terça-feira, 22 de setembro de 2020

“...a vida de todas as pessoas pertence a mim...” (Ez 18.4)

 27 de setembro de 2020

Sl 25.1-10; Ez 18.1-4,25-32; Fp 2.1-4,14-18; Mt 21.23-27

Texto: Ezequiel 18,1-4, 25-32

Tema: ...a vida de todas as pessoas pertence a mim...” (Ez 18.4)

 

Há um grande perigo rondando nossos lares. Esse perigo se chama constelação familiar. As pessoas tentam explicar sua vida presente a luz dos traumas sofridos nas gerações anteriores da família. É como se fosse uma sina familiar. Filmes e séries trazem esse ensejo no seu arranjo e acabam influenciando toda a uma geração que acaba perdendo o senso de responsabilidade pessoal e olham para a responsabilidade coletiva.

As pessoas vivem o presente buscando quebrar alguma maldição do passado. Parece que somos herdeiros de uma maldição que nos acompanha e essa precisa ser anulada. Esse conceito é utilizado pelo movimento batalha espiritual.

Muitos defendem esse princípio a partir da leitura de Êxodo 20.5. Ao dar os mandamentos, Deus destacou que visitará a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que o aborrecem. O que Deus está ensinando com essas palavras? Que cada qual têm sua responsabilidade diante de Deus. E, se porventura os filhos persistirem nos pecados dos pais, serão punidos, mas, se deixarem os pecados dos pais, serão restaurados e viverão. Esse é o convite de Deus pela boca do profeta Ezequiel.

Assim como atualmente, o povo compreendia equivocadamente Êxodo 20.5 e se diziam injustamente punidos devido aos pecados que os pais haviam cometido. Era melhor para eles culparem seus pais do que arrependerem-se dos seus pecados. Nesse sentido, Deus mesmo explica Êxodo 20.5 em Ezequiel 18.14-19.

A responsabilidade foi e continua sendo transferida para outro. De quem é a culpa por essa situação? Destino? Azar? Próximo? Deus?

Ambrose Bierce cinicamente definiu responsabilidade como um fardo móvel transferido com facilidade para os ombros de Deus, do Destino, da Sorte ou do próximo.

Responsabilidade e Prestação de contas são os temas dos capítulos 18 a 21 de Ezequiel.

O ser humano, quando afastado da Palavra de Deus, busca resposta para seus problemas e dificuldades na constelação familiar, na quebra de maldições, na batalha espiritual e se esquece que Deus deseja sua conversão e seu arrependimento.

A única maldição que nos acompanha desde Adão e Eva é o pecado. E, cada qual é responsável pelos seus pecados e por eles prestará contas diante de Deus. Graças ao amor do Pai, temos o advogado Jesus (1Jo2.1).

Todo cristão convertido e arrependido já rompeu com o passado e não é punido pelos pecados dos pais. Eles, assim como eu, são responsáveis por si diante de Deus.

Pelo profeta, Deus disse: “...a vida de todas as pessoas pertence a mim...” (Ez 18.4). Isso significa duas coisas. Primeiro: cada qual é responsável e prestará contas de si mesmo diante de Deus. Segundo: nossa vida não pertence a mim mesmo, mas a Deus. Por pertencer a Deus, Ele nos convida dia após dia ao arrependimento e a conversão. O arrependimento e a conversão dá a vida verdadeira.

A filosofia prática da vida é minha e eu faço com ela o que quero não têm permitido as pessoas viverem. Pois, ao surgir uma situação difícil, a minha que é minha, vivida por mim, está complicada por culpa de outro. Assim, rapidamente busca-se resposta numa possível maldição familiar, e ignoram o convite de Deus ao arrependimento.

A vida não é nossa propriedade, apenas usufruímos dela. A visa é propriedade de Deus, que soprou o fôlego da vida e pagou em seu Filho Jesus um alto preço pela mesma. E é o proprietário que não quer que ninguém morra (Ez 18.32) eternamente. Ao contrário, deseja que todos vivam.

O apostolo Paulo escreveu que Jesus Cristo, o Filho de Deus, na cruz, anulou qualquer efeito e maldição da lei sobre nós (Cl 2.13-15; Gl 3.13). Dessa forma, por mais malditos que sejamos de acordo com a lei de Deus, por mais que a lei de Deus acuse e aterrorize nossa consciência, o objetivo é fazer com que paremos de pecar e vivamos a verdadeira vida dada por Deus (Jo 10.10; 10.28).

Nos seus pecados, que dificultam ainda mais viver a vida, pessoas buscam respostas nesse mundo que jaz no maligno (1Jo 5.19), e deixa de buscar a Deus em arrependimento e viver.

Deus disse e não volta atrás na sua Palavra: “...a vida de todas as pessoas pertence a mim...” (Ez 18.4). Assim, mesmo sendo irresponsável e caindo em pecado, sua prestação de contas diante de Deus é anulada em Cristo Jesus. Sendo que a vida pertencer a Deus, ainda hoje convida ao arrependimento e a conversão. Tudo o que Deus fez e faz é para que você viva. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...