terça-feira, 13 de novembro de 2012

Não abandone aquele que não abandona você


Tema do mês: Fundamentados em Jesus – “com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos” (Sl 119. 7)
18/11/12 – 25º Domingo após Pentecostes

Sl 16; Dn 12. 1 - 3; Hb 10. 11 - 25; Mc 13. 1 - 13

Tema: Não abandone aquele que não abandona você.

O autor a carta aos hebreus que não se tem certeza de quem verdadeiramente é nos deixou um recado: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir as nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que  dia está chegando” (Hb 10.25).
         Não abandonarpensando em abandono. O que será que nós com muita freqüência abandonamos?
         Quem abandonaria um filho?..... Quem de vocês abandona um grupo de amigos?...... Quem abandona seus pais? ........ Quem abandona seu lazer no fim de semana?........
         Para se abandonar um filho, o grupo de amigos, os pais, o lazer, etc, se verifica e se questiona os verdadeiros motivos para isso. Mas, o autor a carta aos Hebreus pede para que não se abandone as reuniões onde se estuda a palavra de Deus.
         Em dias pós-modernos, a cada novo dia, vemos o surgimento de uma nova igreja. Há igrejas para todos os gostos e tipos. E na maioria delas se preza por discorrer sobre assuntos em que as pessoas se agradam. Assim, distorcem a Palavra de Deus, levando as pessoas ao engano e ao erro. E sendo enganados acabam abandonando a igreja na qual se preza pelo ensino correto da Palavra de Deus.
         Se formos analisar nossa época, vemos que as pessoas estão presas aos bens materiais. E a procura da aquisição dos bens acaba afastando uns dos outros. Disse o apóstolo Paulo: “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males...” (1Tm 6.10). Muitos que se intitulam de bispos e apóstolos simplesmente falam nos bens materiais, e permitem pela distorção da Palavra de Deus que as pessoas se esqueçam da maravilha que é a herança eterna. Faz com que se esqueça da mensagem primordial da Bíblia, Jesus Cristo, o Salvador.
         Não abandone aquele que não abandona você.
         Abandono – infelizmente é comum uma mãe abandonar um filho; abandonar amigos; filhos abandonarem seus pais, etc. Mas muito mais comum do que isso é a tendência de se abandonar o costume de assistir as reuniões, os cultos, estudos bíblicos.
         Para se abandonar o filho, os amigos, os pais sempre há um forte motivo por trás disso, mas o abandono à casa de Deus, ao local de oração é simplesmente algo corriqueiro, muitas vezes sem motivo. O fato do abandono é real, visível aos nossos olhos. Vemos a igreja se esvaziar dia após dia. Mas, nesse dia vamos deixar de falar sobre o abandona, e nos questionar sobre o conselho do autor da carta aos Hebreus de não se não abandonar o costume de assistir nossos cultos e estudos bíblicos.
         Muitos abandonam, mas o autor a carta aos Hebreus, podemos dizer, o próprio Deus, pede para não abandonarmos o local de estudo da sua Palavra. Por qual motivo não abandonar?
         O livro de Hebreus explica o Antigo Testamento. Colocando como ponto central Jesus Cristo, a Palavra de Deus encarnada na realidade do ser humano. Esse escrito, a carta aos Hebreus, explica de forma clara termos e assuntos do A.T. e também faz exortações práticas para o nosso viver nesse mundo, pelo qual Jesus deu a vida.
         O ambiente social em que aqueles cristãos viviam estava carente. Eles eram perseguidos e muitos desanimavam e abandonavam sua fé. Diante desse desanimo e abandono o autor traz a mente dos seus leitores judeus e cristãos pensamentos de esperança da antiga aliança.
         O autor, baseado na antiga aliança, relata que uma vez por ano o sumo sacerdote fazia o seu sacrifício de expiação pelos pecados do povo. Somente o sumo sacerdote podia entrar no santo dos santos e oferecer o sacrifico para que o povo obtivesse o perdão.
         Santo dos Santos: é o Lugar Santíssimo. O lugar mais sagrado do Tabernáculo e também do templo. Ali ficava a arca da aliança, uma caixa de madeira revestida em ouro onde estavam guardadas as duas pedras dos mandamentos, e outros objetos sagrados. Esse lugar era separado por uma enorme e espessa cortina.
         Era prescrito pela lei de Deus que somente uma pessoa poderia ter acesso ao santo dos santos, o sumo sacerdote. Na carta aos Hebreus é dito que: “Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo” (Hb 10.19).
         Aquele lugar reservado apenas para o sumo sacerdote agora está disponibilizado a todos nós por causa da obra redentora de Cristo. O autor da carta aos Hebreus diz: “Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hb 4.16).
         Não abandonar as reuniões, pois ali recebemos a graça de Deus.
         Pelos meios da graça: Batismo, Palavra e Santa Ceia recebemos o perdão que Cristo conquistou por todos nós na cruz. Sim, somente em Cristo na graça de Cristo recebemos o perdão. E é essa esperança que o autor quer transmitir aos seus irmãos desanimados e que estavam abandonando o costume de se reunir no tempo: “Essa esperança mantêm segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantêm seguro o barco. Ela passa pela cortina do templo do céu e entra no Lugar Santíssimo celestial” (Hb 6.19).
         Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir as nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que  dia está chegando” (Hb 10.25). Em outras palavras - Não abandone aquele que não abandona você.
         O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nunca nos abandonou, assim disse Paulo aos Filipenses: “ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz” (Fp 2.8). E ao subir aos céus vitorioso, prometeu: “...eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20b).
         A cada novo dia somos acompanhados por Jesus que nos oferece e dá forças pela sua Palavra, seu Corpo e Sangue para que nós pecadores resistamos a toda e qualquer tentação, principalmente a tentação de abandonarmos o costume de assistir as nossas reuniões.
         Quando somos exortados a não abandonar nosso lugar de reunião é porque na cristandade Deus perdoa nossos pecados. Na cristandade nos concede pela sua Palavra, pelo seu Corpo e Sangue o perdão que nenhum de nós fez e faz por merecer.
         A exortação para não abandonar as reuniões é, portanto, um convite amoroso a cada um de nós.
         Não abandone aquele que não abandona você.
         Somos encorajados a permanecer firmes e inabaláveis na fé. E ainda somos convidados a animar os que estão desanimados e chamar de volta os que estão abandonando a reunião. E esse convite estendido a nós se deve a urgência do momento. O dia está chegando. Nós como igreja cristã estamos no penúltimo final de semana do ano da igreja. Temos a oportunidade de refletir sobre a volta de Cristo. Vale pensar em nós, nas oportunidades que temos de alimentar a nossa fé, alimento esse dado e oferecido por Deus na sua santa casa, nas reuniões que temos. Mas vale lembrar e pensar em tantos outros que infelizmente desanimaram e abandonaram a casa de Deus. Que bom que estamos recebendo o convite para não desanimar e animarmos os desanimados. Mas, antes de animarmos, é bom saber que fomos animados da certeza do amor e cuidado de Deus em Jesus por nós.
         Nós não somos abandonados por Deus. Talvez estejamos passando por uma triste tribulação nesse momento, mas como disse Paulo aos Romanos: “Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte/ Como dizem as Escrituras Sagradas: Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro. Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou” (Rm 8.35-37). Em Jesus estamos guardados e em Jesus somos animados para podermos animar aos desanimados e fazer voltar os que abandonaram as reuniões.
         Pai, mãe, avó, avô, crianças, jovens, não desanimem, não abandonem a casa de Deus. Não abandonem aquele que nunca abandona você. Em toda situação, seja de alegria ou de tristeza, Jesus está ao nosso lado. Em toda e qualquer situação, aproveitem a oportunidade para darem testemunho de vossa fé e do nosso Deus que em Cristo não nos desampara.
         Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir as nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que  dia está chegando” (Hb 10.25).
         Não abandonemos aquele que nos supre com sabedoria, força, fé, coragem, ânimo e esperança. Cristo nas nossas reuniões pela Palavra e Santa Ceia nos fortalece a fé, perdoa nossos pecados para continuarmos fiéis. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...