus.

        Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte em Seu tempo. Afinal, ...ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1Pe 5. 10).

        O apóstolo Pedro sugere aos cristãos que o carregar do infortúnio e, até, aceitar a disciplina, com submissão e paciência se dá pelo “lançar sobre o Deus da graça toda a ansiedade, na certeza de que ele cuida de nós.” (1Pe 5.7).

        Todos os cuidados e preocupações da vida atual, tudo o que aborrece aos cristãos, em sua totalidade, podem ser lançados sobre o Deus da graça.

        Pela fé lançamos tudo que os preocupa ao cuidado de nosso Pai celeste. Pela fé, nas tribulações e sofrimentos, percebemos e experimentamos a verdade de o Deus da graça cumpre suas muitas promessas. Descobrimos o interesse pessoal que Deus tem por cada filho e filha.

        Sabendo que entregues à mão do Deus da graça, podemos estar firmes contra os ataques e os golpes de Satanás.

        Diz o apóstolo Pedro: “Sede sóbrios, sede vigilantes;afinalvosso adversário, o diabo, qual leão que ruge, está andando ao redor, buscando a quem possa devorar” então, no Deus da graça “oferecei-lhe resistência, firmes na fé, sabendo que estes mesmos sofrimentos estão acometendo vossa irmandade no mundo.

        O apóstolo Pedro diz que no tempo de guerra, que é o tempo em que o nosso adversário tenta nos devorar o cristão é chamado a não dar lugar para murmuração e resmungos. Na verdade, precisa ter uma atitude serena, sem se preocupar com as nuvens dos cuidados desta vida. O diabo é o inimigo mais poderoso, o adversário mais forte, e tenta de todas as maneiras nos afastar do Deus da graça. Assim como o rugir do leão tem a intenção de atemorizar e intimidar os animais, quando este sai em busca de sua presa, fazendo que se encolham ante ele, assim o diabo emprega esquema similar. Ele tenta por meio da inimizade e das ameaças dos filhos do mundo reduzir os cristãos a um estado de desesperado. E em desespero ficam paralisados e assim incapazes para resistir aos seus ataques.

        Dificilmente o diabo ataca uma congregação inteira. Escolhe aqueles que lhe parecem oferecer a melhor oportunidade para um ataque bem sucedido. É-lhe o cúmulo da alegria quando tem o sucesso de lançar uma pobre alma ao seu reino das trevas.

        Individual e coletivamente há somente uma maneira para o cristão, num tempo como este, salvar suas almas, a saber, oferecendo uma resistência inflexível, sendo firmes na fé. Pois a fé se apega a Cristo e a sua Palavra, sabendo que uma única Palavra buscada da eterna verdade de Deus basta para abater a Satanás.

        Irmãos e irmãs, sem sombra de dúvida podemos esperar que o diabo tentará pelo emprego de toda sua força retomar o controle das nossas almas que são de Deus desde o nosso batismo. Mas, saiba que outros, espalhados pelo mundo, estão sendo tentados e o diabo busca ser o dono de suas almas.

        Ouçamos a saudação e a bênção:

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém.
 
        Uma verdade da qual os cristãos sempre precisam estar cientes é que a luta contra a força e a astúcia de Satanás não é assunto da força e da sabedoria da pessoa humana. Por este motivo o apóstolo acrescenta sua ardente prece: Mas o Deus de toda graça, Aquele que em Cristo Jesus vos chamou à Sua eterna glória, pessoalmente, depois de terdes sofrido por um pouco, vos tornará perfeitos, estabelecidos, fortes, fundamentados. Esta é a fonte da força do cristão, o Deus de toda a graça.

        É verdade que, em nossa vocação como cristãos, precisamos sofrer por um breve tempo, ou seja, pelo tempo que dura esta vida terrena, conforme At. 14. 22. Mas, também é verdade que temos a promessa de Jesus, “aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp. 1. 6); e ainda “o qual vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Co. 1. 8, 9); e “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1Ts. 5. 24).

        Essa promessa de nos estabelecer, confirmar, é justamente para que recorramos à força que temos a nossa disposição: o Deus da graça.

        Esse Deus da graça fortalece nossa fé, nos colocará sobre o fundamento firme de sua Palavra até o fim. Assim, somos capacitados para resistir ao nosso adversário, nos apegar em fé no Senhor Jesus Cristo e na sua Palavra.

        IELB: 109 anos capacitada a escrever sua biografia esperando no Senhor. Uma biografia com uma característica peculiar. Surgiu fundamentada na Bíblia, afinal, nesse fundamento “...ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1Pe 5. 10). E assim, capacitados por Deus, podemos dizer que a IELB nesses 109 anos foi e sempre será capacitada a escrever sua biografia esperando no Senhor.

        O Deus da graça é a nossa garantia de que, apesar de todas as tentações e tribulações, continuaremos sendo fortalecidos e conservados até o fim. E com o apóstolo podemos dizer: A Ele seja glória e poder pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Pr. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...