terça-feira, 25 de junho de 2013

IELB - 109 anos capacida a escrever sua biografia esperando no Senhor Parte V (5)


30/06/13 – 6º Domingo após Pentecostes

Sl 16; 1Rs 19. 9 - 21; Gl 5. 1, 13 - 25; Lc 9. 51 - 62

Tema: Refúgio em Deus, o bem supremo, na presença de sofrimento e de morte.



        IELB: 109 anos capacitada a escrever sua biografia esperando no Senhor. E o salmo 16 nos apresenta que esse esperar é seguro e consolador, pois, em resumo o Salmo ensina sobre: Refúgio em Deus, o bem supremo, na presença de sofrimento e de morte.

        Esse Salmo é uma expressão de fé na boca de Davi e o pode ser também na boca da IELB. É demonstração de fé inalterável em Deus. Quantas angústias enfrentamos como igreja nesses 109 anos? Lembramos na semana passada algumas dessas situações dificeis que a IELB passou na sua biografia. Mas na fé em Jesus, capacitados por e em Jesus, atravessamos essas situações esperando no Senhor.
        Davi está em perigo de morte: “...porque em ti me refugio” (v.1). E Davi se refugiava em Deus por saber que o mesmo “... não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” (v.10).

        As palavras do salmo apresentam uma calma, uma alegria interior e uma confiança inabalável. A calma, a alegria e a confiança provêm da esperança e certeza de que tudo o que Davi espera para o futuro ele o têm e possui em Deus.

        Mesmo em meio ao perigo de morte, Davi não se queixa, não fica triste ou desesperado. Sabe e reconhece que a esperança está naquele que Deus havia dito que viria, JESUS. 

        A pergunta que precisamos nos fazer diante do salmo 16 é: Como nos comportamos em situação de morte? Morte” referindo-se as tribulações, sofrimentos, situações dificeis. Talvez, estamos atravessando um momento de ameaça, seja por pregar o evangelho ou por dizer a verdade. Talvez, um ente querido está bastante doente, em fase terminal. Talvez estejamos atravessando um momento crítico no casamento, na vida social, política ou pública. E o salmo 16 nos leva a reflexão sobre qual é a nossa atitude nessa situação.

        Cada novo dia é um reprocessamento, ou seja, recuperação de um choque. Choque de uma noticia trágica. Choque pela demissão, pelo fim do casamento, etc. E nesse reprocessamento, nessa recuperação, só nos resta esperar refugiados no Senhor. Afinal, temos “Refúgio em Deus, o bem supremo, na presença de sofrimento e de morte.”       

        A vida nesse mundo é uma constância de tragédias, morte, violência, etc. Tudo isso devido a queda em pecado. Essas tragédias diárias nos paralisam e desesperam, conduzindo nosso viver ao esquecimento de que eu tenho “Refúgio em Deus, o bem supremo, na presença de sofrimento e de morte.

        Esquecer que Deus é o meu Refúgio é viver a vida que, em si, devido à tragédia do pecado não é fácil, sem esperança.

        E sem esperança, o mundo olha somente para a dor, para a violência, para a morte e vê nisso o fim de todas as coisas. Parece não haver mais solução para o desentendimento humano. Parece que o choque diário paralisou as pessoas e não há mais energia para continuar.

        O salmo 16 é importante por nos devolver a esperança e a energia que nos ajuda a superar o choque paralisador. O salmista exclama: Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente. Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.

        Deus é o meu refugio!

        Em Deus, no seu Filho Jesus, encontro paz e calma para suportar os medos da vida nesse mundo. Em Cristo eu sei que essa vida aqui não termina na violência, na tribulação e na dor. As mesmas apenas interrompem por um breve tempo, pois sua continuação está com a  ressurreição.

        Em Cristo vivemos uma nova vida nesse mundo. Em Cristo vivemos a verdadeira vida, a vida eterna, iniciada no Batismo e continuada neste mundo e na eternidade.

        A própria Palavra de Deus, através do apostolo Pedro e Paulo nos dá uma correta interpretação do Sl 16. Essa interpretação está registrada por Lucas em At 2.29-32 e 13.35-37. Ambos testemunham sobre a esperança de Davi. Sendo essa a promessa de Deus que seria cumprida em Jesus.

        O testemunho do apóstolo Pedro aconteceu no dia de Pentecostes. Nesse, anunciou que Davi sepultado naquelas terras e tendo seu tumulo constantemente visitado, viveu na esperança da ressurreição, pois estava certo de que Deus em seu Filho socorreria a humanidade corrupta e os libertaria da corrupção. Paulo, durante a sua primeira viagem missionária, numa sinagoga em Antioquia, testemunhou que em Jesus, mesmo que vivamos em meio à corrupção e sejamos atingidos pela morte não estaremos eternamente perdidos.

        As palavras do salmo 16 anunciam uma profecia de Davi acerca de Jesus. E nessa esperança, Davi viveu fundamentado e foi capacitado a esperar. Nessa mesma esperança a IELB nesses 109 anos foi capacitada a escrever sua biografia esperando no Senhor. E essa esperança, que continua viva em nós, continuará a nos capacitar a Comunicar a Vida. Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...