segunda-feira, 4 de julho de 2022

Servo e discípulo!

 

10 de julho

Quinto domingo após Pentecostes

Lecionário anual

Salmo 16; 1Reis 19.11-21; 1Coríntios 1.18-25; Lucas 5.1-11

Texto: Lc 5.1-11

Tema: Servo e discípulo! 


 A multidão que apertava Jesus tinha desejo por ouvir a Palavra de Deus. Outros da multidão buscavam um milagre, uma cura e alguns queriam levantá-lo como rei de Israel. Havia também fariseus, religiosos invejosos, buscando apenas um motivo para acusação de que era blasfemo contra a lei de Moisés.

A multidão era composta por pessoas com desejos e das mais variadas caraterísticas. E apertado pela multidão, Jesus sobe num dos dois barcos para poder ministrar a todos.

Pescadores estavam lavando suas redes, era necessário preparar-se para a próxima saída. Jesus subiu no barco de Simão Pedro, o barco do qual não havia saído nenhum peixe, pois nada apanharam naquela noite de pescaria.

Já imaginou estar em meio aquela multidão?

O maravilhoso é saber que ainda hoje ouvimos na pregação a Palavra de Deus, a Palavra de Jesus.

Mesmo sem saber quais palavras Jesus proferiu naquele dia para àquela multidão, após terminar de ensinar, Jesus solicita que Pedro e seus companheiros vão para um lugar mais profundo e joguem as redes para pescar (Lc 5.4).

Jesus propõe para que adentre mar adentro e lance as redes novamente (Lc 5.4). Jesus não era pescador, era carpinteiro de oficio. Talvez por não ser pescador que estava naquele momento propondo algo incomum para Pedro. Não era horário para pescar. Pedro, profissional no assunto diz para Jesus que só iria por causa da Palavra de Jesus (Lc 5.5). Pedro e tantos outros dominavam a arte da pescaria. Mas, um carpinteiro os ensina uma grande lição nessa arte da pesca.

Pedro diz que trabalhou a noite toda e nada havia pescado, não seria agora que iria mar adentro e pescaria qualquer peixe que fosse, mas, já que Jesus que o atingira com Palavras o moveu a adentrar mar adentro e lançar as redes. Pedro nos dá uma lição de humildade e obediência! Observe que Pedro escuta e obedece a um carpinteiro que ele vá lançar as redes no mesmo local onde a noite toda não havia pescado nenhum peixe. Pedro disse: “...já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer” (Lc 5.5).

Pedro demonstra uma caraterística de servo e discípulo.

Se durante a noite não pescou nenhum peixe, agora, pescou tantos peixes que nunca antes havia pescado numa só vez. Foi preciso pedir socorro (Lc 5.7).

Pedro viu além dos peixes. Ele sabia que estava diante de Deus. Lembre-se: quando Deus fala coisas novas acontecem, por isso, Ele quer sempre falar. É preciso assumir uma atitude de servo e discípulo e dar atenção a Palavra de Deus.

Diante de Deus, Pedro se curva e exclama: “Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador” (Lc 5.8). Pedro diz que não é digno estar diante da presença de Deus.

Nenhum pecador é digno de estar diante de Deus.

Pedro, um judeu, cresceu aprendendo que ninguém subsiste diante de Deus justamente por causa dos seus pecados. E agora, diante de Deus, esperava somente a morte. Seus pecados o atemorizavam e tinha Deus como àquele que apenas pune. O diabo, ardiloso como é aproveitou-se desse momento e fez Pedro desesperar-se. Ao que Jesus lhe disse: “Não tenha medo!...” (Lc 5.10).

A expressão “não tenha medo”, “não temais” é muito forte e impactante. Não temas é uma expressão que aparece na Bíblia de Jerusalém 47 vezes; na Revista e Corrigida, 84 vezes e na Revista e Atualizada, 92 vezes.

Ao dizer não tenha medo - Jesus estava se apresentando a Pedro assim como Deus é, ou seja, um Deus misericordioso. Tanto que o envia para pescar gente.

Pedro se mostra um humilde pecador que, reconhece que diante de Deus pode ser consumido (Dt 4.24; Hb 12.29). Como judeu, tudo o que Pedro esperava era ser repreendido por Jesus, mas, para sua surpresa, Pedro encontrou em Jesus as palavras do profeta Jeremias: “o amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor” (Lm 3.22-23). Por sua bondade e misericórdia, Jesus não repreendeu Pedro, ao contrário: o chamou para pescar gente (Lc 5.10).

Conseguimos ver os milagres do dia-a-dia e reconhecer a presença de Deus em nossa vida? E o nosso chamado? Continuamos seguindo a Cristo? Ou será que outros mares nos impedem de segui-lo?

Diante de Deus a lógica não prevalece! Deus é Deus!

O milagre de pesca maravilhosa foi vivenciado por Pedro, Tiago e João. Pescadores experientes que pela lógica jamais teriam ido pescar naquele horário. Era momento de limpar as redes e não de ir para pesca.

A obra de Deus em Jesus vai contra a lógica humana. É ilógico estarmos aqui no culto. Estar aqui é um grande milagre! Seguir Jesus é um grande milagre! Pedro, Tiago e João, arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus (Lc 5.11). Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...