terça-feira, 14 de dezembro de 2021

E ele trará a paz! (Mq 5.5)

 19 de dezembro de 2021

Salmo 80.1-7; Miquéias 5.2-5; Hebreus 10.5-10; Lucas 1.39-45

Texto: Miquéias 5.5

Tema: E ele trará a paz! (Mq 5.5)

 

Disse o profeta: E ele trará a paz! (Mq 5.5).

Essa paz não tem nada haver com a paz almejada pelo ser humano. A paz da guerra, da violência, das lutas. A paz anunciada pelo profeta não é ideológica conquistada por meios que geram outras guerras, lutas e desastres.

A paz almejada pelo mundo é aquela em que concentra o poder numa só pessoa. A paz humana é aquela realizada pela dominação de um só país. A paz humana é imposta pelo poder das armas.

O apostolo Paulo na carta aos Tessalonicenses destacou o engano dessa paz humana. “Quando as pessoas disserem: Estamos em paz e segurança, então de repente a ruína cairá sobre elas, como dores de parto para a mulher grávida, e não poderão escapar. Mas vocês, irmãos, não vivam em trevas, de tal modo que esse dia possa surpreendê-los como um ladrão. Porque todos vocês são filhos da luz e filhos do dia. Portanto, não fiquemos dormindo como os outros. Estejamos acordados e sóbrios” (1Ts 5.3-6).

O apostolo Paulo enfatizou a paz humana como trevas enganadoras e dominadoras da paz da alma. Um exemplo que posso citar é do nosso município. Quando não havia segurança, vivíamos tensos, sempre preparados e atentos. Agora, com vasto policiamento, descuidamos um pouco. Nesse sentido, a crítica do apostolo Paulo é que a segurança das armas não possa deixá-los com sentimento de segurança a ponto de ignorar a segurança da alma. Cuidado com a falsa paz e segurança!

Os evangelhos proclamam Jesus como alguém que promove a paz. Ele trouxe a paz! A paz de Jesus não está fundamentada nas ameaças das armas ou de quem detém o poder. A paz de Cristo é a paz com Deus.

O profeta Miquéias anunciou a respeito daquele que nasceria e nasceu em Belém-Efrata: E ele trará a paz...” (Mq 5.5a).

Que paz é essa? Quão maravilhosa é essa paz!

Para sabermos qual é essa paz e quão maravilhosa é essa paz precisamos observar um mero detalhe do texto do profeta Miquéias. “O Senhor Deus diz: - Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair àquele que será o rei de Israel...” (Mq 5.1a).

Belém significa “casa do pão”. Efrata significa “lugar frutífero”.

As palavras do profeta anunciadas da parte de Deus é que Judá produziria o pão necessário para alimentar toda a humanidade. Anos após a profecia Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6.35).

Deus veio ao nosso encontro para nos oferecer o pão da vida, o fruto de Belém, para nos dar paz com Deus. Essa paz, nenhuma violência, nenhuma guerra, nenhuma situação por mais desastrosa que seja, pode tirar. Disse Jesus: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo” (Jo 14.27). 

"E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus" (Fp 4.7). Amém

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...