Salmo 145.1-14; Zacarias 9.9-12; Romanos 7.14-25; Mateus 11.25-30
Texto:
Mt
11.25-30
Tema:
Descanso para a alma
O ser humano busca e
necessita de descanso.
Deus, desde a criação, deseja
dar descanso ao ser humano (Gn 2.2). No sexto dia, Deus criou o homem, e já
descansou em Deus, pois tudo estava preparado para usufruto do homem.
O ser humano busca e
necessita de descanso. Onde encontrar? Para as fadigas humanas
encontra-se descanso numa praia, num sitio, ... O que destrói o descanso é a
avareza.
Estamos
em meio à cultura da produtividade, da competição, da eficiência. Isso cansa,
gera raiva, angustia e tristeza. É preciso descansar!
E o descanso para a alma? Há pessoas com a alma
doente!
O salmista Davi
convida: “Descansa no Senhor e espera nele” (Sl 37.7), e no
Salmo 145 escreveu: “O Senhor sustém os que vacilam e apruma todos os
prostrados” (Sl 145.14). A alusão é
para aqueles que não têm poder de ir por si mesmos; que se afundariam sob os
encargos da vida se não fossem apoiados.
O ser humano busca e
necessita de descanso.
Ao escrever a carta aos
Romanos, o apostolo Paulo destaca um descanso necessário: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará
do corpo dessa morte?” (Rm 7.24) e louva a Deus “por Jesus
Cristo, nosso Senhor” (Rm 7.25).
Muitos
pregadores chamaram o texto de Mateus 11.25-30 a pérola mais preciosa do Evangelho de Mateus. E a
razão para isso é o extraordinário convite de Jesus: “Venham a mim, todos vocês que estão
cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”
(Mt 11.28).
Esse convite de Jesus
tem um contexto especial e muito nos ensina sobre a misericórdia de Deus.
Jesus enviou os seus e
destacou as mais variadas situações diante da mensagem do Reino (Mt 10). Jesus
falou sobre a perseguição, injúria prisão, inimizade dentro da família. Jesus realizou
milagres em Corazim e Betsaida e as pessoas reagiram com incredulidade. João
Batista estava preso por ser o precursor de Jesus (Mt 11.2). Diante da situação
de juízo e condenação, Jesus convida: “Venham a mim,
todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes
darei descanso” (Mt 11.28).
Com
esse convite, Jesus reforça o que havia dito para os discípulos de João
Batista: “Felizes
são aqueles que não abandonam a sua fé em mim” (Mt 11.6). É uma luz
em meio a escuridão! É uma palavra para os que estão na cidade que persegue, odeia
e dúvida a respeito da mensagem de Jesus Cristo.
Recorde-se: em Jesus
Cristo, o descanso é certo!
Ao agradecer a Deus por
revelar essa verdade às “pessoas sem instrução” e “esconder dos sábios e instruídos”,
Jesus está alertando os líderes religiosos. Eles diziam possuir todo sistema de
regulamento e a observância dessas regras como requisito de bênçãos e salvação.
Recordemos que Saulo, por causa dessas regras e de todo sistema religioso,
tornou-se fanático e perseguidor da igreja, no entanto, em Jesus Cristo, “jogou tudo fora
como se joga o lixo” (Fp 3).
O apostolo Paulo
aprendeu que o verdadeiro descanso para a ala está em Cristo. Para oferecer
esse descanso a outras pessoas, trabalhou arduamente e escreveu cartas para
deixar esse verdadeiro descanso registrado.
Infelizmente ainda há
muitas pessoas buscando descanso fora de Jesus Cristo.
O convite de Jesus: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar
as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28), é aberto
para todos. Há pessoas cansadas do legalismo, da imposição de regras. Há pessoas
cansadas do moralismo. Há pessoas cansadas da observância dos ritos religiosos
como obrigação. Há pessoas cansadas da prática da caridade como requisito de
salvação.
Ao
convidar, venham
a mim, Jesus destaca, creia apenas em mim. Fora de Cristo não há
salvação.
Para
seguir nossa reflexão, é necessário destacar o fato das versões não diferirem
na primeira parte: “Vinde a mim”. Todavia, uma possível tradução
de πρός με seria “comigo”.
No texto original os particípios
estão no vocativo (κοπιῶντες e πεφορτισμένοι)
e isso é importante, pois indica que Jesus faz um convite amoroso e não dando
uma ordem para busca-lo.
A ideia é tal como convidar uma pessoa com fome para sentar-se e comer a
refeição que já está pronta.
O termo πεφορτισμένοι (sobrecarregado), além de ser um vocativo, é também um particípio passivo
perfeito, indicando que alguém colocou alguma carga nas pessoas e isso as
deixou sobrecarregadas e cansadas. Por isso, Jesus destaca no seu convite a
palavra ἀναπαύσω (alivio).
Observe que o alivio, o
descanso, só é encontrado em Cristo.
Jesus está destacando o
descanso nEle, em detrimento da lei do sábado.
Chama atenção o fato de
Jesus destacar o descanso, mas falar sobre carga, jugo, canga.
Como carpinteiro, possivelmente
Jesus fez muitas cangas para muitos clientes do seu pai José. A canga é colocada
sobre animais para executar seu trabalho.
A palavra jugo (canga)
é uma metáfora para destacar duas coisas: se é um discípulo e está a serviço no
Reino de Deus.
No Novo Testamento a
palavra jugo é sempre usada como metáfora usada para referir-se a liderança
religiosa que por seus preceitos colocava pesadas cargas sobre as pessoas. E dessa
forma, enquanto os líderes colocavam o jugo da lei, Jesus coloca o jugo do
Reino, suave e leve.
Como discípulo e no
serviço – aprendemos a ser mansos e humildes. Ser manso e humilde é amar a verdade e estar sob
seu poder.
Sem isso não se é discípulo
– pois sem amor a verdade e se colocar sob seu poder é cair na tentação do ego.
E meu ego pecaminoso me conduz até para onde não quero ir.
A verdade é só uma:
Jesus (Jo 14.6). Estar sob essa verdade, é ser liberto (Gl 5.13). Não há mais sobrecarga,
apesar de se estar a serviço.
Jesus ao fazer o
convite e destacando quem é o Pai, está reafirmando a critica feita aos judeus
pelos profetas Isaías e Jeremias (Is 5.21; 29.14-19; Jr 9.22ss) e destaca para
que apenas o sigamos. Levantar-se, sentar a mesa e saborear a refeição.
Jesus não exige nada
das pessoas, por isso, “seu jugo é suave, e seu fardo é leve”.
Jesus louva ao Pai.
Ele reconhece como Deus é maravilhoso, afinal, enquanto João Batista está preso
e o Reino de Deus ser atacado por perseguições, calúnias, prisão,
desentendimentos familiares, incredulidade, Deus age no mundo para dar
descanso.
Eu preciso do descanso
de Deus em Jesus, pois, “nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não
faço o que prefiro, e sim o que detesto... o pecado habita em mim... em mim não
habita bem nenhum... o mal que não quero, esse eu faço... a lei de Deus
guerreia contra mim... Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm
7.15, 17, 18, 19, 23, 24), e assim junto com o apostolo Paulo, damos “graças a Deus
por Jesus Cristo” (Rm 7.25) e junto com Jesus damos “graças a Deus
por ter revelado isso a nós, seus pequeninos” (Mt 11.25).
Para terminar, ouça novamente
as palavras de Jesus: “Venham comigo todos os que estão cansados e sobrecarregados que eu darei
alivio a vocês. Venham junto comigo e aprendam de mim, pois sou bondoso e
humilde no coração e vocês acharão descanso para a alma. Pois eu sou bom e a
minha carga é leve” (Mt 11.28-30). Amém!
ERT
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