segunda-feira, 20 de março de 2023

O perdão e o Temor!

 26 de março de 2023

Salmo 130; Ezequiel 37.1-14; Romanos 8.1-11; João 11.1-45

Texto: Salmo130

Tema: O perdão e o Temor!

 

O salmo130 é classificado como penitencial, ou seja, de arrependimento.

Das profundezas clamo a ti Senhor (v. 1).

Essas são palavras de alguém verdadeiramente arrependido e preocupado com a sua miséria pecaminosa.

Em muitos momentos nos encontramos em desgraça, e não aproveitamos para reconhecer verdadeiramente onde e como nos encontramos.

clamo a ti (v.1).

Este clamor só pode ser feito por um pecador que anseia pela graça de Deus. E para ansiar a graça de Deus, é necessário ver o abismo no qual nos encontramos.

Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas (v.2)

Saber e reconhecer que somente Deus pode ouvir as súplicas, o salmista pede a Deus. Ele sabe que nenhuma criatura humana pode atender aos seus pedidos e socorrê-lo, principalmente estando numa situação desesperadora.

Se observares, Senhor, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? (v.3).

Por um momento, o salmista olha para a ira de Deus. Diante da ira de Deus ninguém pode subsistir. É preciso, olhar para o juízo de Deus, pois só assim será possível reconhecer a nossa real situação: pecador perdido e condenado. Atemorizados, sem saber o que faremos para agradar a Deus, clamaremos ao nosso Deus por misericórdia.

Não olhamos para o juízo de Deus simplesmente para nos aterrorizar, mas, para vermos o quanto Deus em Jesus nos ama.

Mas contigo está o perdão, para que sejas temido (v.4).

Recordemos as palavras do profeta: “Quem, o Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Mq 7.18). Deus, sendo rico em perdoar, fazemos eco às palavras do apostolo Paulo: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

O Perdão está em Deus e oferecido gratuitamente a você por Jesus com sua morte e ressurreição.

para que sejas temido (v.4)

Observo as pessoas buscando agradar a Deus para receber algo em troca. É como se fosse uma troca de favores. Muitas vezes, quando um parente está acamado, é natural as pessoas exclamarem que o paciente não merece aquela situação, pois a mesma serviu a Deus fielmente, e não entendem o porquê Deus permitir passar por tamanho sofrimento.

Ouçamos novamente as palavras do salmista: para que sejas temido...

Se o objetivo de Deus é que o temamos, o primeiro passo é reconhecer a sua graça, o seu amor em Jesus e não olhar as nossas realizações. O profeta disse: “nossos atos de justiça não passam de trapos de imundície...” (Is 64.6) e o evangelista exclamou: “somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer” (Lc 17.10). Não podemos cobrar de Deus pelas nossas realizações, afinal, tudo o que realizamos é obra natural da fé (Tg 2.17). A fé sem obras é morta.

O ponto do salmo 130 é o convite para que olhemos nosso salvador como aquele que nos oferece e dá o perdão. Nossas supostas realizações não são méritos que nos garantem o amor de Deus. Na verdade, o amor de Deus é que nos conduz a realização. Amamos porque ele nos amou primeiro.

para que sejas temido”.

Antes do servir a Deus, Deus realiza uma obra graciosa em nossa vida. Dá o seu Perdão em Jesus Cristo. Se caímos nas profundezas do abismo, é para que saímos dessas profundezas pelo perdão. E saindo das profundezas pelo perdão, sirvamos a Deus com alegria. O salmista disse: “Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração” (Sl 119.32). Deus me dá alegria, e alegre, percorro no seu caminho. Sem a certeza de que Deus esquece os meus pecados, programa de ontem, não viverei na certeza de que meu caminhar é um caminhar na graça.

Os apóstolos foram enviados para pregar arrependimento. Com arrependimento vêm o perdão. Pelo perdão dos pecados soou justificado pela graça de Deus em Jesus. Justificado, passo a viver uma nova vida, uma vida santificada. Isso é o que o salmista está destacando ao dizer: “Contigo, porém, está o perdão, para que temam” (Sl 130.4).

A primeira parte do plano de Deus é o seu consolo - o perdão. Perdoado, Deus espera que o pecador percorra o caminho da santificação, ou seja, viva a vida de um filho perdoado de Deus. Não servimos a Deus para obter as bênçãos de Deus.

Vivemos dias em que muitos pregadores, muitas doutrinas ditas bíblicas, estão fazendo uma interpretação e ensino equivocado com respeito a santificação. A vida santificada passou a ser vivida como moeda de troca. Eu faço isso... e assim Deus me abençoou... As Palavras de Jesus: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15.5), mostram que as boas ações, agradáveis a Deus, só são realizadas quando provenientes da raiz do ramo. Os frutos (boas obras) provém do perdão. Sem o perdão não há frutos e se as pessoas vivem querendo pagar seus pecados, não viverão no perdão, pois sempre haverá algo para ser quitado. Lembre-se: contigo está o perdão para que sejas temido.

Muitas pessoas buscam agradar a Deus para receber a retribuição divina. Mas, quando a retribuição não vem, ou, demora vir, a pessoa estará a um passo da incredulidade.

Espiritualmente, o mundo está doente e precisa reconhecer sua doença: pecado. Jesus é o médico que veio curar com seu perdão e assim: contigo está o perdão para que sejas temido.

Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...