quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

A palavra da verdade para não ser reprovado durante a tentação!

 Texto Bíblico: Tiago 2.13-18

Tema: A palavra da verdade para não ser reprovado durante a tentação!


Mesmo morando num município onde há dois grandes rios (Ivai e Paraná), não tenho hábito de pescar. Todavia, mesmo não sendo pescador, sei que para pegar um peixe pouco importa a qualidade da vara de pesca, o essencial é a isca. E, dependendo do tipo de peixe que se deseja pescar, é necessário uma isca adequada.

O apostolo Tiago inicia sua carta descrevendo as provações e a felicidade de quem é aprovado nessas situações (Tg 1.2-12). Nesses primeiros versos Tiago destaca que não se pode deixar levar pela fascinação de alguma realização. Não há motivo para se exaltar, afinal, "sou o que sou pela graça de Deus" (1Co 15.10).

O apostolo Tiago utiliza-se da palavra peirasmos (prova, teste para aprovação). Todavia, a palavra tentação destaca ser reprovado. A tentação surge como um caminho perigoso e decisivo. A tentação é um caminho alternativo que se abre e o mesmo é muito sedutor.

Caminhos viáveis e sedutores se abriram e se abrem todos os dias. Cito exemplos clássicos:

1 - EVA: a árvore estava ali. Deus já havia lhes comunicado sobre. No entanto, o inimigo despertou algo na mulher que a fez cair e desobedecer.

Quantas Evas em nossos dias. Vivendo suas vidas tranquilas e, repentinamente uma mensagem no Waths, facebook, instagran e tudo muda.

2 - CAIM: sem saber com o rancor que foi provocado por ele mesmo, na força do ódio, assassinou seu irmão.

Tragédias semelhantes acompanhamos todos os dias.

3 - ACÃ: nenhum despojo deveria ser retirado de Jericó. Porém, a beleza da capa e a possibilidade da riqueza com a prata, levaram Acã a pecar.

Há quem diga que a oportunidade faz o ladrão.

4 - JOSÉ: seduzido pela esposa do seu patrão, não se deixou levar. Pagou um preço caro diante da calúnia, mas, permaneceu íntegro.

Ao final da peregrinação no deserto, Moisés disse ao povo: "Lembrem como nosso Deus guiou vocês pelo deserto nesses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos" (Dt 8.2).

Deus não quis a queda! Deus não quer que os seus sejam reprovados, por isso, Tiago escreveu: "Deus não tenta ninguém".

O fato é: Deus concede dádivas. Ele não tenta. E em meio as dádivas, por causa da cobiça, não as valorizamos e nos deixamos seduzir por outras dádivas que Deus concedeu ao próximo.

 A cobiça se dá por causa de um objeto ou situação específica. É a tentação, ou melhor, o caminho sedutor que se abre diante de cada ser humano.

O pescador joga o anzol na água, mas não é certo que pegará um peixe. É preciso que o peixe morda a isca, seja fisgado e para que o peixe morra, é preciso tirá-lo do seu habit natural.

A isca que está destruindo muitos é a cobiça. Tiago escreveu: "...a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Tg 1.15).

A cobiça é tão danosa que dos dez mandamentos, dois são destinados para esse tema.

Em minha opinião, a cobiça têm como raiz a falta de gratidão. Observe: "toda boa dádiva e dom perfeito, são lá do alto do Pai das luzes" (Tg 1.17).

A cobiça, o desejo por algo que pertence a outro mostra o quanto eu estou insatisfeito com a dádiva que Deus me concedeu.

A cobiça me cega para as dádivas de Deus. Pouco a pouco a cobiça vai corroendo minhas relações sociais, familiares, a vida espiritual e por fim causa a destruição. Sou como o peixe que mordeu a isca, foi fisgado e agora está por ser retirado da água e morrer.

Deus não quer que nenhum dos seus morra. Por isso, "segundo o seu querer, me gera pela palavra da verdade" (Tg 1.18).

Deus deseja e nos salva pela proclamação da sua Palavra. Deus age por sua Palavra. Pela Palavra da verdade, Deus nos gera e nos oferece a Deus como que sendo os primeiros frutos da colheita. Pela palavra da verdade, Ele me tira das trevas e me chama e traz para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9). E, como Davi compôs no Salmo: "da sua luz vemos a luz" (Sl 36.9).

Essa palavra impede que eu, mesmo tendo mordido a isca e tendo sido fisgado, não seja retirado do meu habit natural e morra.

Deus não tenta, ao contrário, Deus concede dádivas e maravilhas. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...