terça-feira, 14 de julho de 2020

Vivendo na expectativa eterna!


Salmo 119.57-64; Isaías 44.6-8; Romanos 8.18-27; Mateus 13.24-30,36-43
Texto: Romanos 8.18-27
Tema: Vivendo na expectativa eterna!

Expectativa!
Quais são as nossas expectativas nesse momento?
Todas as pessoas vivem dias de expectativa. Resultado de um exame; proposta de emprego; vacina para o COVID-19;
O apostolo Paulo escreve sobre uma outra expectativa! Uma expectativa mundial: Rm 8.19
A frase ardente expectativa aparece apenas aqui em Rm 8.19 e em Fp 1.20 e significa vigilância com a cabeça esticada. É esperar com suspense.
O apostolo escreveu a realidade do ser humano: pecador (Rm 7). Como pecador sente a angústia do sofrimento e da dor, decorrentes de si e da própria natureza.
O apostolo que, ante a lei de Deus, exclamou: como sou infeliz! Quem me livrará desse corpo que me leva para a morte? (Rm 7.24), certo do amor de Deus em Jesus que recebeu como presente do Espírito Santo, aguarda com expectativa a restauração de toda humanidade caída.
Ao terminar toda a criação Deus disse: “E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom ...” (Gn 1.31). Tudo ao contrário do que temos e vemos hoje. Nós não conseguimos sequer imaginar como era esse muito bom da criação de Deus, e isso, nos faz aguardar com mais expectativa ainda.
Nós que nascemos na realidade do pecado só vemos o sofrimento (v.18); a destruição (v.21); as fraquezas (v.26); e assim por diante.
O sofrimento, a destruição, a violência, as fraquezas humanas, nos tiram qualquer expectativa do aqui e do agora. Pais já não têm expectativa quanto o futuro do seus filhos. Casais perderam a expectativa em seus casamentos. Profissionais perderam a expectativa quanto ao futuro no trabalho.
O pecado, suas consequências, fez e faz as pessoas perder qualquer expectativa. Parece que tudo vai de mal a pior e não há perspectiva de melhora.
O ser humano já não vive mais na expectativa. A vida tornou-se uma vida miojo: rápido e instantâneo.
Os últimos 150 anos foram anos de rápida transformação. De um dia para o outro, ocorrem grandes transformações. Nos últimos anos, avós, e o pais tiveram que enfrentar rápidas transformações e se adaptar a elas instantaneamente. Há estudos que comprovam que a cada dois anos é preciso rever nossas posições e estilo de vida. E a decorrência disso é a depressão decorrente de distúrbios emocionais.
Minha expectativa de vida hoje, já será a mesma amanhã.
Quando olhamos para essa perspectiva, parece não haver expectativa. Mas, observemos melhor as palavras de Paulo. Por mais que convivamos com o sofrimento, violência, destruição, fraquezas humanas, o apostolo destaca que nada é comparado a glória eterna; redenção dos filhos de Deus (v.23). A expectativa cristã não está no aqui e agora. Vivemos na expectativa eterna. O apostolo cita o exemplo de uma mulher prestes a dar à luz. Por mais que tenha dores, nada supera a alegria de segurar o bebê no colo.
Por mais que o pecado tenha trazido consequências desastrosas, Deus, fez e têm promessas maravilhosas: libertação e redenção.
Nunca me atentei a um fato que me despertou atenção essa semana. Após a queda em pecado (Gn 3), Deus fez a promessa (Gn 3.15) e depois indicou as terríveis consequências da queda (Gn 3.16-19). Ou seja, Deus, no Éden mostrou que mesmo ante as terríveis consequências do pecado: dor, sofrimento, violência, tristezas, é preciso lembrar-se da promessa de volta ao lar eterno e majestoso.
E é justamente isso que o apostolo Paulo escreveu aos Romanos (Rm 8.18-27). Nada nessa realidade pecaminosa é idêntico a realidade gloriosa e eterna.
A vida cristã é cheia de expectativa! Mas, não é expectativa no aqui e agora. Vivemos na expectativa do eterno e do tudo é muito bom.
Será que as pessoas ainda vivem nessa expectativa? O mundo parece ter outras expectativas e a maior de todas nesse momento é uma vacina para o COVID-19, para que a vida volte ao normal!
Vida normal! Bem, só há uma. E essa será vivida assim que o mundo for restaurado por ocasião da volta de Cristo e essa é a nossa grande expectativa.
Outro dia, assisti um programa onde mostraram um vídeo do pouso de uma avião em meio a uma densa neblina. A única coisa que os pilotos tinham eram os sinais do painel do avião. E ouvindo todas as recomendações desse painel e seguindo corretamente as orientações, pousaram em segurança.
Nossa vida aqui e agora é muito similar a esse avião pousando em densa neblina. É preciso ver o painel e ouvir suas orientações:
- tudo o que sofremos durante a nossa vida não poder ser comparada, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro; (Você têm um futuro).
- Deus revelará o que os seus filhos realmente são; (somos filhos de Deus)
- Existe esperança para toda criação;
- Estaremos livres de toda a dor e sofrimento; (as lágrimas dos nossos olhos serão enxugadas).
- Logo, logo isso terminará; (são apenas dores departo).
- Temos o Espírito Santo como primeiro presente de Deus e por isso esperamos;
- A pista de pouso já está logo ali, e daqui a pouco pousaremos em segurança;
- O Espírito Santo nos ajuda nas nossas fraquezas e dúvidas;
Amém!
ERT
Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...